O apetite da antropologia, o sabor antropofágico do saber antropológico: alteridade e identidade no caso Tupinambá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agnolin, Adone; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros Abertos da USP
Texto Completo: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1062
Resumo: Este livro constitui o resultado de um percurso de pesquisa conduzido durante o Doutorado realizado junto ao curso de Sociologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, percurso finalizado em novembro de 1998, sob orientação do Prof. Dr. Lísias Nogueira Negrão. Sendo que o itinerário de sua publicação fez jus aos labirintos de sua elaboração, foi mantido essencialmente na sua estrutura e no seu conteúdo então desenvolvidos, com apenas a necessária revisão do texto e pequenos reajustes, além da atualização das citações. Pelo fato de reconhecer a importância do dado cultural no que diz respeito à alimentação do homem, a Antropologia se apresenta como perspectiva de análise imprescindível. Por outro lado, ela constituirá o esboço de um estudo crítico sobre sua própria caraterística de compreensão/digestão da alteridade cultural. Além do mais, a colocação da antropofagia ritual (“sagrada”) no centro de nosso trabalho nos impõe o ponto de vista de uma metodologia de estudo histórico-religiosa. A utilidade dessa perspectiva de estudos está toda contida na adjetivação “ritual”, que acompanha esta específica forma de antropofagia. Trata-se, consequentemente, de esclarecer esses termos/conceitos, muitas vezes assumidos de forma acrítica, aos quais a escola histórico-religiosa tem dedicado tanta atenção, oferecendo uma significativa contribuição/problematização aos estudos históricos e antropológicos contemporâneos. Está além do nosso alcance e fora do nosso objetivo relatar a história da Antropologia ou da alimentação e de seus rituais, entre os quais se encontraria o canibalismo. Trata-se, pelo contrário, de um percurso de e nos confins/margens na dimensão de um espaço comum à Antropologia e à alimentação – tendo o canibalismo como fio condutor – e, com elas, à História das Religiões.
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