O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesi, Sueli Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Elias, Vanda Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37354
Resumo: O artigo apresenta uma abordagem teóricometodológica para o Descritivo com vistas ao ensino da leitura e da escrita. Tomando por base estudos desenvolvidos em dois momentos da Linguística Textual, o das Tipologias de Texto e o das Teorias do Texto, são discutidas a superestrutura do descritivo e o processo de referenciação para a análise do Descritivo. Como implicação para o ensino, o estudo corrobora a importância de se trabalhar em sala de aula a leitura e a escrita do Descritivo em gêneros textuais diversos e não apenas como Descrição, de modo a destacar a caracterização do Descritivo, no interior de diferentes gêneros, quanto ao modo de constituição e funcionalidade.
id USP-36_b13a903440f4a5f75072cf70e48c5d92
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37354
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escritaO artigo apresenta uma abordagem teóricometodológica para o Descritivo com vistas ao ensino da leitura e da escrita. Tomando por base estudos desenvolvidos em dois momentos da Linguística Textual, o das Tipologias de Texto e o das Teorias do Texto, são discutidas a superestrutura do descritivo e o processo de referenciação para a análise do Descritivo. Como implicação para o ensino, o estudo corrobora a importância de se trabalhar em sala de aula a leitura e a escrita do Descritivo em gêneros textuais diversos e não apenas como Descrição, de modo a destacar a caracterização do Descritivo, no interior de diferentes gêneros, quanto ao modo de constituição e funcionalidade.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3735410.11606/issn.2236-4242.v24i2p13-27Linha D'Água; v. 24 n. 2 (2011): Texto e Cultura; 13-272236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37354/40074Copyright (c) 2011 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarquesi, Sueli CristinaElias, Vanda Maria da Silva2022-03-25T13:48:02Zoai:revistas.usp.br:article/37354Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:39.712180Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
title O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
spellingShingle O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
Marquesi, Sueli Cristina
title_short O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
title_full O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
title_fullStr O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
title_full_unstemmed O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
title_sort O Descritivo em diferentes gêneros textuais: perspectivas para o ensino da leitura e da escrita
author Marquesi, Sueli Cristina
author_facet Marquesi, Sueli Cristina
Elias, Vanda Maria da Silva
author_role author
author2 Elias, Vanda Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
Elias, Vanda Maria da Silva
description O artigo apresenta uma abordagem teóricometodológica para o Descritivo com vistas ao ensino da leitura e da escrita. Tomando por base estudos desenvolvidos em dois momentos da Linguística Textual, o das Tipologias de Texto e o das Teorias do Texto, são discutidas a superestrutura do descritivo e o processo de referenciação para a análise do Descritivo. Como implicação para o ensino, o estudo corrobora a importância de se trabalhar em sala de aula a leitura e a escrita do Descritivo em gêneros textuais diversos e não apenas como Descrição, de modo a destacar a caracterização do Descritivo, no interior de diferentes gêneros, quanto ao modo de constituição e funcionalidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37354
10.11606/issn.2236-4242.v24i2p13-27
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37354
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v24i2p13-27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37354/40074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 24 n. 2 (2011): Texto e Cultura; 13-27
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893502959616