Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094 |
Resumo: | O presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho. |
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Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresasFIELDS AND WEAPONS OF THE COMPETITION: A MODEL TO FORMULATE THE PRODUCTION STRATEGIES FOR SMALL AND MEDIUM COMPANIESCampos e armas da competiçãoEstratégia de produçãoVantagem competitivaO presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho.The present work argues that the responsible persons for the function production in the small and medium companies (SMC) should know how to formulate and to implement production strategies to the competitive advantages that the organization looks for to conquer, to maintain and to enlarge, or, in other words, aligned to the business strategy. For so much, it recommends the use of the model of fields and weapons of the competition (FWC). Besides considerations about production strategy and competitive advantage in the SMC, the work presents a synthesis of the model of FWC, that it is a model quite adapted to formulate the business strategy so much as the production strategies. Field of the competition is where the company looks for competitive advantage and it is defined by the business strategy. Competition weapon is a factor that the organization uses to reach competitive advantage in a field of the competition and it is defined by the operational strategy. For each field of the competition there is a group of appropriate weapons, and the company should make use of them to overcome the competitors. The objective of this work is to determine that group of weapons.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094INMR - Innovation & Management Review; v. 4 n. 3 (2007); 102-1162515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79094/83166Costa, Manuel Antonio Meireles daSanches, CidaMarietto, Márcio LuizSilva, Orlando Roque dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T13:42:23Zoai:revistas.usp.br:article/79094Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T13:42:23Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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