Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonart, Edilomar
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mendes, Maria Manuela Rino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2116
Resumo: A enfermagem brasileira tem procurado discutir as questões do contexto sociopolítico, que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O estudo teve como objetivo compreender a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem a partir da abordagem cultural, tendo como percurso metodológico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos permitiram verificar a deficiência da formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Ressaltou-se, também, a compreensão do próprio ser humano em utilizar símbolos e significados das experiências vividas como marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social.
id USP-38_ff3e9ba098c3a5ee1c2ecd28fe1a4bca
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2116
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem culturalFormación gerontológica del técnico en enfermería: una aproximación culturalGerontological training of nursing technicians: a cultural approachenfermagemeducaçãogeriatriaenvelhecimentoenfermeríaeducacióngeriatríaenvejecimientonursingeducationgeriatricsagingA enfermagem brasileira tem procurado discutir as questões do contexto sociopolítico, que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O estudo teve como objetivo compreender a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem a partir da abordagem cultural, tendo como percurso metodológico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos permitiram verificar a deficiência da formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Ressaltou-se, também, a compreensão do próprio ser humano em utilizar símbolos e significados das experiências vividas como marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social.Brazilian nursing has been trying to discuss social-political questions that interfere in health and higher as well as technical education. One of the challenges posed nowadays is the population's aging, which occurs at an accelerated rate and demands redefinitions of roles and actions to attend to the elderly population. This case study aimed to understand the gerontological training of nursing technicians from a cultural approach, using a qualitative methodology. Results revealed deficiencies in the formation of competent nursing technicians who are trained in elderly care. Human beings' use of symbols and meanings of past experiences was seen as a reference point for the promotion of transforming initiatives that correspond to social reality.La enfermería brasileña ha intentado discutir las cuestiones del contexto socio-político que interfieren en los sectores de la salud y de la educación en los niveles superior y técnico. Uno de los desafíos impuestos por la actualidad es el envejecimiento de la población, que ocurre de forma acelerada y exige redefiniciones de papeles y acciones para la atención a los ancianos. La finalidad de este estudio de caso fue comprender la formación gerontológica del técnico en enfermería a partir de una aproximación cultural, mediante la metodología cualitativa. Los resultados obtenidos demuestran la deficiencia de la formación de técnicos de enfermería competentes y habilitados para cuidar de la población anciana. También se destaca la comprensión del propio ser humano en utilizar símbolos y significados de las experiencias vividas como marco referencial para la formación de iniciativas transformadoras correspondientes con la realidad social.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/211610.1590/S0104-11692005000400012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 4 (2005); 538-546Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 4 (2005); 538-546Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 4 (2005); 538-5461518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2116/2205Leonart, EdilomarMendes, Maria Manuela Rinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:40:28Zoai:revistas.usp.br:article/2116Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:40:28Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
Formación gerontológica del técnico en enfermería: una aproximación cultural
Gerontological training of nursing technicians: a cultural approach
title Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
spellingShingle Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
Leonart, Edilomar
enfermagem
educação
geriatria
envelhecimento
enfermería
educación
geriatría
envejecimiento
nursing
education
geriatrics
aging
title_short Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
title_full Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
title_fullStr Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
title_full_unstemmed Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
title_sort Formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural
author Leonart, Edilomar
author_facet Leonart, Edilomar
Mendes, Maria Manuela Rino
author_role author
author2 Mendes, Maria Manuela Rino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonart, Edilomar
Mendes, Maria Manuela Rino
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
educação
geriatria
envelhecimento
enfermería
educación
geriatría
envejecimiento
nursing
education
geriatrics
aging
topic enfermagem
educação
geriatria
envelhecimento
enfermería
educación
geriatría
envejecimiento
nursing
education
geriatrics
aging
description A enfermagem brasileira tem procurado discutir as questões do contexto sociopolítico, que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O estudo teve como objetivo compreender a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem a partir da abordagem cultural, tendo como percurso metodológico o Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos permitiram verificar a deficiência da formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Ressaltou-se, também, a compreensão do próprio ser humano em utilizar símbolos e significados das experiências vividas como marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2116
10.1590/S0104-11692005000400012
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2116
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2116/2205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 n. 4 (2005); 538-546
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 Núm. 4 (2005); 538-546
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 No. 4 (2005); 538-546
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222840722554880