Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Jéssica David
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Domingues, Aline Natalia, Tibes, Chris Mayara, Zem-Mascarenhas, Silvia Helena, Fonseca, Luciana Mara Monti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472
Resumo: Objetivo: identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Método: realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaramse os descritores “videogames” e “obesity” e a palavra-chave “serious games”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo. Resultados: 2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil. Conclusão: acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.
id USP-38_04c179ebde94e472b87bd7533422fb59
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/156472
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literaturaSerious games como estrategia educativa para control de la obesidad infantil: revisión sistemática de la literaturaSerious games as an educational strategy to control childhood obesity: a systematic literature reviewChildChild HealthPediatric ObesityVideo GamesHealth PromotionHealth EducationNiñoSalud del NiñoObesidad PediátricaJuegos de VideoPromoción de la SaludEducación en SaludCriançaSaúde da CriançaObesidade PediátricaJogos de VídeoPromoção da SaúdeEducação em SaúdeObjetivo: identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Método: realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaramse os descritores “videogames” e “obesity” e a palavra-chave “serious games”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo. Resultados: 2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil. Conclusão: acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.Objetivo: identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Método: realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaramse os descritores “videogames” e “obesity” e a palavra-chave “serious games”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo. Resultados: 2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil. Conclusão: acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.Objectives: to identify in the literature the efficacy of serious games to improve knowledge for and/or behavioral changes among overweight or obese children. Method: Systematic Literature Review. The Cochrane Systematic Reviews Handbook was used. The studies were collected from the following databases: Public Medline; Web Of Science; Science Direct; Latin American and Caribbean Health Sciences Literature; and the Health Game Research and Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. The descriptors were video games and obesity, while the key word was serious games. Inclusion criteria were: studies classified as Randomized Clinical Trials written in English, Spanish or Portuguese and in which children were the subjects of the study. Results: 2,722 studies were identified in the initial search and six studies remained in the final sample. The papers focused on encouraging behavioral changes in players, including physical exercise and improved eating habits. The studies report that serious games are a potential strategy to encourage positive coping with childhood obesity. Conclusion: research in this field is an expanding and promising strategy and serious games represent an alternative means to provide health education to children.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/15647210.1590/1518-8345.2509.3036Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e3036Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3036Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e30361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspaporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472/151968https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472/151969https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472/151970Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Jéssica DavidDomingues, Aline NataliaTibes, Chris MayaraZem-Mascarenhas, Silvia HelenaFonseca, Luciana Mara Monti2019-04-04T15:06:04Zoai:revistas.usp.br:article/156472Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2019-04-04T15:06:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
Serious games como estrategia educativa para control de la obesidad infantil: revisión sistemática de la literatura
Serious games as an educational strategy to control childhood obesity: a systematic literature review
title Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
spellingShingle Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
Dias, Jéssica David
Child
Child Health
Pediatric Obesity
Video Games
Health Promotion
Health Education
Niño
Salud del Niño
Obesidad Pediátrica
Juegos de Video
Promoción de la Salud
Educación en Salud
Criança
Saúde da Criança
Obesidade Pediátrica
Jogos de Vídeo
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
title_short Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
title_full Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
title_fullStr Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
title_sort Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura
author Dias, Jéssica David
author_facet Dias, Jéssica David
Domingues, Aline Natalia
Tibes, Chris Mayara
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Fonseca, Luciana Mara Monti
author_role author
author2 Domingues, Aline Natalia
Tibes, Chris Mayara
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Fonseca, Luciana Mara Monti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Jéssica David
Domingues, Aline Natalia
Tibes, Chris Mayara
Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
Fonseca, Luciana Mara Monti
dc.subject.por.fl_str_mv Child
Child Health
Pediatric Obesity
Video Games
Health Promotion
Health Education
Niño
Salud del Niño
Obesidad Pediátrica
Juegos de Video
Promoción de la Salud
Educación en Salud
Criança
Saúde da Criança
Obesidade Pediátrica
Jogos de Vídeo
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
topic Child
Child Health
Pediatric Obesity
Video Games
Health Promotion
Health Education
Niño
Salud del Niño
Obesidad Pediátrica
Juegos de Video
Promoción de la Salud
Educación en Salud
Criança
Saúde da Criança
Obesidade Pediátrica
Jogos de Vídeo
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
description Objetivo: identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Método: realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaramse os descritores “videogames” e “obesity” e a palavra-chave “serious games”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo. Resultados: 2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil. Conclusão: acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472
10.1590/1518-8345.2509.3036
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2509.3036
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
por
language eng
spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472/151968
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472/151969
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/156472/151970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 26 (2018); e3036
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3036
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 26 (2018); e3036
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222854162153472