Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sperrhake, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221
Resumo: O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comum em muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.
id USP-36_fd18b11a18bbe2531ad3232f30b56235
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185221
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literáriaChildren's literary text: reading comprehension and literary languageChildren's literatureReadingInteractionTeachingElementary schoolLiteratura infantilLerInteraçãoEnsinoAnos iniciais do Ensino FundamentalO artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comum em muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.This article aims to reflect upon how children’s literature, as text, is characterized based on its reading and the readers whose development is mediated by this text. This proposal stems from a perception that although reading practices of these texts are common in the classroom, what motivates this practice is not the literary language in itself, but the development of linguistic conscience through the language structures identified in the text. The arguments herein presented intend to characterize children’s literature through the concept of literary language and to defend the need for qualified mediation, both to expand the reader’s literary repertoire and to promote the development of autonomous readers who are able to read, understand, and build meaningful interactions with the literary language, which, in turn, will enable the presence of this practice in their reading experience.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18522110.11606/issn.2236-4242.v35i1p21-38Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 21-382236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221/180639https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221/182958Copyright (c) 2022 Marília Forgearini Nunes, Renata Sperrhakehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Marília ForgeariniSperrhake, Renata2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185221Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.808821Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
Children's literary text: reading comprehension and literary language
title Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
spellingShingle Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
Nunes, Marília Forgearini
Children's literature
Reading
Interaction
Teaching
Elementary school
Literatura infantil
Ler
Interação
Ensino
Anos iniciais do Ensino Fundamental
title_short Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_full Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_fullStr Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_full_unstemmed Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
title_sort Texto literário infantil: a compreensão da leitura e da linguagem literária
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
Sperrhake, Renata
author_role author
author2 Sperrhake, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Children's literature
Reading
Interaction
Teaching
Elementary school
Literatura infantil
Ler
Interação
Ensino
Anos iniciais do Ensino Fundamental
topic Children's literature
Reading
Interaction
Teaching
Elementary school
Literatura infantil
Ler
Interação
Ensino
Anos iniciais do Ensino Fundamental
description O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de que, embora a prática de leitura do texto literário seja algo comum em muitas salas de aula, o que motiva essa leitura não é o encontro com a linguagem literária, mas o desenvolvimento de consciências linguísticas com base nas estruturas da língua identificadas no texto. Os argumentos apresentados buscam caracterizar a literatura infantil partindo do conceito de linguagem literária e defender a necessidade de uma mediação qualificada, tanto para expandir o repertório literário quanto para possibilitar a formação de um leitor que, com autonomia, seja capaz de ler, compreender e construir sentidos em interação com a linguagem literária, tornando essa prática presente em sua vida leitora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p21-38
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p21-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221/180639
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221/182958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marília Forgearini Nunes, Renata Sperrhake
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marília Forgearini Nunes, Renata Sperrhake
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 21-38
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892133519360