Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778 |
Resumo: | Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais. |
id |
USP-38_b182615b19467fd55a97bcc360e732a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/191778 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiaisPrograma educativo híbrido para el desarrollo de competencias en aspiración de vías aéreas artificialesBlended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airwaysProcesso de EnfermagemEducação em EnfermagemTecnologia EducacionalSucçãoRespiração ArtificialEstudos de ValidaçãoProceso de EnfermeríaEducación en EnfermeríaTecnología EducacionalSucciónRespiración ArtificialEstudio de ValidaciónNursing ProcessNursing EducationEducational TechnologySuctionArtificial RespirationValidation StudyObjetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.Objetivo: desarrollar y validar un programa educativo híbrido, similar al aula invertida, sobre la aspiración de vías aéreas artificiales. Método: investigación aplicada y metodológica que involucró producción tecnológica para la enseñanza de una Intervención de Enfermería, basada en los marcos teóricos de Vygotsky y el Proceso de Enfermería. Para la elaboración y validación se siguió un modelo clásico de design instruccional. Se validaron los requisitos generales y pedagógicos, requisitos para videos e interfaz. Para el análisis se utilizó el Índice de Validez de Contenido y el First-order agreement coefficient. Resultados: participaron 34 expertos, de los cuales 27 eran enfermeros y siete profesionales en Tecnologías de la Información. Según la perspectiva de los enfermeros, los requisitos generales y pedagógicos obtuvieron un Índice de Validez de Contenido de 0,99; para los vídeos y para la interfaz se obtuvo 0,98. La interfaz para los profesionales de la informática fue de 0,94. Todos los requisitos mostraron una conformidad casi perfecta. Conclusión: el programa educativo fue diseñado y validado por expertos y constituye una propuesta innovadora para la formación de enfermeros. La mediación de la enseñanza a través de tecnologías debidamente validadas puede favorecer el aprendizaje y la obtención de resultados positivos en el desarrollo de habilidades en la práctica de la aspiración de vías aéreas artificiales.Objective: to develop and validate a blended learning program, of the inverted classroom type, on the aspiration of artificial airways. Method: applied and methodological research that involved technological production for teaching a Nursing Intervention, based on Vygotsky’s theoretical frameworks and on the Nursing Process. For elaboration and validation, a classic instructional design model was followed. The general and pedagogical requirements were validated, as well as those for videos and interface. For the analysis, the Content Validity Index and the First-order agreement coefficient were used. Results: 34 experts participated, 27 of whom were nurses and seven were professionals in Information Technology. In the nurses’ opinion, the general and pedagogical requirements obtained a Content Validity Index of 0.99 and 0.98 was obtained for the videos and for the interface. The interface for the IT professionals was 0.94. All requirements showed almost perfect agreement. Conclusion: the teaching program was elaborated and validated by experts and constitutes an innovative proposal to train nurses. The mediation of teaching by means of duly validated technologies can favor learning and reaching positive results in the development of skills in the practice of aspiration of artificial airways.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19177810.1590/1518-8345.4539.3462Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3462Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3462Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34621518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176674https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176673https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176675Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Braga, Fernanda Titareli Merizio MartinsMata, Luciana Regina Ferreira da Mendes, Karina Dal SassoFófano, Rafael CordeiroDalri, Maria Célia Barcellos 2021-10-25T21:25:44Zoai:revistas.usp.br:article/191778Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-10-25T21:25:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais Programa educativo híbrido para el desarrollo de competencias en aspiración de vías aéreas artificiales Blended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airways |
title |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais |
spellingShingle |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Processo de Enfermagem Educação em Enfermagem Tecnologia Educacional Sucção Respiração Artificial Estudos de Validação Proceso de Enfermería Educación en Enfermería Tecnología Educacional Succión Respiración Artificial Estudio de Validación Nursing Process Nursing Education Educational Technology Suction Artificial Respiration Validation Study |
title_short |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais |
title_full |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais |
title_fullStr |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais |
title_full_unstemmed |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais |
title_sort |
Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais |
author |
Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho |
author_facet |
Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins Mata, Luciana Regina Ferreira da Mendes, Karina Dal Sasso Fófano, Rafael Cordeiro Dalri, Maria Célia Barcellos |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins Mata, Luciana Regina Ferreira da Mendes, Karina Dal Sasso Fófano, Rafael Cordeiro Dalri, Maria Célia Barcellos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins Mata, Luciana Regina Ferreira da Mendes, Karina Dal Sasso Fófano, Rafael Cordeiro Dalri, Maria Célia Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de Enfermagem Educação em Enfermagem Tecnologia Educacional Sucção Respiração Artificial Estudos de Validação Proceso de Enfermería Educación en Enfermería Tecnología Educacional Succión Respiración Artificial Estudio de Validación Nursing Process Nursing Education Educational Technology Suction Artificial Respiration Validation Study |
topic |
Processo de Enfermagem Educação em Enfermagem Tecnologia Educacional Sucção Respiração Artificial Estudos de Validação Proceso de Enfermería Educación en Enfermería Tecnología Educacional Succión Respiración Artificial Estudio de Validación Nursing Process Nursing Education Educational Technology Suction Artificial Respiration Validation Study |
description |
Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778 10.1590/1518-8345.4539.3462 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.4539.3462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176674 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176673 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/191778/176675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3462 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3462 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3462 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856261402624 |