Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Rafael Fernando Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima, Jardim, Fabrine Aguilar, Mendes, Karina Dal Sasso, Sawada, Namie Okino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841
Resumo: Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.
id USP-38_ab410fd58e03954910dccbfdf72839bd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212841
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativaMethodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative reviewMetodologías utilizadas por los profesionales de enfermería en la producción de videos educativos: revisión integradoraEnfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia EducacionalEnfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología EducacionalNursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational TechnologyObjetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.Objetivo: evaluar la evidencia científica sobre las metodologías que utilizan los profesionales de enfermería para producir videos educativos. Método: revisión integradora. La búsqueda de estudios primarios se realizó en las bases de datos CINAHL, LILACS y MEDLINE/PubMed. La muestra estuvo compuesta por 19 investigaciones. La calidad metodológica de los estudios incluidos se evaluó usando una herramienta propuesta por la Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice y los resultados se analizaron de forma descriptiva. Resultados: las etapas metodológicas utilizadas para el proceso de elaboración y realización de los videos incluyen preproducción, producción y postproducción. Los estudios revelan que, en general, los autores aplicaron y/o describieron correctamente las etapas, además contemplaban el método adoptado. Sin embargo, en 14 estudios no se utilizó un marco metodológico para garantizar el rigor en su realización y en 11 presentaron validación por parte del público objetivo. Conclusión: la síntesis de conocimientos mostró que aún hay necesidad de atención en la construcción de videos educativos en cuanto al marco metodológico y la validación por la población objetivo. La ejecución rigurosa de los procedimientos metodológicos necesarios para el desarrollo de videos educativos, para fomentar la adquisición de habilidades esenciales para la creación de material didáctico de alta calidad.Objective: to evaluate the diverse scientific evidence on the methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos. Method: an integrative review. The search for primary studies was carried out in the CINAHL, LILACS and MEDLINE/PubMed databases. The sample consisted of 19 research studies. The methodological quality of the studies included was assessed using a tool proposed by the Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice and the results were analyzed in a descriptive form. Results: the methodological stages used for the process to elaborate and make the videos include pre-production, production and post-production. The studies reveal that, for the most part, the stages were properly applied and/or described by the authors, in addition to contemplating the method adopted. However, in 14 studies there was no use of a methodological framework to ensure rigor in their conduction and in 11 presented validation by the target audience. Conclusion: the synthesis of knowledge showed that there is still a need for attention for the construction of educational videos regarding the methodological framework and validation by the target population. The rigorous execution of the methodological procedures necessary for the development of educational videos, aiming to encourage the acquisition of essential skills for the creation of high-quality teaching materials.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21284110.1590/1518-8345.6690.3952Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3952Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3952Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39521518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194859https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194860https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194861https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Rafael Fernando Mendes Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de LimaJardim, Fabrine AguilarMendes, Karina Dal SassoSawada, Namie Okino2023-06-06T16:39:41Zoai:revistas.usp.br:article/212841Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-06-06T16:39:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
Methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative review
Metodologías utilizadas por los profesionales de enfermería en la producción de videos educativos: revisión integradora
title Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
spellingShingle Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
Barbosa, Rafael Fernando Mendes
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional
Enfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología Educacional
Nursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational Technology
title_short Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
title_full Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
title_fullStr Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
title_full_unstemmed Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
title_sort Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
author Barbosa, Rafael Fernando Mendes
author_facet Barbosa, Rafael Fernando Mendes
Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima
Jardim, Fabrine Aguilar
Mendes, Karina Dal Sasso
Sawada, Namie Okino
author_role author
author2 Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima
Jardim, Fabrine Aguilar
Mendes, Karina Dal Sasso
Sawada, Namie Okino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rafael Fernando Mendes
Gonzaga, Anne Ketlley Lacerda de Lima
Jardim, Fabrine Aguilar
Mendes, Karina Dal Sasso
Sawada, Namie Okino
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional
Enfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología Educacional
Nursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational Technology
topic Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional
Enfermería; Educación en Enfermería; Películas y Videos Educativos; Técnicas de Planificación; Estudios de Validación; Tecnología Educacional
Nursing; Nursing Education; Instructional Films and Videos; Planning Techniques; Validation Study; Educational Technology
description Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841
10.1590/1518-8345.6690.3952
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6690.3952
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194859
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194860
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/212841/194861
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3952
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3952
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3952
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857544859648