Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Letícia Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Vivian do Prado, Morelato, Caroline Silva, Goes, Fernanda Dos Santos Nogueira De, Fonseca, Luciana Mara Monti, Camargo, Rosangela Andrade Aukar De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864
Resumo: Objetivo: desenvolver infográfico animado sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde de acordo com a Política Nacional e suas principais diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Método: estudo metodológico por via de análise de contexto e lacunas de conhecimento com revisão de literatura e brainstorming; síntese de conhecimentos em mapa conceitual; construção e validação de roteiro; elaboração de desenho didático e produção da mídia infográfica. Participaram 18 interlocutores de Núcleo de Educação Permanente e Humanização nas etapas de análise do contexto e síntese do conhecimento e seis especialistas na validação do roteiro. Resultados: por meio de associação de textos, imagens, áudios, animações e transições, foram apresentados os conceitos, princípios e a trajetória legal da política de Educação Permanente, com exemplos do cotidiano do trabalho, destacando-se as diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Os especialistas no tema avaliaram positivamente o infográfico por possuir informações claras, que atendem as necessidades do público-alvo; favorecer o aprendizado e estar apto para circular no meio científico. Conclusão: o infográfico contempla conteúdos sobre a Educação Permanente em Saúde ao representar o cenário do cotidiano do trabalho e incentiva a reflexão pelos trabalhadores da saúde.
id USP-38_71c45969d345d5240deb1135a9461045
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182864
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em SaúdeDevelopment of an animated infographic on Permanent Health EducationDesarrollo de una infografía animada sobre Educación Permanente en SaludEducaçãoEducação ContinuadaTecnologiaAnimaçãoInformática em EnfermagemAprendizagemEducaciónEducación ContínuaTecnologíaAnimaciónInformática Aplicada a la EnfermeríaAprendizajeEducationContinuing EducationTechnologyAnimationNursing InformaticsLearningObjetivo: desenvolver infográfico animado sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde de acordo com a Política Nacional e suas principais diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Método: estudo metodológico por via de análise de contexto e lacunas de conhecimento com revisão de literatura e brainstorming; síntese de conhecimentos em mapa conceitual; construção e validação de roteiro; elaboração de desenho didático e produção da mídia infográfica. Participaram 18 interlocutores de Núcleo de Educação Permanente e Humanização nas etapas de análise do contexto e síntese do conhecimento e seis especialistas na validação do roteiro. Resultados: por meio de associação de textos, imagens, áudios, animações e transições, foram apresentados os conceitos, princípios e a trajetória legal da política de Educação Permanente, com exemplos do cotidiano do trabalho, destacando-se as diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Os especialistas no tema avaliaram positivamente o infográfico por possuir informações claras, que atendem as necessidades do público-alvo; favorecer o aprendizado e estar apto para circular no meio científico. Conclusão: o infográfico contempla conteúdos sobre a Educação Permanente em Saúde ao representar o cenário do cotidiano do trabalho e incentiva a reflexão pelos trabalhadores da saúde.Objetivo: desarrollar una infografía animada sobre el concepto de Educación Permanente en Salud de acuerdo con la Política Nacional y sus principales diferencias con respecto a la educación continua y a la educación en salud. Método: estudio metodológico que analizó el contexto y las brechas de conocimiento con revisión de la literatura y brainstorming, sintetizó el conocimiento en un mapa conceptual; creó y validó el guión; elaboró el diseño didáctico y produjo los medios infográficos. Participaron 18 interlocutores del Núcleo de Educación Permanente y Humanización en las etapas de análisis del contexto y síntesis de conocimientos y seis especialistas en la validación del guión. Resultados: mediante la asociación de textos, imágenes, audios, animaciones y transiciones, se presentaron los conceptos, los principios y trayectoria la jurídica de la política de Educación Permanente con ejemplos del trabajo cotidiano y, al final, se expone su diferencia en relación con la educación continua y la educación en salud. Los especialistas en la materia evaluaron positivamente la infografía por contener una información clara que satisface las necesidades del público objetivo: favoreciendo el aprendizaje y ser apta circular en el medio científico. Conclusión: la infografía contempla contenidos sobre la Educación Permanente en Salud al representar el escenario del trabajo diario; además, incentiva la reflexión de los trabajadores de la salud.Objective: to create an animated infographic on the concept of Permanent Health Education according to the National Policy and its main differences compared to continuing education and health education. Method: a methodological study that analyzed context and knowledge gaps with a literature review and brainstorming; synthesized knowledge into a concept map; built and validated a script; created a didactic design; and produced infographic media. 