Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182 |
Resumo: | Este estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde. |
id |
USP-38_ab07f7af249ecde21aacb47a8c129eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16182 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiroReflexiones sobre la inserción de la disciplina de nutrición a la formación del enfermeroReflections on the insertion of the nutrition discipline in nursing educationeducação em enfermagemensino superioreducación en enfermeríaenseñanza superioreducationnursinghigherEste estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde.This study aimed to characterize the Nutrition discipline in six undergraduate courses in nursing regarding to the professor background, workload, content, strategies of education and evaluation from the perspective of the professor who teaches it. This is a descriptive research, carried out through semi-structured interviews, analyzed through the Thematic Analysis. It was verified that the discipline content approaches Nutrition in the vital cycle in the prevention of illnesses, as well as, in the healing aspect. The importance of the professor to be attentive to the content complexity necessary to the Nursing Education is highlighted. Nutrition knowledge favors the performance of the Nurse in a multifunctional health team. The formation of study groups with professors from Nutrition disciplines in the health area of undergraduate programs is suggested.El objetivo de este estudio fue caracterizar la disciplina de Nutrición en seis cursos de la graduación en cuanto a la formación docente, carga horaria, contenidos, estrategias y evaluación a partir de la óptica del profesor que la ministra. Trátase de una investigación descriptiva, realizada a través de entrevistas semiestructuradas, analizadas por medio del Análisis de Contenido Temático. Se pudo observar que el contenido de las disciplinas abarca tanto el aspecto de la Nutrición en el ciclo vital como la prevención de la enfermedad en cuanto al aspecto curativo. La importancia del profesor estar atento a la complejidad de los contenidos necesarios para la formación del enfermero fue enfatizada. Los conocimientos de la Nutrición favorecen la actuación del enfermero en el equipo multiprofesional en salud. La evaluación del aprendizaje de los alumnos es predominantemente somativa, dificultando la posibilidad de retomar sus errores. Sugiérese la formación de grupos de estudio de profesores de las disciplinas de Nutrición en Cursos del área de la salud.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1618210.1590/S0104-11692007000600006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1092-1098Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1092-1098Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1092-10981518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17864https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17865https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17866Feresin, CátiaSonzogno, Maria Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T20:18:06Zoai:revistas.usp.br:article/16182Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T20:18:06Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro Reflexiones sobre la inserción de la disciplina de nutrición a la formación del enfermero Reflections on the insertion of the nutrition discipline in nursing education |
title |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro Feresin, Cátia educação em enfermagem ensino superior educación en enfermería enseñanza superior education nursing higher |
title_short |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro |
title_full |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro |
title_sort |
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro |
author |
Feresin, Cátia |
author_facet |
Feresin, Cátia Sonzogno, Maria Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Sonzogno, Maria Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feresin, Cátia Sonzogno, Maria Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem ensino superior educación en enfermería enseñanza superior education nursing higher |
topic |
educação em enfermagem ensino superior educación en enfermería enseñanza superior education nursing higher |
description |
Este estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182 10.1590/S0104-11692007000600006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000600006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17864 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17865 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16182/17866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 6 (2007); 1092-1098 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 6 (2007); 1092-1098 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 6 (2007); 1092-1098 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222846910201856 |