Psicodrama como estratégia pedagógica: vivências no ensino de graduação na área de saúde da mulher
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1488 |
Resumo: | A partir de uma discussão do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher - GEM, o psicodrama tem sido utilizado como estratégia pedagógica para desenvolver o tema Condição Feminina e Saúde da Mulher. Depoimentos individuais, verbalizados e escritos, e histórias construídas na "vivência grupal", foram analisados sob a perspectiva de gênero. A dinâmica vem facilitando o relacionamento e o auto-conhecimento, possibilitando a emergência de situações do cotidiano. A reflexão entre o vivido e o teórico tem permitido a visibilidade da inserção feminina no espaço público e privado e criado situações para a construção de conceitos. |
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Psicodrama como estratégia pedagógica: vivências no ensino de graduação na área de saúde da mulherPsychodrama as a pedagogical strategy: experiences in undergraduation teaching in the field of women's healthPsicodrama como estrategia pedagógica: vivencias en la enseñanza de pre-grado en el área de salud de la mujereducação em saúdepsicodramasaúde da mulhercondições sociaishealth educationpsychodramawomen's healthsocial conditionseducación en saludpsicodramasalud de la mujercondiciones socialesA partir de uma discussão do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher - GEM, o psicodrama tem sido utilizado como estratégia pedagógica para desenvolver o tema Condição Feminina e Saúde da Mulher. Depoimentos individuais, verbalizados e escritos, e histórias construídas na "vivência grupal", foram analisados sob a perspectiva de gênero. A dinâmica vem facilitando o relacionamento e o auto-conhecimento, possibilitando a emergência de situações do cotidiano. A reflexão entre o vivido e o teórico tem permitido a visibilidade da inserção feminina no espaço público e privado e criado situações para a construção de conceitos.As the result from a discussion by the Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher ¾ GEM (Group of Studies on Women's Health), psychodrama has been used as a pedagogical strategy to develop the topic Female's Conditions and Women's Health. Written and oral individual accounts as well as stories constructed in "group meetings" were treated by the gender perspective. The dynamics has facilitated relationships and self-knowledge, making it possible for day-by-day situations to emerge. The reflection between what is lived and what is theoretical has allowed the visibility of women's insertion in the public and private sectors as well as created situations for the construction of concepts.A partir de una discusión del Grupo de Estudios sobre Salud de la Mujer ¾ GEM, el psicodrama ha sido utilizado como estrategia de pedagogía para desarrollar el tema Condición Femenina y Salud de la Mujer. Declaraciones individuales, orales y escritas, e historias construidas en la "vivencia grupal", fueron tratados por la perspectiva del género. La dinámica está facilitando la relación y el auto-conocimiento, posibilitando la aparición de situaciones del cotidiano. La reflexión entre lo vivido y lo teórico ha permitido la visibilidad de la inserción femenina en el espacio publico y privado y creado situaciones para la construcción de conceptosUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/148810.1590/S0104-11692000000400013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 4 (2000); 88-94Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 4 (2000); 88-94Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 4 (2000); 88-941518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1488/1525Diniz, Normélia Maria FreireLopes, Regina Lúcia MendonçaAlmeida, Mariza SilvaGesteira, Solange Maria dos AnjosOliveira, Jeane Freitas deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:34:00Zoai:revistas.usp.br:article/1488Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:34Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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