Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1784 |
Resumo: | Neste trabalho, pretende-se expor algumas reflexões críticas "sobre construtos epistemológicos nas ciências", a partir de conceitos e preocupações inerentes aos avanços científicos e tecnológicos que influenciam a construção do conhecimento. Na abordagem metodológica, a enfermagem é vista como "uma ciência-em-vias-de-se-fazer". A discussão e os argumentos focalizam aspectos/traços distintivos da ciência, que definem a natureza e os objetivos da pesquisa, e que ampliam a visão de conhecimento e realidade objetiva para a área da enfermagem. A autora, coerente com pontuações filosóficas e acadêmicas, coloca o enfoque do discurso para realçar/destacar o significado de construtos como consistente com a elaboração de teorias ou de assuntos significantes de uma área de estudo. E explica sua posição intelectual no plano de algumas teses de enfermagem (Doutorado), numa tentativa de esclarecer aspectos epistemológicos da construção científica na enfermagem. |
id |
USP-38_3e39dcde8f43ce639c8afaec57419129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1784 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagemSobre constructos epistemológicos en las ciencias: una contribución a la enfermeríaAbout epistemological constructs in science: a contribution to nursingnursingepistemologyknowledgeresearchconstructsenfermeríaepistemologíaconocimientoinvestigaciónconstructosenfermagemepistemologiaconhecimentopesquisaconstrutosNeste trabalho, pretende-se expor algumas reflexões críticas "sobre construtos epistemológicos nas ciências", a partir de conceitos e preocupações inerentes aos avanços científicos e tecnológicos que influenciam a construção do conhecimento. Na abordagem metodológica, a enfermagem é vista como "uma ciência-em-vias-de-se-fazer". A discussão e os argumentos focalizam aspectos/traços distintivos da ciência, que definem a natureza e os objetivos da pesquisa, e que ampliam a visão de conhecimento e realidade objetiva para a área da enfermagem. A autora, coerente com pontuações filosóficas e acadêmicas, coloca o enfoque do discurso para realçar/destacar o significado de construtos como consistente com a elaboração de teorias ou de assuntos significantes de uma área de estudo. E explica sua posição intelectual no plano de algumas teses de enfermagem (Doutorado), numa tentativa de esclarecer aspectos epistemológicos da construção científica na enfermagem.This study presents some critical reflections "about epistemological constructs in science", on the basis of concepts and preoccupations that are inherent to the scientific and technological advances that influence the construction of knowledge. In accordance with the methodological approach, nursing is seen as "a science under construction". The discussion and arguments focus on distinct aspects/traces of science, which define the nature and objectives of research and which broaden the view of objective knowledge and reality for the field of nursing. In coherence with philosophical and academic reference bases, the author uses the focus of discourse to emphasize/highlight the meaning of constructs as being consistent with the elaboration of significant theories or issues in a field of study and explains her intellectual position in relation to some nursing theses (Ph.D.), in an attempt to explain epistemological aspects of the construction of nursing science.Este trabajo se pretende exponer algunas reflexiones críticas "sobre constructos epistemológicos en las ciencias", a partir de conceptos y preocupaciones inherentes a los avances científicos y tecnológicos que influyen la construcción del conocimiento. En el abordaje metodológico, la enfermería es considerada como "una ciencia-en-vías-de-hacerse". La discusión y los argumentos centran aspectos/trazos distintos de la ciencia, que definen la naturaleza y los objetos de la investigación, y que amplían la visión de conocimiento y realidad objetiva para el área de la enfermería. Coherente con referenciales filosóficos y académicos, la autora, coherente con reflexiones filosóficas, coloca el enfoque del discurso para realzar/destacar el significado de los constructos como consistente con la elaboración de teorías o de asuntos significantes de un área de estudio y explica su posición intelectual con respecto a algunas tesis de enfermería (Doctoramiento), en una tentativa de esclarecer aspectos epistemológicos de la construcción científica en enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178410.1590/S0104-11692003000400003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 420-428Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 420-428Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 420-4281518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1784/1831Carvalho, Vilma deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/1784Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:18:26Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem Sobre constructos epistemológicos en las ciencias: una contribución a la enfermería About epistemological constructs in science: a contribution to nursing |
title |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem |
spellingShingle |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem Carvalho, Vilma de nursing epistemology knowledge research constructs enfermería epistemología conocimiento investigación constructos enfermagem epistemologia conhecimento pesquisa construtos |
title_short |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem |
title_full |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem |
title_fullStr |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem |
title_full_unstemmed |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem |
title_sort |
Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem |
author |
Carvalho, Vilma de |
author_facet |
Carvalho, Vilma de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Vilma de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
nursing epistemology knowledge research constructs enfermería epistemología conocimiento investigación constructos enfermagem epistemologia conhecimento pesquisa construtos |
topic |
nursing epistemology knowledge research constructs enfermería epistemología conocimiento investigación constructos enfermagem epistemologia conhecimento pesquisa construtos |
description |
Neste trabalho, pretende-se expor algumas reflexões críticas "sobre construtos epistemológicos nas ciências", a partir de conceitos e preocupações inerentes aos avanços científicos e tecnológicos que influenciam a construção do conhecimento. Na abordagem metodológica, a enfermagem é vista como "uma ciência-em-vias-de-se-fazer". A discussão e os argumentos focalizam aspectos/traços distintivos da ciência, que definem a natureza e os objetivos da pesquisa, e que ampliam a visão de conhecimento e realidade objetiva para a área da enfermagem. A autora, coerente com pontuações filosóficas e acadêmicas, coloca o enfoque do discurso para realçar/destacar o significado de construtos como consistente com a elaboração de teorias ou de assuntos significantes de uma área de estudo. E explica sua posição intelectual no plano de algumas teses de enfermagem (Doutorado), numa tentativa de esclarecer aspectos epistemológicos da construção científica na enfermagem. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1784 10.1590/S0104-11692003000400003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1784 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1784/1831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 420-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 420-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 420-428 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222839018618880 |