Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Neide Luzia de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37336
Resumo: Este artigo busca discutir aspectos relacionados a atividades de escrita do curso de Licenciatura, especificamente da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), na Faculdade de Educação da USP. Procura distinguir peculiaridades dos textos solicitados aos alunos no curso de Letras e no curso de Licenciatura. Neste ƒúltimo, sobretudo quando são textos decorrentes de atividades de estágio e de projeção da prática escolar do futuro professor de português. Os Relatórios de Estágio, os Diários de Campo e os Projetos para a Sala de Aula são abordados na disciplina de MELP a partir de suas características discursivas, tendo em vista a dupla dimensão que apresentam: a de prática social e de prática escolar. Assim, o modo de ser desses gêneros é‡repensado àˆluz das necessidades de aprendizagem de texto e de escrita, numa perspectiva metalinguística inerente aos textos acadêmicos – especialmente no curso de Letras, que forma especialistas em Língua Portuguesa –, mas são também, na Licenciatura, instrumentos da formação do profissional, no caso, formação do futuro professor de Português. Desse modo, o conhecimento acumulado ‡ confrontado com a vivência empírica, com uma situação específica observada e/ou vivenciada na escola, ou ainda com uma projeção dessa experiência mediante a escrita.
id USP-36_bed5c59f877c3de805b91504ae8d9b2f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37336
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da ExperiênciaEste artigo busca discutir aspectos relacionados a atividades de escrita do curso de Licenciatura, especificamente da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), na Faculdade de Educação da USP. Procura distinguir peculiaridades dos textos solicitados aos alunos no curso de Letras e no curso de Licenciatura. Neste ƒúltimo, sobretudo quando são textos decorrentes de atividades de estágio e de projeção da prática escolar do futuro professor de português. Os Relatórios de Estágio, os Diários de Campo e os Projetos para a Sala de Aula são abordados na disciplina de MELP a partir de suas características discursivas, tendo em vista a dupla dimensão que apresentam: a de prática social e de prática escolar. Assim, o modo de ser desses gêneros é‡repensado àˆluz das necessidades de aprendizagem de texto e de escrita, numa perspectiva metalinguística inerente aos textos acadêmicos – especialmente no curso de Letras, que forma especialistas em Língua Portuguesa –, mas são também, na Licenciatura, instrumentos da formação do profissional, no caso, formação do futuro professor de Português. Desse modo, o conhecimento acumulado ‡ confrontado com a vivência empírica, com uma situação específica observada e/ou vivenciada na escola, ou ainda com uma projeção dessa experiência mediante a escrita.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3733610.11606/issn.2236-4242.v0i23p57-74Linha D'Água; n. 23 (2010); 57-742236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37336/40056Copyright (c) 2010 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Neide Luzia de2020-06-25T03:57:31Zoai:revistas.usp.br:article/37336Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:38.806808Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
title Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
spellingShingle Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
Rezende, Neide Luzia de
title_short Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
title_full Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
title_fullStr Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
title_full_unstemmed Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
title_sort Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência
author Rezende, Neide Luzia de
author_facet Rezende, Neide Luzia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Neide Luzia de
description Este artigo busca discutir aspectos relacionados a atividades de escrita do curso de Licenciatura, especificamente da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), na Faculdade de Educação da USP. Procura distinguir peculiaridades dos textos solicitados aos alunos no curso de Letras e no curso de Licenciatura. Neste ƒúltimo, sobretudo quando são textos decorrentes de atividades de estágio e de projeção da prática escolar do futuro professor de português. Os Relatórios de Estágio, os Diários de Campo e os Projetos para a Sala de Aula são abordados na disciplina de MELP a partir de suas características discursivas, tendo em vista a dupla dimensão que apresentam: a de prática social e de prática escolar. Assim, o modo de ser desses gêneros é‡repensado àˆluz das necessidades de aprendizagem de texto e de escrita, numa perspectiva metalinguística inerente aos textos acadêmicos – especialmente no curso de Letras, que forma especialistas em Língua Portuguesa –, mas são também, na Licenciatura, instrumentos da formação do profissional, no caso, formação do futuro professor de Português. Desse modo, o conhecimento acumulado ‡ confrontado com a vivência empírica, com uma situação específica observada e/ou vivenciada na escola, ou ainda com uma projeção dessa experiência mediante a escrita.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37336
10.11606/issn.2236-4242.v0i23p57-74
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37336
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i23p57-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37336/40056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 23 (2010); 57-74
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893216698368