Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Drisana de Moraes Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020.
id USP-36_d2e1bb4373cf89958801be2278eab87a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185180
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação Literary education and distance learning: a research report for an under-guidance community of readersLiteraturaEnsino médioEnsino remotoFormação de leitoresPráticas pedagógicasLiteratureHigh schoolDistance educationReader developmentPedagogical practicesEste artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020.This paper aims to describe and analyze two teaching practices concerning High School remote classes of Literature at Vargem Grande do Sul’s Technical School. In order to systematize reflections and theories regarding the practice of teaching, we drew on the works of Rilson Cosson, Cecilia Bajour, and Silvia Castrillón concerning the debate on reading and literature rights and the experiences of literary listening. In conclusion, we offer some evidence that teaching initiatives may have disrupted students’ perceptions related to school management and the adaptation of the state educational system to remote education in 2020.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18518010.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 157-1792236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/180644https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/182449Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daniel dosSantos, Drisana de Moraes Oliveira2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185180Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.670914Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
Literary education and distance learning: a research report for an under-guidance community of readers
title Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
spellingShingle Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
Santos, Daniel dos
Literatura
Ensino médio
Ensino remoto
Formação de leitores
Práticas pedagógicas
Literature
High school
Distance education
Reader development
Pedagogical practices
title_short Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
title_full Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
title_fullStr Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
title_full_unstemmed Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
title_sort Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
author Santos, Daniel dos
author_facet Santos, Daniel dos
Santos, Drisana de Moraes Oliveira
author_role author
author2 Santos, Drisana de Moraes Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel dos
Santos, Drisana de Moraes Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Ensino médio
Ensino remoto
Formação de leitores
Práticas pedagógicas
Literature
High school
Distance education
Reader development
Pedagogical practices
topic Literatura
Ensino médio
Ensino remoto
Formação de leitores
Práticas pedagógicas
Literature
High school
Distance education
Reader development
Pedagogical practices
description Este artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/180644
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/182449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 157-179
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894812631040