Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906 |
Resumo: | O presente estudo objetivou relatar a experiência de uma ação educativa sobre sexualidade/IST/Aids junto a um grupo de adolescentes em contexto de pobreza. O local do estudo foi uma Unidade de Saúde da Família localizada em um município do interior paulista. A ação educativa contou com a participação de seis adolescentes do sexo feminino, e cada um dos cinco encontros teve duração média de 70 minutos. A ação educativa possibilitou um saber/fazer a partir de uma rede de gestos, palavras e afetos que se entrelaçaram, permeando novas construções. Assim, nasceram novos sentidos, não apenas para as adolescentes, que descobriram a força de ser/estar no grupo, mas também para os pesquisadores que conseguiram visualizar horizontes outros para o trabalho em comunidades de alta vulnerabilidade social. |
id |
USP-38_4f4d4a8364837c6afa8f83016fc3177c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16906 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobresConversando sobre sexualidad, IST y SIDA con adolescentes pobresTalking about sexuality, STI and AIDS with poor adolescentsestrutura de grupoeducação em saúdeprograma saúde da famíliaadolescentepobrezaestructura de grupoeducación en saludprograma salud de la familiaadolescentepobrezagroup structurehealth educationfamily health programadolescentpovertyO presente estudo objetivou relatar a experiência de uma ação educativa sobre sexualidade/IST/Aids junto a um grupo de adolescentes em contexto de pobreza. O local do estudo foi uma Unidade de Saúde da Família localizada em um município do interior paulista. A ação educativa contou com a participação de seis adolescentes do sexo feminino, e cada um dos cinco encontros teve duração média de 70 minutos. A ação educativa possibilitou um saber/fazer a partir de uma rede de gestos, palavras e afetos que se entrelaçaram, permeando novas construções. Assim, nasceram novos sentidos, não apenas para as adolescentes, que descobriram a força de ser/estar no grupo, mas também para os pesquisadores que conseguiram visualizar horizontes outros para o trabalho em comunidades de alta vulnerabilidade social.This study aimed to report an educative action experience on sexuality/STI/Aids in an adolescent group living in a poor context. The study site was a Family Health Unit located in a city in the interior of São Paulo, Brazil. Six female adolescents participated in the educative actions, and each of the five meetings took 70 minutes on the average. The educative action allowed for knowledge/action based on a network of interlaced gestures, words and affections, permeating new constructions. Thus, new meanings emerged, not only for the adolescents, who discovered the power of being in the group, but also for the researchers, who managed to visualize other horizons for the work with highly vulnerable groups in society.La finalidad de este estudio fue relatar la experiencia de una acción educativa sobre sexualidad/IST/Sida en un grupo de adolescentes en contexto de pobreza. El sitio del estudio fue una Unidad de Salud de la Familia ubicada en un municipio del interior del estado de São Paulo, Brasil. La acción educativa les involucró a seis adolescentes del sexo femenino, y cada uno de los cinco encuentros tuvo duración promedia de 70 minutos. La acción educativa posibilitó un saber/hacer a partir de una red de gestos, palabras y afectos que se entrelazaron, permeando nuevas construcciones. Así, nacieron nuevos sentidos, no sólo para las adolescentes, que descubrieron la fuerza de ser/estar en el grupo, pero también para los investigadores que lograron visualizar otros horizontes para el trabajo en comunidades de alta vulnerabilidad social.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1690610.1590/S0104-11692007000700023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 (2007): Número Especial; 864-866Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-866Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-8661518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18663https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18664https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18665Murakami, Juliana KelliPetrilli Filho, José FernandoTelles Filho, Paulo Celso Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:28:19Zoai:revistas.usp.br:article/16906Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:28:19Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres Conversando sobre sexualidad, IST y SIDA con adolescentes pobres Talking about sexuality, STI and AIDS with poor adolescents |
title |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres |
spellingShingle |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres Murakami, Juliana Kelli estrutura de grupo educação em saúde programa saúde da família adolescente pobreza estructura de grupo educación en salud programa salud de la familia adolescente pobreza group structure health education family health program adolescent poverty |
title_short |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres |
title_full |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres |
title_fullStr |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres |
title_full_unstemmed |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres |
title_sort |
Conversando sobre sexualidade, IST e AIDS com adolescentes pobres |
author |
Murakami, Juliana Kelli |
author_facet |
Murakami, Juliana Kelli Petrilli Filho, José Fernando Telles Filho, Paulo Celso Prado |
author_role |
author |
author2 |
Petrilli Filho, José Fernando Telles Filho, Paulo Celso Prado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murakami, Juliana Kelli Petrilli Filho, José Fernando Telles Filho, Paulo Celso Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estrutura de grupo educação em saúde programa saúde da família adolescente pobreza estructura de grupo educación en salud programa salud de la familia adolescente pobreza group structure health education family health program adolescent poverty |
topic |
estrutura de grupo educação em saúde programa saúde da família adolescente pobreza estructura de grupo educación en salud programa salud de la familia adolescente pobreza group structure health education family health program adolescent poverty |
description |
O presente estudo objetivou relatar a experiência de uma ação educativa sobre sexualidade/IST/Aids junto a um grupo de adolescentes em contexto de pobreza. O local do estudo foi uma Unidade de Saúde da Família localizada em um município do interior paulista. A ação educativa contou com a participação de seis adolescentes do sexo feminino, e cada um dos cinco encontros teve duração média de 70 minutos. A ação educativa possibilitou um saber/fazer a partir de uma rede de gestos, palavras e afetos que se entrelaçaram, permeando novas construções. Assim, nasceram novos sentidos, não apenas para as adolescentes, que descobriram a força de ser/estar no grupo, mas também para os pesquisadores que conseguiram visualizar horizontes outros para o trabalho em comunidades de alta vulnerabilidade social. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906 10.1590/S0104-11692007000700023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000700023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18663 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18664 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16906/18665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 (2007): Número Especial; 864-866 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-866 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 (2007): Número Especial; 864-866 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444190630871040 |