Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geib, Lorena Teresinha Consalter
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535
Resumo: O artigo descreve o espaço e tempo do quotidiano acadêmico em seu deslizamento da racionalidade moderna para a socialidade pós-moderna. Utilizando um estilo estético e um recorte microssocial de abordagem compreensiva, olha para questões, como vestibular, recepção de calouros, prática pedagógica, reuniões e distribuição do saber, vislumbrando as possibilidades emergentes na (des)construção de novas relações acadêmicas.
id USP-38_6c04d7aef9b97e09a73c1f1d53ac7386
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1535
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadoraCapacitación pedagógica de enfermeros: una construcción a partir de la concepción problematizadoraNurses' pedagogical training: a construction from the problem-based conceptioneducação em enfermagemuniversidadesciênciaeducación en enfermeríauniversidadesciencianursing educationuniversitiesscienceO artigo descreve o espaço e tempo do quotidiano acadêmico em seu deslizamento da racionalidade moderna para a socialidade pós-moderna. Utilizando um estilo estético e um recorte microssocial de abordagem compreensiva, olha para questões, como vestibular, recepção de calouros, prática pedagógica, reuniões e distribuição do saber, vislumbrando as possibilidades emergentes na (des)construção de novas relações acadêmicas.This article describes the environment and the time of academic daily work in its transition from modern rationality to post-modern sociality. By means of an esthetic style and a comprehensive-approach micro-social outline, it looks into questions such as the university entrance exams, reception of freshmen, pedagogical practice, meetings and knowledge distribution, searching for emerging possibilities in the (de)construction of new academic relations.El artículo describe el espacio y tiempo del cotidiano académico en su deslizamiento de la realidad moderna para la sociedad pós-moderna. Utilizando un estilo estético y un recorte microsocial de abordaje comprensivo, mira para aspectos tales como el examen pre-universitario, la recepción de los alumnos principiantes, la práctica pedagógica, reuniones y distribución del saber, vislumbrando las posibilidades que surgen de la "desconstrucción" de nuevas relaciones académicas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/153510.1590/S0104-11692001000100009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 1 (2001); 59-65Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 1 (2001); 59-65Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 1 (2001); 59-651518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535/1578Geib, Lorena Teresinha Consalterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:38:21Zoai:revistas.usp.br:article/1535Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:38:21Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
Capacitación pedagógica de enfermeros: una construcción a partir de la concepción problematizadora
Nurses' pedagogical training: a construction from the problem-based conception
title Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
spellingShingle Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
Geib, Lorena Teresinha Consalter
educação em enfermagem
universidades
ciência
educación en enfermería
universidades
ciencia
nursing education
universities
science
title_short Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
title_full Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
title_fullStr Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
title_full_unstemmed Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
title_sort Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora
author Geib, Lorena Teresinha Consalter
author_facet Geib, Lorena Teresinha Consalter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geib, Lorena Teresinha Consalter
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
universidades
ciência
educación en enfermería
universidades
ciencia
nursing education
universities
science
topic educação em enfermagem
universidades
ciência
educación en enfermería
universidades
ciencia
nursing education
universities
science
description O artigo descreve o espaço e tempo do quotidiano acadêmico em seu deslizamento da racionalidade moderna para a socialidade pós-moderna. Utilizando um estilo estético e um recorte microssocial de abordagem compreensiva, olha para questões, como vestibular, recepção de calouros, prática pedagógica, reuniões e distribuição do saber, vislumbrando as possibilidades emergentes na (des)construção de novas relações acadêmicas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535
10.1590/S0104-11692001000100009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692001000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1535/1578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 1 (2001); 59-65
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 1 (2001); 59-65
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 1 (2001); 59-65
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837793882112