Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grohmann, Márcia Zampieri
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Battistella, Luciana Flores, Costa, Vania Flores, Velter, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79195
Resumo: A adoção de produtos com inovações é um desafio para as organizações e para os profissionais de marketing. Com o objetivo de verificar a influência do gênero no processo de aceitação e uso de produtos com inovações tecnológicas, foi realizada uma pesquisa com 212 universitários. O modelo utilizado foi uma mescla do Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria da Ação Racional, composto de cinco construtos antecedentes (expressão, diversão, utilidade, facilidade e pressão normativa) e dois consequentes (atitude de uso e intenção de compra). Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (KMO = 0,863; alphas variaram de 0,722 a 0,838) e análise fatorial confirmatória (RMSE = 0,058, ?²/gl = 1,66, NFI = 0,817 e NNFI = 0,903), ambas com resultados satisfatórios. Foram realizadas comparações entre os modelos estruturais para os dois gêneros, os resultados demonstraram que: atitudes influenciam mais a intenção de uso nos homens; a expressão influencia mais a intenção nas mulheres; a relação entre a diversão e a intenção foi mais forte entre as mulheres; a utilidade não influenciou a intenção; a relação entre facilidade e intenção foi mais forte nas mulheres; as pressões normativas não afetam na intenção. Dessa forma, os resultados indicam que entre as mulheres as estratégias de inovação deveriam centrar-se em aspectos como facilidade de uso e divertimento proporcionado pelo produto. Entretanto, os resultados não demonstraram nenhuma relação significativa feita pelos homens, o que remete à necessidade de novos estudos.
id USP-40_aaebcb24c76708e3a93092515827d35c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79195
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderadorACCEPTANCE AND ADPOTION OF NEW TECHNOLOGY PRODUCTS: MODERATING EFFECTS OF GENDER DOI: 10.5585/RAI.2010532Acceptance of technologyGenderIntention to use.Aceitação da inovaçãoGêneroIntenção de compra.A adoção de produtos com inovações é um desafio para as organizações e para os profissionais de marketing. Com o objetivo de verificar a influência do gênero no processo de aceitação e uso de produtos com inovações tecnológicas, foi realizada uma pesquisa com 212 universitários. O modelo utilizado foi uma mescla do Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria da Ação Racional, composto de cinco construtos antecedentes (expressão, diversão, utilidade, facilidade e pressão normativa) e dois consequentes (atitude de uso e intenção de compra). Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (KMO = 0,863; alphas variaram de 0,722 a 0,838) e análise fatorial confirmatória (RMSE = 0,058, ?²/gl = 1,66, NFI = 0,817 e NNFI = 0,903), ambas com resultados satisfatórios. Foram realizadas comparações entre os modelos estruturais para os dois gêneros, os resultados demonstraram que: atitudes influenciam mais a intenção de uso nos homens; a expressão influencia mais a intenção nas mulheres; a relação entre a diversão e a intenção foi mais forte entre as mulheres; a utilidade não influenciou a intenção; a relação entre facilidade e intenção foi mais forte nas mulheres; as pressões normativas não afetam na intenção. Dessa forma, os resultados indicam que entre as mulheres as estratégias de inovação deveriam centrar-se em aspectos como facilidade de uso e divertimento proporcionado pelo produto. Entretanto, os resultados não demonstraram nenhuma relação significativa feita pelos homens, o que remete à necessidade de novos estudos.Innovative product adoption is a challenge for both organizations and marketing professionals. In order to identify gender differences related to the acceptance and adoption of new technologies in products, a survey sample of 212 university students was performed. The applied model was a combination of the Technology Acceptance Model (TAM) and the Theory of Reasoned Action (TRA), with five antecedents constructs (expressiveness, enjoyment, usefulness, ease of use, normative pressure) and two dependents constructs (attitude towards use and intention to use). Data was examined via exploratory factor analysis (KMO = 0.863; alphas between 0.722-0.838) and confirmatory factor analysis (RMSE = 0.058, ?²/gl = 1.66, NFI = 0.817 e NNFI = 0.903), each model having demonstrated to be a good fit. Structural models for male and female indicate that: attitude has a higher influence on intention for males; expressiveness has a higher influence on intention to use for women; usefulness has no effect on intention; the effect of ease of use and intention was stronger with women; and normative pressure does not affect intention to use. Such findings suggest that innovative strategies for female users should focus on ease of use and enjoyment, whereas for men, no significant correlations were made, indicating that further studies should be conducted.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79195INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 4 (2010); 137-1612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79195/83267Grohmann, Márcia ZampieriBattistella, Luciana FloresCosta, Vania FloresVelter, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T17:47:13Zoai:revistas.usp.br:article/79195Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T17:47:13Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
ACCEPTANCE AND ADPOTION OF NEW TECHNOLOGY PRODUCTS: MODERATING EFFECTS OF GENDER DOI: 10.5585/RAI.2010532
title Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
spellingShingle Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
Grohmann, Márcia Zampieri
Acceptance of technology
Gender
Intention to use.
Aceitação da inovação
Gênero
Intenção de compra.
title_short Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
title_full Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
title_fullStr Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
title_full_unstemmed Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
title_sort Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador
author Grohmann, Márcia Zampieri
author_facet Grohmann, Márcia Zampieri
Battistella, Luciana Flores
Costa, Vania Flores
Velter, Aline
author_role author
author2 Battistella, Luciana Flores
Costa, Vania Flores
Velter, Aline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grohmann, Márcia Zampieri
Battistella, Luciana Flores
Costa, Vania Flores
Velter, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Acceptance of technology
Gender
Intention to use.
Aceitação da inovação
Gênero
Intenção de compra.
topic Acceptance of technology
Gender
Intention to use.
Aceitação da inovação
Gênero
Intenção de compra.
description A adoção de produtos com inovações é um desafio para as organizações e para os profissionais de marketing. Com o objetivo de verificar a influência do gênero no processo de aceitação e uso de produtos com inovações tecnológicas, foi realizada uma pesquisa com 212 universitários. O modelo utilizado foi uma mescla do Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria da Ação Racional, composto de cinco construtos antecedentes (expressão, diversão, utilidade, facilidade e pressão normativa) e dois consequentes (atitude de uso e intenção de compra). Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (KMO = 0,863; alphas variaram de 0,722 a 0,838) e análise fatorial confirmatória (RMSE = 0,058, ?²/gl = 1,66, NFI = 0,817 e NNFI = 0,903), ambas com resultados satisfatórios. Foram realizadas comparações entre os modelos estruturais para os dois gêneros, os resultados demonstraram que: atitudes influenciam mais a intenção de uso nos homens; a expressão influencia mais a intenção nas mulheres; a relação entre a diversão e a intenção foi mais forte entre as mulheres; a utilidade não influenciou a intenção; a relação entre facilidade e intenção foi mais forte nas mulheres; as pressões normativas não afetam na intenção. Dessa forma, os resultados indicam que entre as mulheres as estratégias de inovação deveriam centrar-se em aspectos como facilidade de uso e divertimento proporcionado pelo produto. Entretanto, os resultados não demonstraram nenhuma relação significativa feita pelos homens, o que remete à necessidade de novos estudos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79195
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79195/83267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 4 (2010); 137-161
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934983577600