Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moré, Rafael Pereira Ocampo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moritz, Gilberto de Oliveira, Pereira, Mauricio Fernandes, Melo, Pedro Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172
Resumo: Para que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes.
id USP-40_0cc0e6153ad0c9147bde593b81d40244
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79172
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)MANAGEMENT MODEL FOR DISTANCE LEARNING: THE STUDENT MONITORING SYSTEM DOI: 10.5585/rai.v7i2.620Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation.EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. MediatizaPara que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes.In order to achieve the goals of Distance Learning, an effective model of management is essential and, accordingly, the Student Monitoring System (SMS) is one of the key factors in the teaching/learning process. Therefore, this study aims to present an analysis of main agents and SAE technological resources applied to Distance Learning in the Business Administration Course at Federal University of Santa Catarina (UFSC). The case study method was used in a qualitative approach. The primary data was collected through a systematic and participatory observation by the researchers, while the secondary data was derived from bibliographic and documental research. The conclusions present analysis results relative to SAE. The process of mediation and interaction between teachers/tutors and students is highlighted, where the use of Information and Communication Technologies (ICT) - in particular the Teaching and Learning Virtual Environment (AVEA, in Portuguese) - contributes to the students’ monitoring and performance. Further emphasis is bestowed upon the role of the tutors, considered the main components in the teaching/learning process because of constant interaction and mediation between teachers and students.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 104-1262515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172/83244Moré, Rafael Pereira OcampoMoritz, Gilberto de OliveiraPereira, Mauricio FernandesMelo, Pedro Antônio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T12:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/79172Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T12:26:39Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
MANAGEMENT MODEL FOR DISTANCE LEARNING: THE STUDENT MONITORING SYSTEM DOI: 10.5585/rai.v7i2.620
title Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
spellingShingle Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
Moré, Rafael Pereira Ocampo
Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation.
EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza
title_short Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
title_full Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
title_fullStr Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
title_full_unstemmed Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
title_sort Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
author Moré, Rafael Pereira Ocampo
author_facet Moré, Rafael Pereira Ocampo
Moritz, Gilberto de Oliveira
Pereira, Mauricio Fernandes
Melo, Pedro Antônio de
author_role author
author2 Moritz, Gilberto de Oliveira
Pereira, Mauricio Fernandes
Melo, Pedro Antônio de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moré, Rafael Pereira Ocampo
Moritz, Gilberto de Oliveira
Pereira, Mauricio Fernandes
Melo, Pedro Antônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation.
EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza
topic Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation.
EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza
description Para que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172/83244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 104-126
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702432163397632