18 representatives from the Center for Permanent Education and Humanization participated in the stages of context analysis and synthesis of knowledge, and six specialists participated in the validation of the script. Results: through the combination of texts, images, audios, animations and transitions, the concepts, principles and legal journey of the Permanent Education policy were presented with examples from daily work and, at the end, the difference compared to continuing education and health education is presented. The specialist on the theme evaluated the infographic positively as it has clear information that meet the needs of the target audience; favors learning; and is able to circulate in the scientific environment. Conclusion: the infographic includes content on Permanent Health Education as it represents the daily work scenario and encourages reflection by the health care workers.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18286410.1590/1518-8345.3536.3311Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3311Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3311Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33111518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864/169711https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864/169710https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864/169712Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Letícia Lopes Martins, Vivian do PradoMorelato, Caroline SilvaGoes, Fernanda Dos Santos Nogueira DeFonseca, Luciana Mara MontiCamargo, Rosangela Andrade Aukar De2021-05-14T16:35:22Zoai:revistas.usp.br:article/182864Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-14T16:35:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
Development of an animated infographic on Permanent Health Education
Desarrollo de una infografía animada sobre Educación Permanente en Salud
title Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
spellingShingle Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
Dorneles, Letícia Lopes
Educação
Educação Continuada
Tecnologia
Animação
Informática em Enfermagem
Aprendizagem
Educación
Educación Contínua
Tecnología
Animación
Informática Aplicada a la Enfermería
Aprendizaje
Education
Continuing Education
Technology
Animation
Nursing Informatics
Learning
title_short Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
title_full Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
title_fullStr Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
title_full_unstemmed Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
title_sort Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde
author Dorneles, Letícia Lopes
author_facet Dorneles, Letícia Lopes
Martins, Vivian do Prado
Morelato, Caroline Silva
Goes, Fernanda Dos Santos Nogueira De
Fonseca, Luciana Mara Monti
Camargo, Rosangela Andrade Aukar De
author_role author
author2 Martins, Vivian do Prado
Morelato, Caroline Silva
Goes, Fernanda Dos Santos Nogueira De
Fonseca, Luciana Mara Monti
Camargo, Rosangela Andrade Aukar De
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Letícia Lopes
Martins, Vivian do Prado
Morelato, Caroline Silva
Goes, Fernanda Dos Santos Nogueira De
Fonseca, Luciana Mara Monti
Camargo, Rosangela Andrade Aukar De
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Continuada
Tecnologia
Animação
Informática em Enfermagem
Aprendizagem
Educación
Educación Contínua
Tecnología
Animación
Informática Aplicada a la Enfermería
Aprendizaje
Education
Continuing Education
Technology
Animation
Nursing Informatics
Learning
topic Educação
Educação Continuada
Tecnologia
Animação
Informática em Enfermagem
Aprendizagem
Educación
Educación Contínua
Tecnología
Animación
Informática Aplicada a la Enfermería
Aprendizaje
Education
Continuing Education
Technology
Animation
Nursing Informatics
Learning
description Objetivo: desenvolver infográfico animado sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde de acordo com a Política Nacional e suas principais diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Método: estudo metodológico por via de análise de contexto e lacunas de conhecimento com revisão de literatura e brainstorming; síntese de conhecimentos em mapa conceitual; construção e validação de roteiro; elaboração de desenho didático e produção da mídia infográfica. Participaram 18 interlocutores de Núcleo de Educação Permanente e Humanização nas etapas de análise do contexto e síntese do conhecimento e seis especialistas na validação do roteiro. Resultados: por meio de associação de textos, imagens, áudios, animações e transições, foram apresentados os conceitos, princípios e a trajetória legal da política de Educação Permanente, com exemplos do cotidiano do trabalho, destacando-se as diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Os especialistas no tema avaliaram positivamente o infográfico por possuir informações claras, que atendem as necessidades do público-alvo; favorecer o aprendizado e estar apto para circular no meio científico. Conclusão: o infográfico contempla conteúdos sobre a Educação Permanente em Saúde ao representar o cenário do cotidiano do trabalho e incentiva a reflexão pelos trabalhadores da saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864
10.1590/1518-8345.3536.3311
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3536.3311
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864/169711
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864/169710
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182864/169712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3311
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3311
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3311
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222854826950656