Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Vitor Matheus Oliveira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Raquel Souza dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306
Resumo: Ao analisar os microdados da PNAD-C (2012-2022), este artigo investiga as oportunidades educacionais e de acesso ao trabalho entre os jovens. A taxa líquida de matrícula no ensino médio avançou entre os jovens com 15 a 17 anos, mas um modelo de transições indica que as desigualdades raciais no acesso ao ensino médio aumentaram entre 2017 e 2022, enquanto a escolaridade da mãe condiciona a formação básica na idade adequada. Ademais, o papel do jovem-estudante se consolidou entre os adolescentes com 15 a 17 anos, mas, para o grupo com 18 a 24 anos, a exclusão dos estudos e do trabalho prevalece entre os jovens negros e do sexo feminino. Por fim, a residência com crianças é decisiva para o acesso a oportunidades entre as mulheres pobres.
id USP-41_fc45a11b3da14b0cf2a7e1fde1079f11
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/215306
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)Youth, education, and work in Brazil (2012-2022)YouthEducationWorkInequalitiesJuventudeEducaçãoTrabalhoDesigualdadesAo analisar os microdados da PNAD-C (2012-2022), este artigo investiga as oportunidades educacionais e de acesso ao trabalho entre os jovens. A taxa líquida de matrícula no ensino médio avançou entre os jovens com 15 a 17 anos, mas um modelo de transições indica que as desigualdades raciais no acesso ao ensino médio aumentaram entre 2017 e 2022, enquanto a escolaridade da mãe condiciona a formação básica na idade adequada. Ademais, o papel do jovem-estudante se consolidou entre os adolescentes com 15 a 17 anos, mas, para o grupo com 18 a 24 anos, a exclusão dos estudos e do trabalho prevalece entre os jovens negros e do sexo feminino. Por fim, a residência com crianças é decisiva para o acesso a oportunidades entre as mulheres pobres.By analyzing PNAD-C microdata (2012-2022), this article investigates educational opportunities and access to work among young people. The net enrollment rate in secondary education increased among young people aged 15 to 17 years, but a transition model indicates that racial inequalities in access to secondary education grew between 2017 and 2022, while the mother's education conditions the basic education at proper age. Furthermore, the role of the young student was consolidated among adolescents aged 15 to 17 years, but for the group aged 18 to 24 years, exclusion from studies and work prevails among young black and female students. Finally, living with children is decisive for access to opportunities among poor women.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/21530610.11606/0103-2070.ts.2023.215306Tempo Social; Vol. 35 No. 3 (2023); 137-160Tempo Social; v. 35 n. 3 (2023); 137-160Tempo Social; Vol. 35 Núm. 3 (2023); 137-1601809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306/201066https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306/201067Copyright (c) 2023 Vitor Matheus Oliveira de Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Vitor Matheus Oliveira deSantos, Raquel Souza dos2023-12-15T19:30:57Zoai:revistas.usp.br:article/215306Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-12-15T19:30:57Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
Youth, education, and work in Brazil (2012-2022)
title Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
spellingShingle Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
Menezes, Vitor Matheus Oliveira de
Youth
Education
Work
Inequalities
Juventude
Educação
Trabalho
Desigualdades
title_short Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
title_full Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
title_fullStr Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
title_full_unstemmed Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
title_sort Juventude, educação e trabalho no Brasil (2012-2022)
author Menezes, Vitor Matheus Oliveira de
author_facet Menezes, Vitor Matheus Oliveira de
Santos, Raquel Souza dos
author_role author
author2 Santos, Raquel Souza dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Vitor Matheus Oliveira de
Santos, Raquel Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Youth
Education
Work
Inequalities
Juventude
Educação
Trabalho
Desigualdades
topic Youth
Education
Work
Inequalities
Juventude
Educação
Trabalho
Desigualdades
description Ao analisar os microdados da PNAD-C (2012-2022), este artigo investiga as oportunidades educacionais e de acesso ao trabalho entre os jovens. A taxa líquida de matrícula no ensino médio avançou entre os jovens com 15 a 17 anos, mas um modelo de transições indica que as desigualdades raciais no acesso ao ensino médio aumentaram entre 2017 e 2022, enquanto a escolaridade da mãe condiciona a formação básica na idade adequada. Ademais, o papel do jovem-estudante se consolidou entre os adolescentes com 15 a 17 anos, mas, para o grupo com 18 a 24 anos, a exclusão dos estudos e do trabalho prevalece entre os jovens negros e do sexo feminino. Por fim, a residência com crianças é decisiva para o acesso a oportunidades entre as mulheres pobres.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306
10.11606/0103-2070.ts.2023.215306
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306
identifier_str_mv 10.11606/0103-2070.ts.2023.215306
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306/201066
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/215306/201067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Vitor Matheus Oliveira de Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Vitor Matheus Oliveira de Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 35 No. 3 (2023); 137-160
Tempo Social; v. 35 n. 3 (2023); 137-160
Tempo Social; Vol. 35 Núm. 3 (2023); 137-160
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221917819437056