Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saupe, Rosita
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Nietche, Elisabeta Albertina, Cestari, Maria Elisabeth, Giorgi, Maria Denise Mesadri, Krahl, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922
Resumo: Esta pesquisa foi realizada junto a seis Cursos de Enfermagem, localizados na Região Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e avaliar a qualidade de vida dos estudantes. A metodologia utilizada, tanto para coleta quanto análise dos dados, foi o modelo WHOQOL Bref, da Organização Mundial da Saúde, que se mostrou sensível para o diagnóstico pretendido. Os resultados indicaram que 64% dos alunos refere satisfação com sua qualidade de vida, mas 36% apresentam problemas significativos, que demandam necessidades específicas e que justificam a implantação de programas de apoio e suporte para enfrentamento das situações de sofrimento.
id USP-38_ae24ae18d7b4f152143b4a5a4a9caa35
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1922
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagemQuality of life of nursing studentsCalidad de vida de los estudiantes de enfermeríacalidad de vidaeducación en enfermeríamétodosquality of lifenursing educationmethodqualidade de vidaeducação em enfermagemmétodoEsta pesquisa foi realizada junto a seis Cursos de Enfermagem, localizados na Região Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e avaliar a qualidade de vida dos estudantes. A metodologia utilizada, tanto para coleta quanto análise dos dados, foi o modelo WHOQOL Bref, da Organização Mundial da Saúde, que se mostrou sensível para o diagnóstico pretendido. Os resultados indicaram que 64% dos alunos refere satisfação com sua qualidade de vida, mas 36% apresentam problemas significativos, que demandam necessidades específicas e que justificam a implantação de programas de apoio e suporte para enfrentamento das situações de sofrimento.This research involved six nursing courses located in the South of Brazil and aimed to find out and evaluate the quality of life of the students. The model WHOQOL Bref model of the World Health Organization was adopted for data collection and analysis and revealed sensitivity for the intended diagnosis. The results indicated that 64% of the students mention satisfaction with their quality of life, but 36% present significant problems, which demand specific needs and justify the implantation of support programs to face the situations of suffering.Esta investigación involucró seis cursos de enfermería, situados en la región sur del Brasil, con objeto de conocer y evaluar la calidad de la vida de los estudiantes. La metodología usada para la colección y el análisis de los datos fue el modelo WHOQOL Bref de la Organización Mundial de la Salud, que se demostró sensible para la diagnosis prevista. Los resultados indicaron que 64% de los alumnos relataron satisfacción con su calidad de vida, mientras 36% presentaron problemas significativos, que exigen medidas específicas y que justifican la implantación de programas de ayuda y apoyo para afrontar las situaciones de sufrimiento.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/192210.1590/S0104-11692004000400009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 4 (2004); 636-642Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 4 (2004); 636-642Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 4 (2004); 636-6421518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922/1985Saupe, RositaNietche, Elisabeta AlbertinaCestari, Maria ElisabethGiorgi, Maria Denise MesadriKrahl, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:50:56Zoai:revistas.usp.br:article/1922Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:50:56Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
Quality of life of nursing students
Calidad de vida de los estudiantes de enfermería
title Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
spellingShingle Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
Saupe, Rosita
calidad de vida
educación en enfermería
métodos
quality of life
nursing education
method
qualidade de vida
educação em enfermagem
método
title_short Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
title_full Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
title_fullStr Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
title_full_unstemmed Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
title_sort Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem
author Saupe, Rosita
author_facet Saupe, Rosita
Nietche, Elisabeta Albertina
Cestari, Maria Elisabeth
Giorgi, Maria Denise Mesadri
Krahl, Mônica
author_role author
author2 Nietche, Elisabeta Albertina
Cestari, Maria Elisabeth
Giorgi, Maria Denise Mesadri
Krahl, Mônica
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saupe, Rosita
Nietche, Elisabeta Albertina
Cestari, Maria Elisabeth
Giorgi, Maria Denise Mesadri
Krahl, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv calidad de vida
educación en enfermería
métodos
quality of life
nursing education
method
qualidade de vida
educação em enfermagem
método
topic calidad de vida
educación en enfermería
métodos
quality of life
nursing education
method
qualidade de vida
educação em enfermagem
método
description Esta pesquisa foi realizada junto a seis Cursos de Enfermagem, localizados na Região Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e avaliar a qualidade de vida dos estudantes. A metodologia utilizada, tanto para coleta quanto análise dos dados, foi o modelo WHOQOL Bref, da Organização Mundial da Saúde, que se mostrou sensível para o diagnóstico pretendido. Os resultados indicaram que 64% dos alunos refere satisfação com sua qualidade de vida, mas 36% apresentam problemas significativos, que demandam necessidades específicas e que justificam a implantação de programas de apoio e suporte para enfrentamento das situações de sofrimento.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922
10.1590/S0104-11692004000400009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692004000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1922/1985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 12 n. 4 (2004); 636-642
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 Núm. 4 (2004); 636-642
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 12 No. 4 (2004); 636-642
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444182906011648