E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446 |
Resumo: | O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos. |
id |
USP-38_cf56b14bedcb2d780f315207c5caffb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2446 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nursesE-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeirosE-learning: estudio comparativo de la aprehensión del conocimiento entre enfermeroseducação a distânciaeducação continuada em enfermageminformática em enfermagemeducación a distanciaeducación continua en enfermeríaenfermeríainformáticaeducationdistancenursingcontinuinginformaticsO final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos.The end of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century are marked by technology revolution and strategic changes in organizations. Strategies such as the e-learning, has been used for training human resources. This study aimed to compare the knowledge acquired among groups of nurses who used e-learning and those who undergone a traditional classroom training. The true-experimental design was used followed by a quantitative analysis. This study was performed at the Hospital and Maternity São Luiz. The study population was composed by 60 nurses, randomly assigned to two groups, named A and B. Group A received the traditional classroom training and group B received the computer-assisted training. In the data collection, participants filled in a questionnaire before and after the training to evaluate their knowledge and to characterize the population. Results showed there was an equal acquisition of knowledge in both groups; confirming the efficacy of both methods.El final del siglo XX e inicio del siglo XXI se caracterizó por la revolución tecnológica y los cambios estratégicos en las organizaciones, estrategias, como e-learning, vienen siendo utilizadas. El objetivo de este estudio fue comparar el conocimiento aprendido entre los grupos de enfermeros que utilizaron el e-learning y los que recibieron el entrenamiento presencial. La metodología cuantitativa utilizada fue el método experimental verdadero. El local de estudio fue el Hospital y Maternidad São Luiz. La población fue constituida por 60 enfermeros, los cuales fueron divididos de forma randomizada en dos grupos, denominados A y B. El grupo A realizó el entrenamiento presencial y el grupo B a través del computador. En la recolección de datos, los participantes llenaron un cuestionario antes y después del entrenamiento para poder evaluar su conocimiento y características de la población. Los resultados mostraron que hubo aprehensión de conocimiento por parte de los dos grupos, lo cual permitió concluir que los dos métodos utilizados son eficaces.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/244610.1590/S0104-11692007000300006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 397-403Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 397-403Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 397-4031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2799https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2800https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2801Padalino, YaraPeres, Heloisa Helena Ciquetoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:49:14Zoai:revistas.usp.br:article/2446Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:49:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses E-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros E-learning: estudio comparativo de la aprehensión del conocimiento entre enfermeros |
title |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses |
spellingShingle |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses Padalino, Yara educação a distância educação continuada em enfermagem informática em enfermagem educación a distancia educación continua en enfermería enfermería informática education distance nursing continuing informatics |
title_short |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses |
title_full |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses |
title_fullStr |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses |
title_full_unstemmed |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses |
title_sort |
E-learning: a comparative study for knowledge apprehension among nurses |
author |
Padalino, Yara |
author_facet |
Padalino, Yara Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padalino, Yara Peres, Heloisa Helena Ciqueto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância educação continuada em enfermagem informática em enfermagem educación a distancia educación continua en enfermería enfermería informática education distance nursing continuing informatics |
topic |
educação a distância educação continuada em enfermagem informática em enfermagem educación a distancia educación continua en enfermería enfermería informática education distance nursing continuing informatics |
description |
O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e as mudanças estratégicas nas organizações, estratégias, como e-learning, vem sendo utilizadas. O objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de enfermeiros que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de um método experimental verdadeiro. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após o treinamento para avaliação do conhecimento e caracterização da população. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446 10.1590/S0104-11692007000300006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2799 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2800 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2446/2801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 3 (2007); 397-403 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 3 (2007); 397-403 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 3 (2007); 397-403 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222842507231232 |