Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841 |
Resumo: | Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade. |
id |
USP-38_ab410fd58e03954910dccbfdf72839bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/212841 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativaMethodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative reviewMetodologías utilizadas por los profesionales de enfermería en la producción de videos educativos: revisión integradoraEnfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia EducacionalEnfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología EducacionalNursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational TechnologyObjetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.Objetivo: evaluar la evidencia científica sobre las metodologías que utilizan los profesionales de enfermería para producir videos educativos. Método: revisión integradora. La búsqueda de estudios primarios se realizó en las bases de datos CINAHL, LILACS y MEDLINE/PubMed. La muestra estuvo compuesta por 19 investigaciones. La calidad metodológica de los estudios incluidos se evaluó usando una herramienta propuesta por la Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice y los resultados se analizaron de forma descriptiva. Resultados: las etapas metodológicas utilizadas para el proceso de elaboración y realización de los videos incluyen preproducción, producción y postproducción. Los estudios revelan que, en general, los autores aplicaron y/o describieron correctamente las etapas, además contemplaban el método adoptado. Sin embargo, en 14 estudios no se utilizó un marco metodológico para garantizar el rigor en su realización y en 11 presentaron validación por parte del público objetivo. Conclusión: la síntesis de conocimientos mostró que aún hay necesidad de atención en la construcción de videos educativos en cuanto al marco metodológico y la validación por la población objetivo. La ejecución rigurosa de los procedimientos metodológicos necesarios para el desarrollo de videos educativos, para fomentar la adquisición de habilidades esenciales para la creación de material didáctico de alta calidad.Objective: to evaluate the diverse scientific evidence on the methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos. Method: an integrative review. The search for primary studies was carried out in the CINAHL, LILACS and MEDLINE/PubMed databases. The sample consisted of 19 research studies. The methodological quality of the studies included was assessed using a tool proposed by the Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice and the results were analyzed in a descriptive form. Results: the methodological stages used for the process to elaborate and make the videos include pre-production, production and post-production. The studies reveal that, for the most part, the stages were properly applied and/or described by the authors, in addition to contemplating the method adopted. However, in 14 studies there was no use of a methodological framework to ensure rigor in their conduction and in 11 presented validation by the target audience. Conclusion: the synthesis of knowledge showed that there is still a need for attention for the construction of educational videos regarding the methodological framework and validation by the target population. The rigorous execution of the methodological procedures necessary for the development of educational videos, aiming to encourage the acquisition of essential skills for the creation of high-quality teaching materials.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21284110.1590/1518-8345.6690.3952Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3952Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3952Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39521518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194859https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194860https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194861https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Rafael Fernando Mendes Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de LimaJardim, Fabrine AguilarMendes, Karina Dal SassoSawada, Namie Okino2023-06-06T16:39:41Zoai:revistas.usp.br:article/212841Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-06-06T16:39:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa Methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative review Metodologías utilizadas por los profesionales de enfermería en la producción de videos educativos: revisión integradora |
title |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa |
spellingShingle |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa Barbosa, Rafael Fernando Mendes Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional Enfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología Educacional Nursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational Technology |
title_short |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa |
title_full |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa |
title_fullStr |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa |
title_sort |
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa |
author |
Barbosa, Rafael Fernando Mendes |
author_facet |
Barbosa, Rafael Fernando Mendes Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima Jardim, Fabrine Aguilar Mendes, Karina Dal Sasso Sawada, Namie Okino |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima Jardim, Fabrine Aguilar Mendes, Karina Dal Sasso Sawada, Namie Okino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Rafael Fernando Mendes Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima Jardim, Fabrine Aguilar Mendes, Karina Dal Sasso Sawada, Namie Okino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional Enfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología Educacional Nursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational Technology |
topic |
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional Enfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología Educacional Nursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational Technology |
description |
Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841 10.1590/1518-8345.6690.3952 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.6690.3952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194859 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194860 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3952 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3952 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3952 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222857544859648 |