Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feresin, Cátia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sonzogno, Maria Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182
Resumo: Este estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde.
id USP-38_ab07f7af249ecde21aacb47a8c129eb7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16182
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiroReflexiones sobre la inserción de la disciplina de nutrición a la formación del enfermeroReflections on the insertion of the nutrition discipline in nursing educationeducação em enfermagemensino superioreducación en enfermeríaenseñanza superioreducationnursinghigherEste estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde.This study aimed to characterize the Nutrition discipline in six undergraduate courses in nursing regarding to the professor background, workload, content, strategies of education and evaluation from the perspective of the professor who teaches it. This is a descriptive research, carried out through semi-structured interviews, analyzed through the Thematic Analysis. It was verified that the discipline content approaches Nutrition in the vital cycle in the prevention of illnesses, as well as, in the healing aspect. The importance of the professor to be attentive to the content complexity necessary to the Nursing Education is highlighted. Nutrition knowledge favors the performance of the Nurse in a multifunctional health team. The formation of study groups with professors from Nutrition disciplines in the health area of undergraduate programs is suggested.El objetivo de este estudio fue caracterizar la disciplina de Nutrición en seis cursos de la graduación en cuanto a la formación docente, carga horaria, contenidos, estrategias y evaluación a partir de la óptica del profesor que la ministra. Trátase de una investigación descriptiva, realizada a través de entrevistas semiestructuradas, analizadas por medio del Análisis de Contenido Temático. Se pudo observar que el contenido de las disciplinas abarca tanto el aspecto de la Nutrición en el ciclo vital como la prevención de la enfermedad en cuanto al aspecto curativo. La importancia del profesor estar atento a la complejidad de los contenidos necesarios para la formación del enfermero fue enfatizada. Los conocimientos de la Nutrición favorecen la actuación del enfermero en el equipo multiprofesional en salud. La evaluación del aprendizaje de los alumnos es predominantemente somativa, dificultando la posibilidad de retomar sus errores. Sugiérese la formación de grupos de estudio de profesores de las disciplinas de Nutrición en Cursos del área de la salud.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1618210.1590/S0104-11692007000600006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1092-1098Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1092-1098Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1092-10981518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17864https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17865https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17866Feresin, CátiaSonzogno, Maria Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T20:18:06Zoai:revistas.usp.br:article/16182Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T20:18:06Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
Reflexiones sobre la inserción de la disciplina de nutrición a la formación del enfermero
Reflections on the insertion of the nutrition discipline in nursing education
title Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
spellingShingle Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
Feresin, Cátia
educação em enfermagem
ensino superior
educación en enfermería
enseñanza superior
education
nursing
higher
title_short Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
title_full Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
title_fullStr Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
title_full_unstemmed Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
title_sort Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
author Feresin, Cátia
author_facet Feresin, Cátia
Sonzogno, Maria Cecília
author_role author
author2 Sonzogno, Maria Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feresin, Cátia
Sonzogno, Maria Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
ensino superior
educación en enfermería
enseñanza superior
education
nursing
higher
topic educação em enfermagem
ensino superior
educación en enfermería
enseñanza superior
education
nursing
higher
description Este estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182
10.1590/S0104-11692007000600006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000600006
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17864
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17865
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1092-1098
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1092-1098
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1092-1098
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846910201856