O rendimento da escola brasileira em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/443
Resumo: Este livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores.
id USP-3_409baac6e4c63a92e292ae9e6a0f3642
oai_identifier_str oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/395
network_acronym_str USP-3
network_name_str Portal de Livros Abertos da USP
repository_id_str
spelling O rendimento da escola brasileira em questãoEste livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2020-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/44310.11606/9786550130091978-65-5013-009-1USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/443/395/1557Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoLima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-27T20:46:21Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/395Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:52.994875Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O rendimento da escola brasileira em questão
title O rendimento da escola brasileira em questão
spellingShingle O rendimento da escola brasileira em questão
Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
title_short O rendimento da escola brasileira em questão
title_full O rendimento da escola brasileira em questão
title_fullStr O rendimento da escola brasileira em questão
title_full_unstemmed O rendimento da escola brasileira em questão
title_sort O rendimento da escola brasileira em questão
author Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
author_facet Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
author_role author
author2 Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação
description Este livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/443
10.11606/9786550130091
978-65-5013-009-1
url https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/443
identifier_str_mv 10.11606/9786550130091
978-65-5013-009-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/443/395/1557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
publisher.none.fl_str_mv USP Open Books Portal
Portal de Livros Abertos da USP
dc.source.none.fl_str_mv USP Open Books Portal;
Portal de Livros Abertos da USP;
reponame:Portal de Livros Abertos da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Portal de Livros Abertos da USP
collection Portal de Livros Abertos da USP
repository.name.fl_str_mv Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv atendimento@aguia.usp.br
_version_ 1797047285000962048