O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corona, M. Brenda Eugenia Franco
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Carvalho, Emilia Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram.
id USP-38_c430cde08d654c11d41750253ea265b7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2149
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O significado do ensino do processo de enfermagem para o docenteSignificance of teaching the nursing process for the facultySignificado de la enseñanza del proceso de enfermería para el docenteenfermagemprocessos de enfermagemensinodocente de enfermagemeducação em enfermagemprática profissionalenfermeríaprocesos de enfermeríaenseñanzadocente de enfermeríaeducación en enfermeríapráctica profesionalnursingnursing process^i2^steachnursing facultynursing educationprofessional practiceO objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram.This paper aimed to analyze the significance of teaching the Nursing Process (NP) for faculty, through the Representational Theory of Significance. Ten professors from Guanajuato University participated in the investigation. Data were collected through semi-structured interview and questionnaire. The analysis was done from the perspective of the mentioned theory. All faculty members know, teach and apply the NP. They also refer to the importance of its teaching and practice by professionals. In conclusion, regarding the significance of the nursing process, faculty members tend to recognize it as a scientific method and an important instrument in professional nursing activities; as for the meaning of teaching the nursing process, it is considered as a well-founded, indispensable and modern instruction for the discipline, as long as it covers the five stages it consists of.El presente estudio tuvo como finalidad analizar el significado de la enseñanza del Proceso de Enfermería (PE) para el docente, a través de la Teoría Representacional de Significado. En la investigación participaron diez docentes de la Universidad de Guanajuato. Los datos se recolectaron a través de entrevista semiestructurada y cuestionario. El análisis fue desde la perspectiva de la teoría mencionada. Se obtuvo que todos los profesores conocen, enseñan y aplican el PE, además refieren la importancia de su enseñanza y colocación en práctica por parte de los profesionales. En conclusión respecto al significado en el referente, se percibe una tendencia de los profesores en reconocer este proceso, como un método científico y un instrumento importante en el actuar del profesional de enfermería; en cuanto al significado en el pensamiento de la enseñanza del PE, es considerada como una instrucción fundamentada, indispensable y actualizada para la disciplina en tanto que abarca las cinco etapas que lo integran.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/214910.1590/S0104-11692005000600003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 6 (2005); 929-936Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 6 (2005); 929-936Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 6 (2005); 929-9361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149/2242Corona, M. Brenda Eugenia FrancoCarvalho, Emilia Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:44:27Zoai:revistas.usp.br:article/2149Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:44:27Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
Significance of teaching the nursing process for the faculty
Significado de la enseñanza del proceso de enfermería para el docente
title O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
spellingShingle O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
Corona, M. Brenda Eugenia Franco
enfermagem
processos de enfermagem
ensino
docente de enfermagem
educação em enfermagem
prática profissional
enfermería
procesos de enfermería
enseñanza
docente de enfermería
educación en enfermería
práctica profesional
nursing
nursing process^i2^steach
nursing faculty
nursing education
professional practice
title_short O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
title_full O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
title_fullStr O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
title_full_unstemmed O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
title_sort O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
author Corona, M. Brenda Eugenia Franco
author_facet Corona, M. Brenda Eugenia Franco
Carvalho, Emilia Campos de
author_role author
author2 Carvalho, Emilia Campos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corona, M. Brenda Eugenia Franco
Carvalho, Emilia Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
processos de enfermagem
ensino
docente de enfermagem
educação em enfermagem
prática profissional
enfermería
procesos de enfermería
enseñanza
docente de enfermería
educación en enfermería
práctica profesional
nursing
nursing process^i2^steach
nursing faculty
nursing education
professional practice
topic enfermagem
processos de enfermagem
ensino
docente de enfermagem
educação em enfermagem
prática profissional
enfermería
procesos de enfermería
enseñanza
docente de enfermería
educación en enfermería
práctica profesional
nursing
nursing process^i2^steach
nursing faculty
nursing education
professional practice
description O objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149
10.1590/S0104-11692005000600003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000600003
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149/2242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 6 (2005); 929-936
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 6 (2005); 929-936
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 6 (2005); 929-936
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222840797003776