Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535 |
Resumo: | O artigo descreve o espaço e tempo do quotidiano acadêmico em seu deslizamento da racionalidade moderna para a socialidade pós-moderna. Utilizando um estilo estético e um recorte microssocial de abordagem compreensiva, olha para questões, como vestibular, recepção de calouros, prática pedagógica, reuniões e distribuição do saber, vislumbrando as possibilidades emergentes na (des)construção de novas relações acadêmicas. |
id |
USP-38_6c04d7aef9b97e09a73c1f1d53ac7386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1535 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadoraCapacitación pedagógica de enfermeros: una construcción a partir de la concepción problematizadoraNurses' pedagogical training: a construction from the problem-based conceptioneducação em enfermagemuniversidadesciênciaeducación en enfermeríauniversidadesciencianursing educationuniversitiesscienceO artigo descreve o espaço e tempo do quotidiano acadêmico em seu deslizamento da racionalidade moderna para a socialidade pós-moderna. Utilizando um estilo estético e um recorte microssocial de abordagem compreensiva, olha para questões, como vestibular, recepção de calouros, prática pedagógica, reuniões e distribuição do saber, vislumbrando as possibilidades emergentes na (des)construção de novas relações acadêmicas.This article describes the environment and the time of academic daily work in its transition from modern rationality to post-modern sociality. By means of an esthetic style and a comprehensive-approach micro-social outline, it looks into questions such as the university entrance exams, reception of freshmen, pedagogical practice, meetings and knowledge distribution, searching for emerging possibilities in the (de)construction of new academic relations.El artículo describe el espacio y tiempo del cotidiano académico en su deslizamiento de la realidad moderna para la sociedad pós-moderna. Utilizando un estilo estético y un recorte microsocial de abordaje comprensivo, mira para aspectos tales como el examen pre-universitario, la recepción de los alumnos principiantes, la práctica pedagógica, reuniones y distribución del saber, vislumbrando las posibilidades que surgen de la "desconstrucción" de nuevas relaciones académicas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/153510.1590/S0104-11692001000100009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 1 (2001); 59-65Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 1 (2001); 59-65Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 1 (2001); 59-651518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535/1578Geib, Lorena Teresinha Consalterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:38:21Zoai:revistas.usp.br:article/1535Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:38:21Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora Capacitación pedagógica de enfermeros: una construcción a partir de la concepción problematizadora Nurses' pedagogical training: a construction from the problem-based conception |
title |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora |
spellingShingle |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora Geib, Lorena Teresinha Consalter educação em enfermagem universidades ciência educación en enfermería universidades ciencia nursing education universities science |
title_short |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora |
title_full |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora |
title_fullStr |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora |
title_full_unstemmed |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora |
title_sort |
Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora |
author |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
author_facet |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geib, Lorena Teresinha Consalter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem universidades ciência educación en enfermería universidades ciencia nursing education universities science |
topic |
educação em enfermagem universidades ciência educación en enfermería universidades ciencia nursing education universities science |
description |
O artigo descreve o espaço e tempo do quotidiano acadêmico em seu deslizamento da racionalidade moderna para a socialidade pós-moderna. Utilizando um estilo estético e um recorte microssocial de abordagem compreensiva, olha para questões, como vestibular, recepção de calouros, prática pedagógica, reuniões e distribuição do saber, vislumbrando as possibilidades emergentes na (des)construção de novas relações acadêmicas. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535 10.1590/S0104-11692001000100009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692001000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535/1578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 1 (2001); 59-65 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 1 (2001); 59-65 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 1 (2001); 59-65 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222837793882112 |