Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murakami, Juliana Kelli
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Petrilli Filho, José Fernando, Telles Filho, Paulo Celso Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906
Resumo: O presente estudo objetivou relatar a experiência de uma ação educativa sobre sexualidade/IST/Aids junto a um grupo de adolescentes em contexto de pobreza. O local do estudo foi uma Unidade de Saúde da Família localizada em um município do interior paulista. A ação educativa contou com a participação de seis adolescentes do sexo feminino, e cada um dos cinco encontros teve duração média de 70 minutos. A ação educativa possibilitou um saber/fazer a partir de uma rede de gestos, palavras e afetos que se entrelaçaram, permeando novas construções. Assim, nasceram novos sentidos, não apenas para as adolescentes, que descobriram a força de ser/estar no grupo, mas também para os pesquisadores que conseguiram visualizar horizontes outros para o trabalho em comunidades de alta vulnerabilidade social.
id USP-38_4f4d4a8364837c6afa8f83016fc3177c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16906
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobresConversando sobre sexualidad, IST y SIDA con adolescentes pobresTalking about sexuality, STI and AIDS with poor adolescentsestrutura de grupoeducação em saúdeprograma saúde da famíliaadolescentepobrezaestructura de grupoeducación en saludprograma salud de la familiaadolescentepobrezagroup structurehealth educationfamily health programadolescentpovertyO presente estudo objetivou relatar a experiência de uma ação educativa sobre sexualidade/IST/Aids junto a um grupo de adolescentes em contexto de pobreza. O local do estudo foi uma Unidade de Saúde da Família localizada em um município do interior paulista. A ação educativa contou com a participação de seis adolescentes do sexo feminino, e cada um dos cinco encontros teve duração média de 70 minutos. A ação educativa possibilitou um saber/fazer a partir de uma rede de gestos, palavras e afetos que se entrelaçaram, permeando novas construções. Assim, nasceram novos sentidos, não apenas para as adolescentes, que descobriram a força de ser/estar no grupo, mas também para os pesquisadores que conseguiram visualizar horizontes outros para o trabalho em comunidades de alta vulnerabilidade social.This study aimed to report an educative action experience on sexuality/STI/Aids in an adolescent group living in a poor context. The study site was a Family Health Unit located in a city in the interior of São Paulo, Brazil. Six female adolescents participated in the educative actions, and each of the five meetings took 70 minutes on the average. The educative action allowed for knowledge/action based on a network of interlaced gestures, words and affections, permeating new constructions. Thus, new meanings emerged, not only for the adolescents, who discovered the power of being in the group, but also for the researchers, who managed to visualize other horizons for the work with highly vulnerable groups in society.La finalidad de este estudio fue relatar la experiencia de una acción educativa sobre sexualidad/IST/Sida en un grupo de adolescentes en contexto de pobreza. El sitio del estudio fue una Unidad de Salud de la Familia ubicada en un municipio del interior del estado de São Paulo, Brasil. La acción educativa les involucró a seis adolescentes del sexo femenino, y cada uno de los cinco encuentros tuvo duración promedia de 70 minutos. La acción educativa posibilitó un saber/hacer a partir de una red de gestos, palabras y afectos que se entrelazaron, permeando nuevas construcciones. Así, nacieron nuevos sentidos, no sólo para las adolescentes, que descubrieron la fuerza de ser/estar en el grupo, pero también para los investigadores que lograron visualizar otros horizontes para el trabajo en comunidades de alta vulnerabilidad social.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1690610.1590/S0104-11692007000700023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 (2007): Número Especial; 864-866Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-866Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-8661518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18663https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18664https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18665Murakami, Juliana KelliPetrilli Filho, José FernandoTelles Filho, Paulo Celso Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:28:19Zoai:revistas.usp.br:article/16906Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:28:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
Conversando sobre sexualidad, IST y SIDA con adolescentes pobres
Talking about sexuality, STI and AIDS with poor adolescents
title Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
spellingShingle Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
Murakami, Juliana Kelli
estrutura de grupo
educação em saúde
programa saúde da família
adolescente
pobreza
estructura de grupo
educación en salud
programa salud de la familia
adolescente
pobreza
group structure
health education
family health program
adolescent
poverty
title_short Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
title_full Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
title_fullStr Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
title_full_unstemmed Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
title_sort Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
author Murakami, Juliana Kelli
author_facet Murakami, Juliana Kelli
Petrilli Filho, José Fernando
Telles Filho, Paulo Celso Prado
author_role author
author2 Petrilli Filho, José Fernando
Telles Filho, Paulo Celso Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murakami, Juliana Kelli
Petrilli Filho, José Fernando
Telles Filho, Paulo Celso Prado
dc.subject.por.fl_str_mv estrutura de grupo
educação em saúde
programa saúde da família
adolescente
pobreza
estructura de grupo
educación en salud
programa salud de la familia
adolescente
pobreza
group structure
health education
family health program
adolescent
poverty
topic estrutura de grupo
educação em saúde
programa saúde da família
adolescente
pobreza
estructura de grupo
educación en salud
programa salud de la familia
adolescente
pobreza
group structure
health education
family health program
adolescent
poverty
description O presente estudo objetivou relatar a experiência de uma ação educativa sobre sexualidade/IST/Aids junto a um grupo de adolescentes em contexto de pobreza. O local do estudo foi uma Unidade de Saúde da Família localizada em um município do interior paulista. A ação educativa contou com a participação de seis adolescentes do sexo feminino, e cada um dos cinco encontros teve duração média de 70 minutos. A ação educativa possibilitou um saber/fazer a partir de uma rede de gestos, palavras e afetos que se entrelaçaram, permeando novas construções. Assim, nasceram novos sentidos, não apenas para as adolescentes, que descobriram a força de ser/estar no grupo, mas também para os pesquisadores que conseguiram visualizar horizontes outros para o trabalho em comunidades de alta vulnerabilidade social.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906
10.1590/S0104-11692007000700023
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000700023
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18663
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18664
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 (2007): Número Especial; 864-866
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-866
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-866
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846994087936