Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2294 |
Resumo: | O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias. |
id |
USP-38_4e61f8e6bacf7ef37189e6bb5a76bfea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2294 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissãoReflexiones sobre la enseñanza de enfermería y los primeros contactos del alumno con la profesiónReflections on nursing teaching and students' first contact with the professioneducaçãoeducação superioreducação em enfermagemensinoeducacióneducación superioreducación en enfermeríaenseñanzaeducationeducation^i2^shigeducation^i2^snursteachingO ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias.La enseñanza de enfermería viene siendo caracterizada por la constante discusión de propuestas pedagógicas y la implementación de cambios curriculares. El objetivo del presiente estudio fue reflejar sobre la experiencia del estudiante de enfermería relacionado con los primeros contactos con la profesión, en que están presientes la perspectiva tradicional y las tendencias actuales que imprimen valores y actitudes a la enseñanza y la práctica. Actualmente, dentro del contexto biopsicosocial, económico y cultural, se ha considerado la complejidad del hombre y el medio en que vive, posibilitando recursos que posibiliten la formación de profesionales competentes para enfrentar los retos del siglo XXI. Las escuelas de enfermería deben, entonces, seguir una filosofía de enseñanza con vistas a formar personas capacitadas para atender a las demandas locales e regionales, con compromiso social de cambio. Lo que es almenado es un aprendizaje participativo, en el cual profesor y alumno, articulados en el proceso de perfeccionamiento del saber, no percan de vista las visiones humanitarias.Nursing teaching has been characterized by constant discussions on pedagogical proposals and implementation of curricular changes. The aim of this study was to reflect on nursing students' experience related to their first contacts with the profession, considering traditional perspectives and current tendencies that imprint values and attitudes in learning and practice. Nowadays, the complexity of human beings and the environment they live in is considered within a biopsychosocial, economic and cultural context, constituting resources that allow for the formation of competent professionals in order to deal with the challenges of the XXIst century. Thus, nursing schools have to follow a teaching philosophy to form trained people to attend to local and regional demands and are socially committed to change. What is aimed for is participative learning, in which teacher and student, articulated in the knowledge improvement process, do not forget about humanitarian views.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/229410.1590/S0104-11692006000200020Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 2 (2006); 285-291Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 2 (2006); 285-291Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 2 (2006); 285-2911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2294/2423Scherer, Zeyne Alves PiresScherer, Edson ArthurCarvalho, Ana Maria Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:03:46Zoai:revistas.usp.br:article/2294Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:03:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão Reflexiones sobre la enseñanza de enfermería y los primeros contactos del alumno con la profesión Reflections on nursing teaching and students' first contact with the profession |
title |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão Scherer, Zeyne Alves Pires educação educação superior educação em enfermagem ensino educación educación superior educación en enfermería enseñanza education education^i2^shig education^i2^snurs teaching |
title_short |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão |
title_full |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão |
author |
Scherer, Zeyne Alves Pires |
author_facet |
Scherer, Zeyne Alves Pires Scherer, Edson Arthur Carvalho, Ana Maria Pimenta |
author_role |
author |
author2 |
Scherer, Edson Arthur Carvalho, Ana Maria Pimenta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Zeyne Alves Pires Scherer, Edson Arthur Carvalho, Ana Maria Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação educação superior educação em enfermagem ensino educación educación superior educación en enfermería enseñanza education education^i2^shig education^i2^snurs teaching |
topic |
educação educação superior educação em enfermagem ensino educación educación superior educación en enfermería enseñanza education education^i2^shig education^i2^snurs teaching |
description |
O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2294 10.1590/S0104-11692006000200020 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2294 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692006000200020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2294/2423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 2 (2006); 285-291 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 2 (2006); 285-291 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 2 (2006); 285-291 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444184858460160 |