Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020. |
id |
USP-36_d2e1bb4373cf89958801be2278eab87a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185180 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação Literary education and distance learning: a research report for an under-guidance community of readersLiteraturaEnsino médioEnsino remotoFormação de leitoresPráticas pedagógicasLiteratureHigh schoolDistance educationReader developmentPedagogical practicesEste artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020.This paper aims to describe and analyze two teaching practices concerning High School remote classes of Literature at Vargem Grande do Sul’s Technical School. In order to systematize reflections and theories regarding the practice of teaching, we drew on the works of Rilson Cosson, Cecilia Bajour, and Silvia Castrillón concerning the debate on reading and literature rights and the experiences of literary listening. In conclusion, we offer some evidence that teaching initiatives may have disrupted students’ perceptions related to school management and the adaptation of the state educational system to remote education in 2020.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18518010.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 157-1792236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/180644https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/182449Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daniel dosSantos, Drisana de Moraes Oliveira2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185180Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.670914Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação Literary education and distance learning: a research report for an under-guidance community of readers |
title |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação |
spellingShingle |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação Santos, Daniel dos Literatura Ensino médio Ensino remoto Formação de leitores Práticas pedagógicas Literature High school Distance education Reader development Pedagogical practices |
title_short |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação |
title_full |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação |
title_fullStr |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação |
title_full_unstemmed |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação |
title_sort |
Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação |
author |
Santos, Daniel dos |
author_facet |
Santos, Daniel dos Santos, Drisana de Moraes Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Drisana de Moraes Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniel dos Santos, Drisana de Moraes Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Ensino médio Ensino remoto Formação de leitores Práticas pedagógicas Literature High school Distance education Reader development Pedagogical practices |
topic |
Literatura Ensino médio Ensino remoto Formação de leitores Práticas pedagógicas Literature High school Distance education Reader development Pedagogical practices |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/180644 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180/182449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 157-179 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894812631040 |