Learning on leadership: nurses opinion about their academic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Lúcia de Assis
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Fávero, Neide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1470
Resumo: O propósito desse estudo foi conhecer a opinião dos enfermeiros sobre o preparo realizado durante o curso de graduação, para liderarem a equipe de enfermagem. Foram entrevistados dezessete enfermeiros vinculados a uma instituição hospitalar pública federal, que vivenciam a situação de "liderar" uma equipe de enfermagem. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe insatisfação em relação ao preparo acadêmico para o desempenho da função de líder. Os aspectos abordados proporcionaram reflexão sobre a necessidade de se viabilizar estratégias de ensino-aprendizagem que levem o aluno a desenvolver habilidades de liderança.
id USP-38_780e58127e0cd18b63cdd4f557227d2b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1470
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Learning on leadership: nurses opinion about their academic educationAprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmicaAprendizaje del liderazgo: opinión de enfermeros sobre la formación academicaenfermagemliderançaaprendizagemenfermeríaliderazgoaprendizajenursingleadershiplearningO propósito desse estudo foi conhecer a opinião dos enfermeiros sobre o preparo realizado durante o curso de graduação, para liderarem a equipe de enfermagem. Foram entrevistados dezessete enfermeiros vinculados a uma instituição hospitalar pública federal, que vivenciam a situação de "liderar" uma equipe de enfermagem. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe insatisfação em relação ao preparo acadêmico para o desempenho da função de líder. Os aspectos abordados proporcionaram reflexão sobre a necessidade de se viabilizar estratégias de ensino-aprendizagem que levem o aluno a desenvolver habilidades de liderança.The purpose of the present study was to identify nurses opinion about aspects of their academic undergraduate education directed to form leaders of the nursing team. Therefore, authors interviewed 17 nurses from a public federal hospital who experience the condition of being staff leaders. The collected material was analyzed through the technique of content analysis. Results evidenced a dissatisfaction concerning their academic training on leadership. The approached aspects showed the importance of a reflection about the need of teaching-learning strategies that allow students to develop leadership skills.El propósito de ese estudio fue conocer la opinión de los enfermeros la capacitación recibida durante el curso de graduación, para el liderazgo del cuadro de enfermería. Fueron entrevistados diecisiete enfermeros vinculados a una institución hospitalaria pública gubernamental, que viven la situación de "liderazgo" de un cuadro de enfermería. El material recolectado fue sometido a la técnica de análisis de contenido. Los resultados evidenciaron que existe insatisfacción en relación con la preparación académica para el desempeño de la función de líder. Los aspectos abordados proporcionaron reflexiones sobre la necesidad de desarrollar estrategias viables de enseñanza-aprendizaje llevando al alumno a desenvolver habilidades de liderazgo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2000-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/147010.1590/S0104-11692000000300013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 3 (2000); 91-96Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 3 (2000); 91-96Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 3 (2000); 91-961518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1470/1505Simões, Ana Lúcia de AssisFávero, Neideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:32:57Zoai:revistas.usp.br:article/1470Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:32:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
Aprendizagem da liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmica
Aprendizaje del liderazgo: opinión de enfermeros sobre la formación academica
title Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
spellingShingle Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
Simões, Ana Lúcia de Assis
enfermagem
liderança
aprendizagem
enfermería
liderazgo
aprendizaje
nursing
leadership
learning
title_short Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
title_full Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
title_fullStr Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
title_full_unstemmed Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
title_sort Learning on leadership: nurses opinion about their academic education
author Simões, Ana Lúcia de Assis
author_facet Simões, Ana Lúcia de Assis
Fávero, Neide
author_role author
author2 Fávero, Neide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Lúcia de Assis
Fávero, Neide
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
liderança
aprendizagem
enfermería
liderazgo
aprendizaje
nursing
leadership
learning
topic enfermagem
liderança
aprendizagem
enfermería
liderazgo
aprendizaje
nursing
leadership
learning
description O propósito desse estudo foi conhecer a opinião dos enfermeiros sobre o preparo realizado durante o curso de graduação, para liderarem a equipe de enfermagem. Foram entrevistados dezessete enfermeiros vinculados a uma instituição hospitalar pública federal, que vivenciam a situação de "liderar" uma equipe de enfermagem. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que existe insatisfação em relação ao preparo acadêmico para o desempenho da função de líder. Os aspectos abordados proporcionaram reflexão sobre a necessidade de se viabilizar estratégias de ensino-aprendizagem que levem o aluno a desenvolver habilidades de liderança.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1470
10.1590/S0104-11692000000300013
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1470
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692000000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1470/1505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 8 n. 3 (2000); 91-96
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 Núm. 3 (2000); 91-96
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 8 No. 3 (2000); 91-96
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222837245476864