O rendimento da escola brasileira em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros Abertos da USP |
Texto Completo: | https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/443 |
Resumo: | Este livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores. |
id |
USP-3_409baac6e4c63a92e292ae9e6a0f3642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/395 |
network_acronym_str |
USP-3 |
network_name_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
O rendimento da escola brasileira em questãoEste livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores.USP Open Books PortalPortal de Livros Abertos da USP2020-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookDigital (DA) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/44310.11606/9786550130091978-65-5013-009-1USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/443/395/1557Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de EducaçãoLima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-27T20:46:21Zoai:livrosabertos.usp.br:publicationFormat/395Portal de LivrosPUBhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/oaiatendimento@aguia.usp.bropendoar:2024-03-18T10:27:52.994875Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O rendimento da escola brasileira em questão |
title |
O rendimento da escola brasileira em questão |
spellingShingle |
O rendimento da escola brasileira em questão Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
title_short |
O rendimento da escola brasileira em questão |
title_full |
O rendimento da escola brasileira em questão |
title_fullStr |
O rendimento da escola brasileira em questão |
title_full_unstemmed |
O rendimento da escola brasileira em questão |
title_sort |
O rendimento da escola brasileira em questão |
author |
Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
author_facet |
Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Lima, Ana Laura Godinho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação |
description |
Este livro é resultado do trabalho em colaboração de pesquisadores que se propuseram a escrutinar aspectos importantes em torno da noção de rendimento escolar. Trata-se de um termo utilizado já há bastante tempo para se referir àquilo que a escola produz ou deveria produzir em termos de aprendizagem dos alunos, formação de cidadãos, trabalhadores rentáveis à sociedade, entre outras possibilidades. Se bem que o escopo não tenha sido repertoriar o que, afinal, significa rendimento escolar, o conjunto dos capítulos aqui apresentados nos permite observar deslocamentos de sentido e tensões que acompanham os debates, bem como os anseios, quanto ao rendimento da escola. Tal compilação integra os esforços de investigação empreendidos, desde 2011, no âmbito do grupo de pesquisa “História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”. Apresentar os eixos que organizaram a pesquisa até o momento e que nos levaram à opção por destacar, neste livro, o rendimento da escola como uma das questões fundamentais para compreensão da escolarização no Brasil, tem por intento não apenas mostrar como se chegou ao foco que integra os capítulos, como também vislumbrar a interlocução possível com outros pesquisadores, identificando parceiros de temática e animando novos pesquisadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/443 10.11606/9786550130091 978-65-5013-009-1 |
url |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/443 |
identifier_str_mv |
10.11606/9786550130091 978-65-5013-009-1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/443/395/1557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal Portal de Livros Abertos da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
USP Open Books Portal; Portal de Livros Abertos da USP; reponame:Portal de Livros Abertos da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Portal de Livros Abertos da USP |
collection |
Portal de Livros Abertos da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Portal de Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento@aguia.usp.br |
_version_ |
1797047285000962048 |