Competências para ação educativa da enfermeira

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Autor(a) principal: Leonello, Valéria Marli
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira, Maria Amélia de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16936
Resumo: Este estudo tem como objeto a interface entre o ensino e a assistência de enfermagem, em sua dimensão educativa. OBJETIVO: Construir perfil de competências para ação educativa da enfermeira, a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. MÉTODO: No referencial teórico metodológico o materialismo histórico e dialético, e utilizou-se como categoria conceitual a noção de competência definida por Perrenoud, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e no saber operante de Mendes-Gonçalves. RESULTADOS: A análise do material empírico, resultou a construção de dez competências para ação educativa da enfermeira. CONCLUSÃO: A necessidade de ressignificar a ação educativa, na perspectiva da Educação Popular, implicando o desenvolvimento de competências mediante oportunidades pedagógicas que, durante a formação inicial, permitam aos estudantes utilizar seus conhecimentos e habilidades em prol de atitude dialógica e de reconhecimento das necessidades dos sujeitos assistidos.
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