Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335 |
Resumo: | O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade. |
id |
USP-38_1610c81495e160569d492fa8e5b586b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4335 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem The construction process of pedagogical knowledge among nursing professors Proceso de construcción del conocimiento pedagógico del docente universitario de enfermería EnfermagemEducação SuperiorDocentesEnsinoEnfermeríaEducación SuperiorDocentesEnseñanzaNursingEducationHigherFacultyTeaching O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade. Didactic knowledge about contents is constructed through an idiosyncratic synthesis between knowledge about the subject area, students general pedagogical knowledge and the teachers biography. This study aimed to understand the construction process and the sources of Pedagogical Content Knowledge, as well as to analyze its manifestations and variations in interactive teaching by teachers whom the students considered competent. Data collection involved teachers from an undergraduate nursing program in the South of Brazil, through non-participant observation and semistructured interviews. Data analysis was submitted to the constant comparison method. The results disclose the need for initial education to cover pedagogical aspects for nurses; to assume permanent education as fundamental in view of the complexity of contents and teaching; to use mentoring/monitoring and the value learning with experienced teachers with a view to the development of quality teaching. El conocimiento didáctico del contenido se construyó mediante una síntesis idiosincrática entre el conocimiento de la disciplina, el conocimiento pedagógico general y el conocimiento de los alumnos y también la biografía del profesor. El estudio tuvo como objetivos comprender el proceso de construcción y las fuentes del Conocimiento Didáctico del Contenido y analizar sus manifestaciones y variaciones en la enseñanza interactiva de docentes considerados competentes por los estudiantes. Los datos fueron recolectados junto a docentes de un curso de graduación en Enfermería de la Región Sur de Brasil, por medio de observación no participativa y entrevista semiestructurada. El análisis de los datos fue sometido al método de comparaciones constantes. Los resultados evidencian la necesidad de contemplar, en la formación inicial, aspectos pedagógicos para los enfermeros; considerar la formación permanente como esencial delante de la complejidad del contenido y de la enseñanza; usar el mentoring/monitorización y la valorización del aprendizaje con docentes expertos para el desarrollo de la enseñanza con calidad. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/433510.1590/S0104-11692011000200026Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 2 (2011); 421-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 2 (2011); 421-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 2 (2011); 421-428 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5594https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5595https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5596Backes, Vânia Marli SchubertMoyá, Jose Luis MedinaPrado, Marta Lenise doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:45:04Zoai:revistas.usp.br:article/4335Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:45:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem The construction process of pedagogical knowledge among nursing professors Proceso de construcción del conocimiento pedagógico del docente universitario de enfermería |
title |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem |
spellingShingle |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem Backes, Vânia Marli Schubert Enfermagem Educação Superior Docentes Ensino Enfermería Educación Superior Docentes Enseñanza Nursing Education Higher Faculty Teaching |
title_short |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem |
title_full |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem |
title_fullStr |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem |
title_sort |
Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem |
author |
Backes, Vânia Marli Schubert |
author_facet |
Backes, Vânia Marli Schubert Moyá, Jose Luis Medina Prado, Marta Lenise do |
author_role |
author |
author2 |
Moyá, Jose Luis Medina Prado, Marta Lenise do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Vânia Marli Schubert Moyá, Jose Luis Medina Prado, Marta Lenise do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação Superior Docentes Ensino Enfermería Educación Superior Docentes Enseñanza Nursing Education Higher Faculty Teaching |
topic |
Enfermagem Educação Superior Docentes Ensino Enfermería Educación Superior Docentes Enseñanza Nursing Education Higher Faculty Teaching |
description |
O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335 10.1590/S0104-11692011000200026 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000200026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5594 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5595 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 2 (2011); 421-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 2 (2011); 421-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 2 (2011); 421-428 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222845165371392 |