Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luciana Mara Monti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aredes, Natália Del'Angelo, Leite, Adriana Moraes, Santos, Claudia Benedita dos, Lima, Regina Aparecida Garcia de, Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963
Resumo: OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas.
id USP-38_1c6efba0130cf7b3d364b6c207683f19
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52963
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros Evaluación de una tecnología educativa relacionada con la evaluación clínica de los recién nacidos prematuros Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns Educação em EnfermagemEnfermagem NeonatalPrematuroValidação de Programas de ComputadorEducación en EnfermeríaEnfermería NeonatalPrematuroValidación de Programas de ComputaciónNursing EducationNeonatal NursingPrematureSoftware Validation OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas. AIM: To evaluate, from the students' point of view, educational software developed as a tool to help teachers and students in neonatal nursing. METHOD: The study evaluates the contents and simulations addressed in the software. A total of 57 undergraduate nursing students affiliated with five Brazilian public colleges participated. RESULTS: The general assessment of the software was highly satisfactory: 82.4% of the sample characterized the software as quite effective as a teaching tool. Most components were assessed as good or very good. The participants' suggestions and comments are being considered in the improvement and adaptation of the new software version. CONCLUSION: The results show that the product is adequate for use in neonatal nursing courses and nursing training on the physical examination techniques and semiology of preterm newborns, falling within the pedagogical framework of active methods. OBJETIVO: Evaluar un software educativo desarrollado como una herramienta para ayudar a profesores y estudiantes de enfermería neonatal en la enseñanza y el aprendizaje a través del punto de vista y evaluación por parte de los estudiantes. MÉTODO: El estudio consiste en la evaluación del contenido y las simulaciones abordadas en el software. Participaron en total 57 estudiantes de pregrado universitario afiliados a cinco universidades públicas brasileñas. RESULTADOS: La evaluación de la impresión general que tuvieron los estudiantes respecto del software fue altamente satisfactoria, ya que el 82,4% de la muestra consideró el software como una herramienta muy importante para el proceso de enseñanza. La mayoría del contenido fue considerado como bueno o muy bueno. Las sugerencias y comentarios de los participantes fueron considerados, lo cual fue crucial para la mejora y la adaptación de la nueva versión del software. CONCLUSIÓN: dentro del los métodos activos del marco pedagógico, los resultados muestran que el producto es adecuado para su uso en la enseñanza de enfermería neonatal y para la formación de técnicas de enfermería para examen físico y semiología de los recién nacidos prematuros. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5296310.1590/S0104-11692013000100011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 363-370 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 363-370 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 363-370 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963/56993https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963/56994https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963/56995Fonseca, Luciana Mara MontiAredes, Natália Del'AngeloLeite, Adriana MoraesSantos, Claudia Benedita dosLima, Regina Aparecida Garcia deScochi, Carmen Gracinda Silvaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:07:19Zoai:revistas.usp.br:article/52963Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:07:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
Evaluación de una tecnología educativa relacionada con la evaluación clínica de los recién nacidos prematuros
Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns
title Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
spellingShingle Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
Fonseca, Luciana Mara Monti
Educação em Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Prematuro
Validação de Programas de Computador
Educación en Enfermería
Enfermería Neonatal
Prematuro
Validación de Programas de Computación
Nursing Education
Neonatal Nursing
Premature
Software Validation
title_short Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
title_full Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
title_fullStr Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
title_full_unstemmed Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
title_sort Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
author Fonseca, Luciana Mara Monti
author_facet Fonseca, Luciana Mara Monti
Aredes, Natália Del'Angelo
Leite, Adriana Moraes
Santos, Claudia Benedita dos
Lima, Regina Aparecida Garcia de
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
author_role author
author2 Aredes, Natália Del'Angelo
Leite, Adriana Moraes
Santos, Claudia Benedita dos
Lima, Regina Aparecida Garcia de
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luciana Mara Monti
Aredes, Natália Del'Angelo
Leite, Adriana Moraes
Santos, Claudia Benedita dos
Lima, Regina Aparecida Garcia de
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Prematuro
Validação de Programas de Computador
Educación en Enfermería
Enfermería Neonatal
Prematuro
Validación de Programas de Computación
Nursing Education
Neonatal Nursing
Premature
Software Validation
topic Educação em Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Prematuro
Validação de Programas de Computador
Educación en Enfermería
Enfermería Neonatal
Prematuro
Validación de Programas de Computación
Nursing Education
Neonatal Nursing
Premature
Software Validation
description OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963
10.1590/S0104-11692013000100011
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000100011
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963/56993
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963/56994
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52963/56995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 363-370
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 363-370
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 363-370
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222848677052416