Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Vânia Marli Schubert
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moyá, Jose Luis Medina, Prado, Marta Lenise do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335
Resumo: O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade.
id USP-38_1610c81495e160569d492fa8e5b586b2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4335
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem The construction process of pedagogical knowledge among nursing professors Proceso de construcción del conocimiento pedagógico del docente universitario de enfermería EnfermagemEducação SuperiorDocentesEnsinoEnfermeríaEducación SuperiorDocentesEnseñanzaNursingEducationHigherFacultyTeaching O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade. Didactic knowledge about contents is constructed through an idiosyncratic synthesis between knowledge about the subject area, students’ general pedagogical knowledge and the teacher’s biography. This study aimed to understand the construction process and the sources of Pedagogical Content Knowledge, as well as to analyze its manifestations and variations in interactive teaching by teachers whom the students considered competent. Data collection involved teachers from an undergraduate nursing program in the South of Brazil, through non-participant observation and semistructured interviews. Data analysis was submitted to the constant comparison method. The results disclose the need for initial education to cover pedagogical aspects for nurses; to assume permanent education as fundamental in view of the complexity of contents and teaching; to use mentoring/monitoring and the value learning with experienced teachers with a view to the development of quality teaching. El conocimiento didáctico del contenido se construyó mediante una síntesis idiosincrática entre el conocimiento de la disciplina, el conocimiento pedagógico general y el conocimiento de los alumnos y también la biografía del profesor. El estudio tuvo como objetivos comprender el proceso de construcción y las fuentes del Conocimiento Didáctico del Contenido y analizar sus manifestaciones y variaciones en la enseñanza interactiva de docentes considerados competentes por los estudiantes. Los datos fueron recolectados junto a docentes de un curso de graduación en Enfermería de la Región Sur de Brasil, por medio de observación no participativa y entrevista semiestructurada. El análisis de los datos fue sometido al método de comparaciones constantes. Los resultados evidencian la necesidad de contemplar, en la formación inicial, aspectos pedagógicos para los enfermeros; considerar la formación permanente como esencial delante de la complejidad del contenido y de la enseñanza; usar el mentoring/monitorización y la valorización del aprendizaje con docentes expertos para el desarrollo de la enseñanza con calidad. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/433510.1590/S0104-11692011000200026Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 2 (2011); 421-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 2 (2011); 421-428 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 2 (2011); 421-428 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5594https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5595https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5596Backes, Vânia Marli SchubertMoyá, Jose Luis MedinaPrado, Marta Lenise doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:45:04Zoai:revistas.usp.br:article/4335Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:45:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
The construction process of pedagogical knowledge among nursing professors
Proceso de construcción del conocimiento pedagógico del docente universitario de enfermería
title Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
spellingShingle Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
Backes, Vânia Marli Schubert
Enfermagem
Educação Superior
Docentes
Ensino
Enfermería
Educación Superior
Docentes
Enseñanza
Nursing
Education
Higher
Faculty
Teaching
title_short Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
title_full Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
title_fullStr Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
title_full_unstemmed Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
title_sort Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem
author Backes, Vânia Marli Schubert
author_facet Backes, Vânia Marli Schubert
Moyá, Jose Luis Medina
Prado, Marta Lenise do
author_role author
author2 Moyá, Jose Luis Medina
Prado, Marta Lenise do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Vânia Marli Schubert
Moyá, Jose Luis Medina
Prado, Marta Lenise do
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação Superior
Docentes
Ensino
Enfermería
Educación Superior
Docentes
Enseñanza
Nursing
Education
Higher
Faculty
Teaching
topic Enfermagem
Educação Superior
Docentes
Ensino
Enfermería
Educación Superior
Docentes
Enseñanza
Nursing
Education
Higher
Faculty
Teaching
description O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335
10.1590/S0104-11692011000200026
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692011000200026
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5594
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5595
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4335/5596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 2 (2011); 421-428
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 2 (2011); 421-428
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 2 (2011); 421-428
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222845165371392