Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172 |
Resumo: | Para que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes. |
id |
USP-40_0cc0e6153ad0c9147bde593b81d40244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79172 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)MANAGEMENT MODEL FOR DISTANCE LEARNING: THE STUDENT MONITORING SYSTEM DOI: 10.5585/rai.v7i2.620Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation.EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. MediatizaPara que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes.In order to achieve the goals of Distance Learning, an effective model of management is essential and, accordingly, the Student Monitoring System (SMS) is one of the key factors in the teaching/learning process. Therefore, this study aims to present an analysis of main agents and SAE technological resources applied to Distance Learning in the Business Administration Course at Federal University of Santa Catarina (UFSC). The case study method was used in a qualitative approach. The primary data was collected through a systematic and participatory observation by the researchers, while the secondary data was derived from bibliographic and documental research. The conclusions present analysis results relative to SAE. The process of mediation and interaction between teachers/tutors and students is highlighted, where the use of Information and Communication Technologies (ICT) - in particular the Teaching and Learning Virtual Environment (AVEA, in Portuguese) - contributes to the students’ monitoring and performance. Further emphasis is bestowed upon the role of the tutors, considered the main components in the teaching/learning process because of constant interaction and mediation between teachers and students.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 104-1262515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172/83244Moré, Rafael Pereira OcampoMoritz, Gilberto de OliveiraPereira, Mauricio FernandesMelo, Pedro Antônio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T12:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/79172Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T12:26:39Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) MANAGEMENT MODEL FOR DISTANCE LEARNING: THE STUDENT MONITORING SYSTEM DOI: 10.5585/rai.v7i2.620 |
title |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) |
spellingShingle |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) Moré, Rafael Pereira Ocampo Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation. EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza |
title_short |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) |
title_full |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) |
title_fullStr |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) |
title_full_unstemmed |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) |
title_sort |
Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE) |
author |
Moré, Rafael Pereira Ocampo |
author_facet |
Moré, Rafael Pereira Ocampo Moritz, Gilberto de Oliveira Pereira, Mauricio Fernandes Melo, Pedro Antônio de |
author_role |
author |
author2 |
Moritz, Gilberto de Oliveira Pereira, Mauricio Fernandes Melo, Pedro Antônio de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moré, Rafael Pereira Ocampo Moritz, Gilberto de Oliveira Pereira, Mauricio Fernandes Melo, Pedro Antônio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation. EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza |
topic |
Distance Learning. Student Monitoring System. Tutors. Management Models. Mediation. EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza |
description |
Para que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172/83244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 104-126 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1816702432163397632 |