Escrevivências da educação física cultural. v. 4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1188
Resumo: Escrevivência é uma criação de Conceição Evaristo, escritora, professora e participante ativa do movimento feminista e de valorização da cultura negra, cuja obra ficcional promove um mergulho no universo marginal que a sociedade finge não ver. A narrativa de Conceição Evaristo ou Maria-Nova (menina negra, filha de lavadeira, habitante de uma favela e que encontra na escrita uma forma de resistir às adversidades) se solidariza com desfavorecido(a)s e lentamente entrelaça os elementos que constituem a escrevivência: o corpo é um arquivo de impressões da vida; a condição é um processo simultaneamente enunciativo e compreensivo, e a experiência é a artimanha estética que confere credibilidade ao discurso. Este livro é o inverso disso. Ele traz a público relatos de experiências de professore(a)s que ousaram não só colocar em ação a perspectiva cultural da Educação Física, como também aceitaram o desafio de registrar os caminhos percorridos junto às turmas com as quais atuaram. Relatos de experiência podem ser tomados como escrevivências, uma vez que manifestam impressões do fazer pedagógico vivido pelo(a)s próprio(a)s autore(a)s. São histórias de quem propõe, trabalha com o(a)s estudantes, reorganiza suas ações e aprende sempre. Histórias de quem enfrentou as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 que assolou a população brasileira no triênio 2020-2022, atingiu duramente as famílias, o(a)s estudantes e o(a)s docentes. É preciso reconhecer que por muito tempo as vozes do(a)s professore(a)s estiveram ausentes no discurso pedagógico. A ausência é maior quando se trata da Educação Física. Nesta obra, o(a)s professore(a)s que traduziram para a prática a teoria curricular cultural da Educação Física transgrediram esse pensamento abissal, explicitando em suas escrevivências inúmeros transbordamentos.
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