Fatores associados à satisfação no trabalho em Centros de Atenção Psicossocial
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99965 |
Resumo: | OBJETIVOS: analisar a prevalência de satisfação no trabalho e identificar fatores associados em Centros de Atenção Psicossocial. MÉTODO: estudo transversal com 546 trabalhadores de 40 Centros de Atenção Psicossocial, da Região Sul do Brasil. A satisfação foi identificada a partir da Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe de Saúde Mental e a análise ajustada dos dados, realizada por modelo de regressão logística. RESULTADOS: prevalência de satisfação no trabalho de 66,4%. Fatores diretamente associados à satisfação: função de nível superior (excetuando médicos e psicólogos), tempo de trabalho menor ou igual a seis meses, realização de maior número de visitas domiciliares, boa supervisão pela equipe, possibilidade de fazer escolhas coletivas e cursos. CONCLUSÕES: a satisfação está associada à organização e às condições do trabalho e demonstra necessidade de se investir em supervisão pelas equipes, em processos que democratizem os serviços e, também, na formação de seus trabalhadores. |
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Fatores associados à satisfação no trabalho em Centros de Atenção Psicossocial Factors associated with satisfaction at work in Psychosocial Care Centers Factores asociados a la satisfacción en el trabajo en Centros de Atención Psicosocial OBJETIVOS: analisar a prevalência de satisfação no trabalho e identificar fatores associados em Centros de Atenção Psicossocial. MÉTODO: estudo transversal com 546 trabalhadores de 40 Centros de Atenção Psicossocial, da Região Sul do Brasil. A satisfação foi identificada a partir da Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe de Saúde Mental e a análise ajustada dos dados, realizada por modelo de regressão logística. RESULTADOS: prevalência de satisfação no trabalho de 66,4%. Fatores diretamente associados à satisfação: função de nível superior (excetuando médicos e psicólogos), tempo de trabalho menor ou igual a seis meses, realização de maior número de visitas domiciliares, boa supervisão pela equipe, possibilidade de fazer escolhas coletivas e cursos. CONCLUSÕES: a satisfação está associada à organização e às condições do trabalho e demonstra necessidade de se investir em supervisão pelas equipes, em processos que democratizem os serviços e, também, na formação de seus trabalhadores. OBJECTIVES: to analyze the prevalence of satisfaction at work and identify associated factors in Psychosocial Care Centers. METHOD: cross-sectional study involving 546 workers from 40 Psychosocial Care Centers in the South of Brazil. The satisfaction was identified based on the Assessment Scale of Satisfaction in the Mental Health Team and a logistic regression model was used for the adjusted data analysis. RESULTS: the prevalence of satisfaction at work corresponded to 66.4%. Factors directly associated with satisfaction: higher-level function (except physicians and psychologists), work time of six months or less, making a larger number of home visits, good supervision by the team, possibility to make collective choices and take courses. CONCLUSIONS: the satisfaction is associated with the work organization and conditions and demonstrates the need to invest in team supervisions, in process that democratize the services and in the workers' training. OBJETIVOS: analizar la prevalencia de satisfacción en el trabajo e identificar factores asociados en Centros de Atención Psicosocial. MÉTODO: estudio trasversal con 546 trabajadores de 40 Centros de Atención Psicosocial de la región Sur de Brasil. La satisfacción fue identificada a partir de la Escala de Evaluación de la Satisfacción del Equipo de Salud Mental y el análisis ajustado de los datos efectuado mediante un modelo de regresión logística. RESULTADOS: prevalencia de satisfacción en el trabajo de 66,4%. Factores directamente asociados a la satisfacción: función de nivel superior (excepto médicos y psicólogos), tiempo de trabajo menor o igual a seis meses, efectuar mayor número de visitas a domicilio, boa supervisión por el equipo, posibilidad de hacer opciones colectivas y cursos. CONCLUSIONES: la satisfacción está asociada a la organización y a las condiciones del trabajo y demuestra la necesidad de invertir en supervisión por los equipos, en procesos que democraticen los servicios y también en la formación de sus trabajadores. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/9996510.1590/0104-1169.3474.2500Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 6 (2014); 950-958Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 6 (2014); 950-958Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 6 (2014); 950-9581518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99965/98478https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99965/98479https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99965/98480Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLapischies, Sonia Regina da Costa Jardim, Vanda Maria da Rosa Kantorski, Luciane Prado 2015-07-06T11:45:55Zoai:revistas.usp.br:article/99965Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-07-06T11:45:55Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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