O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram. |
id |
USP-38_c430cde08d654c11d41750253ea265b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2149 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docenteSignificance of teaching the nursing process for the facultySignificado de la enseñanza del proceso de enfermería para el docenteenfermagemprocessos de enfermagemensinodocente de enfermagemeducação em enfermagemprática profissionalenfermeríaprocesos de enfermeríaenseñanzadocente de enfermeríaeducación en enfermeríapráctica profesionalnursingnursing process^i2^steachnursing facultynursing educationprofessional practiceO objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram.This paper aimed to analyze the significance of teaching the Nursing Process (NP) for faculty, through the Representational Theory of Significance. Ten professors from Guanajuato University participated in the investigation. Data were collected through semi-structured interview and questionnaire. The analysis was done from the perspective of the mentioned theory. All faculty members know, teach and apply the NP. They also refer to the importance of its teaching and practice by professionals. In conclusion, regarding the significance of the nursing process, faculty members tend to recognize it as a scientific method and an important instrument in professional nursing activities; as for the meaning of teaching the nursing process, it is considered as a well-founded, indispensable and modern instruction for the discipline, as long as it covers the five stages it consists of.El presente estudio tuvo como finalidad analizar el significado de la enseñanza del Proceso de Enfermería (PE) para el docente, a través de la Teoría Representacional de Significado. En la investigación participaron diez docentes de la Universidad de Guanajuato. Los datos se recolectaron a través de entrevista semiestructurada y cuestionario. El análisis fue desde la perspectiva de la teoría mencionada. Se obtuvo que todos los profesores conocen, enseñan y aplican el PE, además refieren la importancia de su enseñanza y colocación en práctica por parte de los profesionales. En conclusión respecto al significado en el referente, se percibe una tendencia de los profesores en reconocer este proceso, como un método científico y un instrumento importante en el actuar del profesional de enfermería; en cuanto al significado en el pensamiento de la enseñanza del PE, es considerada como una instrucción fundamentada, indispensable y actualizada para la disciplina en tanto que abarca las cinco etapas que lo integran.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/214910.1590/S0104-11692005000600003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 6 (2005); 929-936Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 6 (2005); 929-936Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 6 (2005); 929-9361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149/2242Corona, M. Brenda Eugenia FrancoCarvalho, Emilia Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:44:27Zoai:revistas.usp.br:article/2149Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:44:27Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente Significance of teaching the nursing process for the faculty Significado de la enseñanza del proceso de enfermería para el docente |
title |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente |
spellingShingle |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente Corona, M. Brenda Eugenia Franco enfermagem processos de enfermagem ensino docente de enfermagem educação em enfermagem prática profissional enfermería procesos de enfermería enseñanza docente de enfermería educación en enfermería práctica profesional nursing nursing process^i2^steach nursing faculty nursing education professional practice |
title_short |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente |
title_full |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente |
title_fullStr |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente |
title_full_unstemmed |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente |
title_sort |
O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente |
author |
Corona, M. Brenda Eugenia Franco |
author_facet |
Corona, M. Brenda Eugenia Franco Carvalho, Emilia Campos de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Emilia Campos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corona, M. Brenda Eugenia Franco Carvalho, Emilia Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem processos de enfermagem ensino docente de enfermagem educação em enfermagem prática profissional enfermería procesos de enfermería enseñanza docente de enfermería educación en enfermería práctica profesional nursing nursing process^i2^steach nursing faculty nursing education professional practice |
topic |
enfermagem processos de enfermagem ensino docente de enfermagem educação em enfermagem prática profissional enfermería procesos de enfermería enseñanza docente de enfermería educación en enfermería práctica profesional nursing nursing process^i2^steach nursing faculty nursing education professional practice |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149 10.1590/S0104-11692005000600003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692005000600003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2149/2242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 6 (2005); 929-936 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 6 (2005); 929-936 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 6 (2005); 929-936 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222840797003776 |