The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266 |
Resumo: | Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem. |
id |
USP-38_3532ae1ea71d55b1fcdf96214ff8fc66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4266 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem El Portafolio como evaluación: análisis de su utilización en la graduación de enfermería Educação em EnfermagemEnsinoAprendizagemEducación en EnfermeríaEnseñanzaAprendizajeEducationNursingTeachingLearning Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem. This qualitative study was carried out between April and August 2007. It analyzed the use of portfolios in the academic community. A total of nine full-time professors and 119 students enrolled in their third semester were interviewed through a semi-structured interview. Content analysis was used to analyze data. Learning evaluations are seen as a verification of knowledge and efficacy of pedagogical method, and also as an incentive to study. Evaluations are procedural, that is, evaluation is continuous, or one-time, e.g. semester end tests. The portfolio is defined as a gradual and continuous evaluation tool. The faculty members and students need to accept the use of portfolios and evaluate the possibilities of this resource. This study is a first attempt to appraise the evaluation process of an undergraduate program, and the use of portfolios and other strategies needs to be consolidated in order to improve the educational process in undergraduate nursing programs. Se trata de un estudio cualitativo, realizado en el período de abril a agosto de 2007. El objetivo fue analizar la utilización del portafolio por la comunidad académica. Se entrevistó a través de un guión a nueve docentes efectivos y 119 discentes matriculados a partir del tercer período. En el análisis de datos se utilizó el análisis de contenido. La evaluación del aprendizaje es considerada como verificación del conocimiento, como eficacia del método pedagógico e incentivo al estudio. Con relación al tipo de evaluación son procesuales y puntuales. El portafolio es definido como un instrumento de evaluación gradual y continuo. Es necesario que el cuerpo docente y discente acepte experimentar la utilización del portafolio y así evaluar las posibilidades de este recurso. Representa una primera aproximación al proceso de evaluación en la graduación y de esa forma el portafolio y otras estrategias necesitan ser consolidadas de forma a mejorar el proceso de formación en la graduación de enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/426610.1590/S0104-11692010000600012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 6 (2010); 1123-1130 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 6 (2010); 1123-1130 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 6 (2010); 1123-1130 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5389https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5390https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5391Friedrich, Denise Barbosa de CastroGonçalves, Angela Maria CorrêaSá, Tatiana Santos deSanglard, Leticia RibeiroDuque, Débora RibeiroOliveira, Gabriela Mota Antunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:34:14Zoai:revistas.usp.br:article/4266Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:34:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem El Portafolio como evaluación: análisis de su utilización en la graduación de enfermería |
title |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program |
spellingShingle |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program Friedrich, Denise Barbosa de Castro Educação em Enfermagem Ensino Aprendizagem Educación en Enfermería Enseñanza Aprendizaje Education Nursing Teaching Learning |
title_short |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program |
title_full |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program |
title_fullStr |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program |
title_full_unstemmed |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program |
title_sort |
The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program |
author |
Friedrich, Denise Barbosa de Castro |
author_facet |
Friedrich, Denise Barbosa de Castro Gonçalves, Angela Maria Corrêa Sá, Tatiana Santos de Sanglard, Leticia Ribeiro Duque, Débora Ribeiro Oliveira, Gabriela Mota Antunes de |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Angela Maria Corrêa Sá, Tatiana Santos de Sanglard, Leticia Ribeiro Duque, Débora Ribeiro Oliveira, Gabriela Mota Antunes de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Friedrich, Denise Barbosa de Castro Gonçalves, Angela Maria Corrêa Sá, Tatiana Santos de Sanglard, Leticia Ribeiro Duque, Débora Ribeiro Oliveira, Gabriela Mota Antunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Ensino Aprendizagem Educación en Enfermería Enseñanza Aprendizaje Education Nursing Teaching Learning |
topic |
Educação em Enfermagem Ensino Aprendizagem Educación en Enfermería Enseñanza Aprendizaje Education Nursing Teaching Learning |
description |
Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266 10.1590/S0104-11692010000600012 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692010000600012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5389 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5390 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 6 (2010); 1123-1130 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 6 (2010); 1123-1130 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 6 (2010); 1123-1130 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222844658909184 |