Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Cristiano De Angelis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79339
Resumo: A mudança ainda incipiente do modelo gerencial, que concentra conhecimento nos níveis mais elevados da Administração Pública Federal e favorece a corrupção e favoritismo, para os modelos participativos baseados em redes, que transfere e cria "conhecimento" sem limites, está acontecendo sem a integração dos três alicerces da inteligência: a estratégia, a previsão e a ação. Na área de inteligência governamental federal, as dificuldades de vencer os conflitos entre contrainteligência e democracia, entre militares e civis, e entre políticos e oficias de inteligência geram um viés individual na dimensão pscicológico-cognitiva (fase de coleta e análise de informações) e um viés institucional na dimensão político-organizacional (fase de tomada de decisão). Iniciativas do governo, como a Lei de acesso à informação e o portal colaborativo http://participatorio.juventude.gov.br, se não guiadas por práticas de Gestão do Conhecimento-GC e Inteligência Organizacional-IO, vão contribuir para aumentar a atual avalanche de informações da web 2.0 (a era das redes sociais). Ademais, qualquer “iniciativa de pré-plebiscito” deve basear não somente uma futura reforma política (quem legisla), mas também as reformas administrativa (quem aplica) e judiciária (quem julga) a fim de alcançarmos o crescimento sustentável. Estamos vivendo uma fase de “empolgações tecnológicas”, o que acaba gerando a sub-estimação do capital humano, a dificuldade de criar e usar conhecimento relevante, a falta de resultados e a perda de foco. Este artigo, a partir da revisão dos conceitos e práticas de GC e IO e da criticas aos modelos de governança e do sistema de inteligência do país, apresenta um modelo de inovação e inteligência governamental, uma proposta de mudança cultural e uma estratégia de GC-IO para otimizar os processos de criação (GC) e uso de conhecimento (IO) no setor público.
id USP-40_dfdc42f73dfe5e3793aa7fb74da86180
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79339
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamentalAdministração PúblicaCultura OrganizacionalEstratégiaGestão do ConhecimentoInovaçãoInteligência EconômicaInteligência Organizacional.A mudança ainda incipiente do modelo gerencial, que concentra conhecimento nos níveis mais elevados da Administração Pública Federal e favorece a corrupção e favoritismo, para os modelos participativos baseados em redes, que transfere e cria "conhecimento" sem limites, está acontecendo sem a integração dos três alicerces da inteligência: a estratégia, a previsão e a ação. Na área de inteligência governamental federal, as dificuldades de vencer os conflitos entre contrainteligência e democracia, entre militares e civis, e entre políticos e oficias de inteligência geram um viés individual na dimensão pscicológico-cognitiva (fase de coleta e análise de informações) e um viés institucional na dimensão político-organizacional (fase de tomada de decisão). Iniciativas do governo, como a Lei de acesso à informação e o portal colaborativo http://participatorio.juventude.gov.br, se não guiadas por práticas de Gestão do Conhecimento-GC e Inteligência Organizacional-IO, vão contribuir para aumentar a atual avalanche de informações da web 2.0 (a era das redes sociais). Ademais, qualquer “iniciativa de pré-plebiscito” deve basear não somente uma futura reforma política (quem legisla), mas também as reformas administrativa (quem aplica) e judiciária (quem julga) a fim de alcançarmos o crescimento sustentável. Estamos vivendo uma fase de “empolgações tecnológicas”, o que acaba gerando a sub-estimação do capital humano, a dificuldade de criar e usar conhecimento relevante, a falta de resultados e a perda de foco. Este artigo, a partir da revisão dos conceitos e práticas de GC e IO e da criticas aos modelos de governança e do sistema de inteligência do país, apresenta um modelo de inovação e inteligência governamental, uma proposta de mudança cultural e uma estratégia de GC-IO para otimizar os processos de criação (GC) e uso de conhecimento (IO) no setor público.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79339INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 297-3242515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79339/83410Trindade, Cristiano De Angelisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-15T11:27:49Zoai:revistas.usp.br:article/79339Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-15T11:27:49Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
title Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
spellingShingle Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
Trindade, Cristiano De Angelis
Administração Pública
Cultura Organizacional
Estratégia
Gestão do Conhecimento
Inovação
Inteligência Econômica
Inteligência Organizacional.
title_short Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
title_full Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
title_fullStr Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
title_full_unstemmed Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
title_sort Uma proposta de um modelo de inovação e inteligência governamental
author Trindade, Cristiano De Angelis
author_facet Trindade, Cristiano De Angelis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Cristiano De Angelis
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Pública
Cultura Organizacional
Estratégia
Gestão do Conhecimento
Inovação
Inteligência Econômica
Inteligência Organizacional.
topic Administração Pública
Cultura Organizacional
Estratégia
Gestão do Conhecimento
Inovação
Inteligência Econômica
Inteligência Organizacional.
description A mudança ainda incipiente do modelo gerencial, que concentra conhecimento nos níveis mais elevados da Administração Pública Federal e favorece a corrupção e favoritismo, para os modelos participativos baseados em redes, que transfere e cria "conhecimento" sem limites, está acontecendo sem a integração dos três alicerces da inteligência: a estratégia, a previsão e a ação. Na área de inteligência governamental federal, as dificuldades de vencer os conflitos entre contrainteligência e democracia, entre militares e civis, e entre políticos e oficias de inteligência geram um viés individual na dimensão pscicológico-cognitiva (fase de coleta e análise de informações) e um viés institucional na dimensão político-organizacional (fase de tomada de decisão). Iniciativas do governo, como a Lei de acesso à informação e o portal colaborativo http://participatorio.juventude.gov.br, se não guiadas por práticas de Gestão do Conhecimento-GC e Inteligência Organizacional-IO, vão contribuir para aumentar a atual avalanche de informações da web 2.0 (a era das redes sociais). Ademais, qualquer “iniciativa de pré-plebiscito” deve basear não somente uma futura reforma política (quem legisla), mas também as reformas administrativa (quem aplica) e judiciária (quem julga) a fim de alcançarmos o crescimento sustentável. Estamos vivendo uma fase de “empolgações tecnológicas”, o que acaba gerando a sub-estimação do capital humano, a dificuldade de criar e usar conhecimento relevante, a falta de resultados e a perda de foco. Este artigo, a partir da revisão dos conceitos e práticas de GC e IO e da criticas aos modelos de governança e do sistema de inteligência do país, apresenta um modelo de inovação e inteligência governamental, uma proposta de mudança cultural e uma estratégia de GC-IO para otimizar os processos de criação (GC) e uso de conhecimento (IO) no setor público.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79339
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79339/83410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 297-324
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936051027968