Contribuição de um módulo instrucional para avaliação de linfonodos: um experimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fulquini, Francine Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zamarioli, Cristina Maria, Gadioli, Bárbara, Kusumota, Luciana, Gimenes, Fernanda Raphael Escobar, Carvalho, Emília Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184944
Resumo: Objetivo: avaliar a contribuição de um módulo instrucional para a identificação do número e das características de linfonodos por estudantes de graduação em enfermagem. Método: estudo experimental, aleatorizado, controlado e mascarado utilizando para intervenção um módulo instrucional. Os 68 estudantes que compuseram o grupo controle ou o grupo experimento realizaram nas fases inicial e final a palpação dos linfonodos em protótipo, seguindo-se o registro livre das características e número dessas estruturas. Ao grupo experimento foi aplicado, entre as fases, o módulo instrucional (protótipo de palpação e um instrumento-guia de registro). Para análise empregou-se estatística descritiva e regressão linear mista. Resultados: o grupo experimento apresentou maior acerto (p<0,05) na avaliação do tamanho, consistência, mobilidade e coalescência dos linfonodos na fase final quando comparado ao controle; ainda, apresentou mais chances de avaliar corretamente a consistência (OR 45,26; IC 95% 7,74 - 264,54; p<0,0001), mobilidade (OR 55,95; IC 95% 12,45 - 251,60; p<0,0001) e tamanho (OR 25,64; IC 95% 3,92 - 160,62; p=0,0002) dos linfonodos. Conclusão: os resultados reforçam a contribuição do módulo instrucional para o aumento do conhecimento de estudantes de enfermagem sobre a avaliação de linfonodos.
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Os 68 estudantes que compuseram o grupo controle ou o grupo experimento realizaram nas fases inicial e final a palpação dos linfonodos em protótipo, seguindo-se o registro livre das características e número dessas estruturas. Ao grupo experimento foi aplicado, entre as fases, o módulo instrucional (protótipo de palpação e um instrumento-guia de registro). Para análise empregou-se estatística descritiva e regressão linear mista. Resultados: o grupo experimento apresentou maior acerto (p<0,05) na avaliação do tamanho, consistência, mobilidade e coalescência dos linfonodos na fase final quando comparado ao controle; ainda, apresentou mais chances de avaliar corretamente a consistência (OR 45,26; IC 95% 7,74 - 264,54; p<0,0001), mobilidade (OR 55,95; IC 95% 12,45 - 251,60; p<0,0001) e tamanho (OR 25,64; IC 95% 3,92 - 160,62; p=0,0002) dos linfonodos. Conclusão: os resultados reforçam a contribuição do módulo instrucional para o aumento do conhecimento de estudantes de enfermagem sobre a avaliação de linfonodos.Objetivo: evaluar la contribución de un módulo instruccional a la identificación del número y características de ganglios linfáticos por estudiantes de pregrado de enfermería. Método: estudio experimental, aleatorizado, controlado y enmascarado mediante intervención de un módulo instruccional. Los 68 estudiantes que integraron el grupo control o el grupo experimental realizaron en las fases inicial y final la palpación de los ganglios linfáticos en prototipo, tras el registro libre de las características y número de estas estructuras. El módulo instruccional (prototipo de palpación y un instrumento-guía de registro) se aplicó al grupo de Experimental. Para el análisis, se utilizó estadística descriptiva y regresión lineal mixta. Resultados: el grupo Experimental mostró mayor acierto (p<0,05) en la evaluación del tamaño, consistencia, movilidad y coalescencia de los ganglios linfáticos en la fase final en comparación con el control; aun así, presentó más probabilidad de evaluar correctamente la consistencia (OR 45,26; IC del 95% 7,74 - 264,54; p<0,0001), la movilidad (OR 55,95; IC del 95% 12,45 - 251, 60; p<0,0001) y tamaño (OR 25,64; IC 95% 3,92 - 160,62; p=0,0002) de los ganglios linfáticos. Conclusión: los resultados refuerzan el aporte del módulo instruccional para el incremento del conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre la evaluación de ganglios linfáticos.Objective: to evaluate the contribution of an instructional module identifying the number and characteristics of lymph nodes by undergraduate nursing students. Method: an experimental, randomized, controlled and masked study using an instructional module for intervention. The 68 students who made up the control group or the experimental group performed the prototype lymph node palpation in the initial and final phases, following the free registration of the characteristics and number of these structures. Between the phases, the instructional module (palpation prototype and a registration guide instrument) was applied to the experimental group. Descriptive statistics and mixed linear regression were used for analysis. Results: the experimental group showed greater accuracy (p<0.05) in the evaluation of the size, consistency, mobility and coalescence of the lymph nodes in the final phase when compared to the control; it also showed more chances to correctly evaluate the consistency ( OR 45,26; 95% CI<7,74>‡<264.54> p<0.0001), mobility (OR 55.95; CI 95% 12.45 - 251.60; p<0.0001) and size (OR 25.64; CI 95% 3.92 - 160.2; p=0.0002) of the lymph nodes. Conclusion: the results reinforce the contribution of the instructional module to increase the knowledge of nursing students about the evaluation of lymph nodes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18494410.1590/1518-8345.4166.3408Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3408Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3408Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34081518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184944/171060https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184944/171058https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184944/171059Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFulquini, Francine LimaZamarioli, Cristina MariaGadioli, BárbaraKusumota, LucianaGimenes, Fernanda Raphael Escobar Carvalho, Emília Campos de2021-05-18T15:54:16Zoai:revistas.usp.br:article/184944Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-18T15:54:16Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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