Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manuel Antonio Meireles da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sanches, Cida, Marietto, Márcio Luiz, Silva, Orlando Roque da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094
Resumo: O presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho.
id USP-40_884250503c703e14c5ba7c4d241e7376
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79094
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresasFIELDS AND WEAPONS OF THE COMPETITION: A MODEL TO FORMULATE THE PRODUCTION STRATEGIES FOR SMALL AND MEDIUM COMPANIESCampos e armas da competiçãoEstratégia de produçãoVantagem competitivaO presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho.The present work argues that the responsible persons for the function production in the small and medium companies (SMC) should know how to formulate and to implement production strategies to the competitive advantages that the organization looks for to conquer, to maintain and to enlarge, or, in other words, aligned to the business strategy. For so much, it recommends the use of the model of fields and weapons of the competition (FWC). Besides considerations about production strategy and competitive advantage in the SMC, the work presents a synthesis of the model of FWC, that it is a model quite adapted to formulate the business strategy so much as the production strategies. Field of the competition is where the company looks for competitive advantage and it is defined by the business strategy. Competition weapon is a factor that the organization uses to reach competitive advantage in a field of the competition and it is defined by the operational strategy. For each field of the competition there is a group of appropriate weapons, and the company should make use of them to overcome the competitors. The objective of this work is to determine that group of weapons.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 3 (2007); 102-1162515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094/83166Costa, Manuel Antonio Meireles daSanches, CidaMarietto, Márcio LuizSilva, Orlando Roque dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T13:42:23Zoai:revistas.usp.br:article/79094Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T13:42:23Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
FIELDS AND WEAPONS OF THE COMPETITION: A MODEL TO FORMULATE THE PRODUCTION STRATEGIES FOR SMALL AND MEDIUM COMPANIES
title Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
spellingShingle Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
Costa, Manuel Antonio Meireles da
Campos e armas da competição
Estratégia de produção
Vantagem competitiva
title_short Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
title_full Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
title_fullStr Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
title_full_unstemmed Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
title_sort Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
author Costa, Manuel Antonio Meireles da
author_facet Costa, Manuel Antonio Meireles da
Sanches, Cida
Marietto, Márcio Luiz
Silva, Orlando Roque da
author_role author
author2 Sanches, Cida
Marietto, Márcio Luiz
Silva, Orlando Roque da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manuel Antonio Meireles da
Sanches, Cida
Marietto, Márcio Luiz
Silva, Orlando Roque da
dc.subject.por.fl_str_mv Campos e armas da competição
Estratégia de produção
Vantagem competitiva
topic Campos e armas da competição
Estratégia de produção
Vantagem competitiva
description O presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094/83166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 3 (2007); 102-116
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934290468864