Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337 |
Resumo: | Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais. |
id |
USP-38_2d010314950022ee02ce95e0cc3bbeef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2337 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeirosProfessional socialization: students becoming nursesSocialización profesional: estudiantes volviéndose enfermeroshigher education institutionssocial valueseducation^i1^snursschools^i1^snursstudents^i1^snursnurse's roleinstituciones de enseñanza superiorvalores socialeseducación en enfermeríaescuelas de enfermeríaestudiantes de enfermeríarol de la enfermerainstituições de ensino superiorvalores sociaiseducação em enfermagemescolas de enfermagemestudantes de enfermagempapel do profissional de enfermagemHabitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais.Usually colleges are evaluated by the quality of the knowledge and technical training offered to the students. Little attention is given to the acquisition of the values, behaviors and attitudes necessary to assume their professional role. This exploratory study aims to increase understanding of the professional socialization process that occurs at nursing schools and the results obtained through the socialization of professional values and standards. The educational experience of nursing students involves more than a body of scientific knowledge and the acquisition of abilities to provide care to patients. Questionnaires were filled out by 278 students of two public Nursing Schools in São Paulo state, 164 in school A and 114 in school B. The results indicated that some professional values, norms and behaviors are influenced by College years, studying at a College of Nursing during four years leads to a difference in values, norms and professional behavior.Habitualmente, las facultades son evaluadas por la calidad del conocimiento y capacitación técnica ofrecidos a los alumnos, y se da poca atención a la adquisición de los valores, comportamientos y actitudes necesarios para asumir su papel profesional. La finalidad de este estudio exploratorio es aumentar la comprensión acerca del proceso de socialización profesional que ocurre en facultades de enfermería y de los resultados alcanzados a través de la socialización de valores y normas profesionales. La experiencia educacional abarca más que un cuerpo de conocimientos científicos y la adquisición de habilidades de les cuidar a los pacientes. Cuestionarios fueron llenados por una muestra de 278 estudiantes de dos Facultades Públicas de Enfermería en el Estado de São Paulo, 164 en la Facultad A y 114 en la B. Los resultados indican que algunos valores, normas y comportamientos profesionales son influenciados por el tiempo de permanencia en la facultad, y que estudiar en una Facultad de Enfermería durante cuatro años lleva a diferencias de valores, normas y comportamientos profesionales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/233710.1590/S0104-11692006000400019Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 4 (2006); 601-607Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 4 (2006); 601-607Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 4 (2006); 601-6071518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2494https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2495https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2496Shinyashiki, Gilberto TadeuMendes, Isabel Amélia CostaTrevizan, Maria AuxiliadoraDay, René Ainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:11:19Zoai:revistas.usp.br:article/2337Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:11:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros Professional socialization: students becoming nurses Socialización profesional: estudiantes volviéndose enfermeros |
title |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros |
spellingShingle |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros Shinyashiki, Gilberto Tadeu higher education institutions social values education^i1^snurs schools^i1^snurs students^i1^snurs nurse's role instituciones de enseñanza superior valores sociales educación en enfermería escuelas de enfermería estudiantes de enfermería rol de la enfermera instituições de ensino superior valores sociais educação em enfermagem escolas de enfermagem estudantes de enfermagem papel do profissional de enfermagem |
title_short |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros |
title_full |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros |
title_fullStr |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros |
title_sort |
Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros |
author |
Shinyashiki, Gilberto Tadeu |
author_facet |
Shinyashiki, Gilberto Tadeu Mendes, Isabel Amélia Costa Trevizan, Maria Auxiliadora Day, René A |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Isabel Amélia Costa Trevizan, Maria Auxiliadora Day, René A |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shinyashiki, Gilberto Tadeu Mendes, Isabel Amélia Costa Trevizan, Maria Auxiliadora Day, René A |
dc.subject.por.fl_str_mv |
higher education institutions social values education^i1^snurs schools^i1^snurs students^i1^snurs nurse's role instituciones de enseñanza superior valores sociales educación en enfermería escuelas de enfermería estudiantes de enfermería rol de la enfermera instituições de ensino superior valores sociais educação em enfermagem escolas de enfermagem estudantes de enfermagem papel do profissional de enfermagem |
topic |
higher education institutions social values education^i1^snurs schools^i1^snurs students^i1^snurs nurse's role instituciones de enseñanza superior valores sociales educación en enfermería escuelas de enfermería estudiantes de enfermería rol de la enfermera instituições de ensino superior valores sociais educação em enfermagem escolas de enfermagem estudantes de enfermagem papel do profissional de enfermagem |
description |
Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337 10.1590/S0104-11692006000400019 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692006000400019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2494 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2495 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2337/2496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 4 (2006); 601-607 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 4 (2006); 601-607 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 4 (2006); 601-607 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222841578192896 |