E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padalino, Yara
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446
Resumo: O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos.
id USP-38_cf56b14bedcb2d780f315207c5caffb6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2446
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nursesE-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeirosE-learning: estudio comparativo de la aprehensión del conocimiento entre enfermeroseducação a distânciaeducação continuada em enfermageminformática em enfermagemeducación a distanciaeducación continua en enfermeríaenfermeríainformáticaeducationdistancenursingcontinuinginformaticsO final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos.The end of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century are marked by technology revolution and strategic changes in organizations. Strategies such as the e-learning, has been used for training human resources. This study aimed to compare the knowledge acquired among groups of nurses who used e-learning and those who undergone a traditional classroom training. The true-experimental design was used followed by a quantitative analysis. This study was performed at the Hospital and Maternity São Luiz. The study population was composed by 60 nurses, randomly assigned to two groups, named A and B. Group A received the traditional classroom training and group B received the computer-assisted training. In the data collection, participants filled in a questionnaire before and after the training to evaluate their knowledge and to characterize the population. Results showed there was an equal acquisition of knowledge in both groups; confirming the efficacy of both methods.El final del siglo XX e inicio del siglo XXI se caracterizó por la revolución tecnológica y los cambios estratégicos en las organizaciones, estrategias, como e-learning, vienen siendo utilizadas. El objetivo de este estudio fue comparar el conocimiento aprendido entre los grupos de enfermeros que utilizaron el e-learning y los que recibieron el entrenamiento presencial. La metodología cuantitativa utilizada fue el método experimental verdadero. El local de estudio fue el Hospital y Maternidad São Luiz. La población fue constituida por 60 enfermeros, los cuales fueron divididos de forma randomizada en dos grupos, denominados A y B. El grupo A realizó el entrenamiento presencial y el grupo B a través del computador. En la recolección de datos, los participantes llenaron un cuestionario antes y después del entrenamiento para poder evaluar su conocimiento y características de la población. Los resultados mostraron que hubo aprehensión de conocimiento por parte de los dos grupos, lo cual permitió concluir que los dos métodos utilizados son eficaces.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/244610.1590/S0104-11692007000300006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 397-403Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 397-403Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 397-4031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2799https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2800https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2801Padalino, YaraPeres, Heloisa Helena Ciquetoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:49:14Zoai:revistas.usp.br:article/2446Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:49:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
E-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros
E-learning: estudio comparativo de la aprehensión del conocimiento entre enfermeros
title E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
spellingShingle E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
Padalino, Yara
educação a distância
educação continuada em enfermagem
informática em enfermagem
educación a distancia
educación continua en enfermería
enfermería
informática
education
distance
nursing
continuing
informatics
title_short E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
title_full E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
title_fullStr E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
title_full_unstemmed E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
title_sort E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
author Padalino, Yara
author_facet Padalino, Yara
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
author_role author
author2 Peres, Heloisa Helena Ciqueto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padalino, Yara
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
educação continuada em enfermagem
informática em enfermagem
educación a distancia
educación continua en enfermería
enfermería
informática
education
distance
nursing
continuing
informatics
topic educação a distância
educação continuada em enfermagem
informática em enfermagem
educación a distancia
educación continua en enfermería
enfermería
informática
education
distance
nursing
continuing
informatics
description O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446
10.1590/S0104-11692007000300006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000300006
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2799
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2800
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 397-403
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 397-403
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 397-403
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842507231232