Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shinyashiki, Gilberto Tadeu
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mendes, Isabel Amélia Costa, Trevizan, Maria Auxiliadora, Day, René A
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337
Resumo: Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais.
id USP-38_2d010314950022ee02ce95e0cc3bbeef
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2337
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeirosProfessional socialization: students becoming nursesSocialización profesional: estudiantes volviéndose enfermeroshigher education institutionssocial valueseducation^i1^snursschools^i1^snursstudents^i1^snursnurse's roleinstituciones de enseñanza superiorvalores socialeseducación en enfermeríaescuelas de enfermeríaestudiantes de enfermeríarol de la enfermerainstituições de ensino superiorvalores sociaiseducação em enfermagemescolas de enfermagemestudantes de enfermagempapel do profissional de enfermagemHabitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais.Usually colleges are evaluated by the quality of the knowledge and technical training offered to the students. Little attention is given to the acquisition of the values, behaviors and attitudes necessary to assume their professional role. This exploratory study aims to increase understanding of the professional socialization process that occurs at nursing schools and the results obtained through the socialization of professional values and standards. The educational experience of nursing students involves more than a body of scientific knowledge and the acquisition of abilities to provide care to patients. Questionnaires were filled out by 278 students of two public Nursing Schools in São Paulo state, 164 in school A and 114 in school B. The results indicated that some professional values, norms and behaviors are influenced by College years, studying at a College of Nursing during four years leads to a difference in values, norms and professional behavior.Habitualmente, las facultades son evaluadas por la calidad del conocimiento y capacitación técnica ofrecidos a los alumnos, y se da poca atención a la adquisición de los valores, comportamientos y actitudes necesarios para asumir su papel profesional. La finalidad de este estudio exploratorio es aumentar la comprensión acerca del proceso de socialización profesional que ocurre en facultades de enfermería y de los resultados alcanzados a través de la socialización de valores y normas profesionales. La experiencia educacional abarca más que un cuerpo de conocimientos científicos y la adquisición de habilidades de les cuidar a los pacientes. Cuestionarios fueron llenados por una muestra de 278 estudiantes de dos Facultades Públicas de Enfermería en el Estado de São Paulo, 164 en la Facultad A y 114 en la B. Los resultados indican que algunos valores, normas y comportamientos profesionales son influenciados por el tiempo de permanencia en la facultad, y que estudiar en una Facultad de Enfermería durante cuatro años lleva a diferencias de valores, normas y comportamientos profesionales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/233710.1590/S0104-11692006000400019Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 4 (2006); 601-607Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 4 (2006); 601-607Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 4 (2006); 601-6071518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2494https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2495https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2496Shinyashiki, Gilberto TadeuMendes, Isabel Amélia CostaTrevizan, Maria AuxiliadoraDay, René Ainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:11:19Zoai:revistas.usp.br:article/2337Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:11:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
Professional socialization: students becoming nurses
Socialización profesional: estudiantes volviéndose enfermeros
title Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
spellingShingle Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
Shinyashiki, Gilberto Tadeu
higher education institutions
social values
education^i1^snurs
schools^i1^snurs
students^i1^snurs
nurse's role
instituciones de enseñanza superior
valores sociales
educación en enfermería
escuelas de enfermería
estudiantes de enfermería
rol de la enfermera
instituições de ensino superior
valores sociais
educação em enfermagem
escolas de enfermagem
estudantes de enfermagem
papel do profissional de enfermagem
title_short Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
title_full Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
title_fullStr Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
title_full_unstemmed Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
title_sort Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
author Shinyashiki, Gilberto Tadeu
author_facet Shinyashiki, Gilberto Tadeu
Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
Day, René A
author_role author
author2 Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
Day, René A
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shinyashiki, Gilberto Tadeu
Mendes, Isabel Amélia Costa
Trevizan, Maria Auxiliadora
Day, René A
dc.subject.por.fl_str_mv higher education institutions
social values
education^i1^snurs
schools^i1^snurs
students^i1^snurs
nurse's role
instituciones de enseñanza superior
valores sociales
educación en enfermería
escuelas de enfermería
estudiantes de enfermería
rol de la enfermera
instituições de ensino superior
valores sociais
educação em enfermagem
escolas de enfermagem
estudantes de enfermagem
papel do profissional de enfermagem
topic higher education institutions
social values
education^i1^snurs
schools^i1^snurs
students^i1^snurs
nurse's role
instituciones de enseñanza superior
valores sociales
educación en enfermería
escuelas de enfermería
estudiantes de enfermería
rol de la enfermera
instituições de ensino superior
valores sociais
educação em enfermagem
escolas de enfermagem
estudantes de enfermagem
papel do profissional de enfermagem
description Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337
10.1590/S0104-11692006000400019
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692006000400019
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2494
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2495
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 4 (2006); 601-607
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 4 (2006); 601-607
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 4 (2006); 601-607
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222841578192896