The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gonçalves, Angela Maria Corrêa, Sá, Tatiana Santos de, Sanglard, Leticia Ribeiro, Duque, Débora Ribeiro, Oliveira, Gabriela Mota Antunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266
Resumo: Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem.
id USP-38_3532ae1ea71d55b1fcdf96214ff8fc66
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4266
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem El Portafolio como evaluación: análisis de su utilización en la graduación de enfermería Educação em EnfermagemEnsinoAprendizagemEducación en EnfermeríaEnseñanzaAprendizajeEducationNursingTeachingLearning Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem. This qualitative study was carried out between April and August 2007. It analyzed the use of portfolios in the academic community. A total of nine full-time professors and 119 students enrolled in their third semester were interviewed through a semi-structured interview. Content analysis was used to analyze data. Learning evaluations are seen as a verification of knowledge and efficacy of pedagogical method, and also as an incentive to study. Evaluations are procedural, that is, evaluation is continuous, or one-time, e.g. semester end tests. The portfolio is defined as a gradual and continuous evaluation tool. The faculty members and students need to accept the use of portfolios and evaluate the possibilities of this resource. This study is a first attempt to appraise the evaluation process of an undergraduate program, and the use of portfolios and other strategies needs to be consolidated in order to improve the educational process in undergraduate nursing programs. Se trata de un estudio cualitativo, realizado en el período de abril a agosto de 2007. El objetivo fue analizar la utilización del portafolio por la comunidad académica. Se entrevistó a través de un guión a nueve docentes efectivos y 119 discentes matriculados a partir del tercer período. En el análisis de datos se utilizó el análisis de contenido. La evaluación del aprendizaje es considerada como verificación del conocimiento, como eficacia del método pedagógico e incentivo al estudio. Con relación al tipo de evaluación son procesuales y puntuales. El portafolio es definido como un instrumento de evaluación gradual y continuo. Es necesario que el cuerpo docente y discente acepte experimentar la utilización del portafolio y así evaluar las posibilidades de este recurso. Representa una primera aproximación al proceso de evaluación en la graduación y de esa forma el portafolio y otras estrategias necesitan ser consolidadas de forma a mejorar el proceso de formación en la graduación de enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/426610.1590/S0104-11692010000600012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 6 (2010); 1123-1130 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 6 (2010); 1123-1130 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 6 (2010); 1123-1130 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5389https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5390https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5391Friedrich, Denise Barbosa de CastroGonçalves, Angela Maria CorrêaSá, Tatiana Santos deSanglard, Leticia RibeiroDuque, Débora RibeiroOliveira, Gabriela Mota Antunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:34:14Zoai:revistas.usp.br:article/4266Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:34:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem
El Portafolio como evaluación: análisis de su utilización en la graduación de enfermería
title The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
spellingShingle The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Educação em Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Educación en Enfermería
Enseñanza
Aprendizaje
Education
Nursing
Teaching
Learning
title_short The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
title_full The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
title_fullStr The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
title_full_unstemmed The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
title_sort The Portfolio as an Evaluation Tool: an Analysis of its Use in an Undergraduate Nursing Program
author Friedrich, Denise Barbosa de Castro
author_facet Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Gonçalves, Angela Maria Corrêa
Sá, Tatiana Santos de
Sanglard, Leticia Ribeiro
Duque, Débora Ribeiro
Oliveira, Gabriela Mota Antunes de
author_role author
author2 Gonçalves, Angela Maria Corrêa
Sá, Tatiana Santos de
Sanglard, Leticia Ribeiro
Duque, Débora Ribeiro
Oliveira, Gabriela Mota Antunes de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Gonçalves, Angela Maria Corrêa
Sá, Tatiana Santos de
Sanglard, Leticia Ribeiro
Duque, Débora Ribeiro
Oliveira, Gabriela Mota Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Educación en Enfermería
Enseñanza
Aprendizaje
Education
Nursing
Teaching
Learning
topic Educação em Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Educación en Enfermería
Enseñanza
Aprendizaje
Education
Nursing
Teaching
Learning
description Este é um estudo qualitativo, realizado no período de abril a agosto de 2007. O objetivo foi analisar a utilização do portfólio pela comunidade acadêmica. Entrevistaram-se, através de um roteiro, nove docentes efetivos e 119 discentes matriculados a partir do terceiro período. Na análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. A avaliação da aprendizagem é considerada como verificação do conhecimento, como eficácia do método pedagógico e incentivo ao estudo. Com relação aos tipos de avaliação são eles processuais e pontuais. O portfólio é definido como instrumento de avaliação gradual e contínuo. É necessário que o corpo docente e discente aceite experimentar a utilização do portfólio e assim avaliar as possibilidades desse recurso. Representa a primeira aproximação ao processo de avaliação na graduação e, dessa forma, o portfólio e outras estratégias precisam ser consolidadas de forma a melhorar o processo de formação na graduação de enfermagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266
10.1590/S0104-11692010000600012
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000600012
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5389
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5390
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4266/5391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 6 (2010); 1123-1130
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 6 (2010); 1123-1130
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 6 (2010); 1123-1130
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222844658909184