Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104407 |
Resumo: | A deficiência visual constitui-se como fator limitante para a aquisição de funções e habilidades essenciais em todas as fases de desenvolvimento. Considerando que a adolescência se constitui como fase de vida marcada por transições, pela construção de identidade própria e conquista de autonomia e independência, para o adolescente com deficiência visual, esta etapa de vida pode ser marcada por maiores dificuldades na aquisição destas habilidades, destacando, ainda, que a família possui papel central neste contexto. Buscou-se com este estudo analisar se há diferenças entre as percepções de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores quanto às vivências e experiências de autonomia e independência desses indivíduos. Para tanto, foi necessário identificar a compreensão dos participantes quanto aos termos autonomia e independência. A fim de atingirem-se os objetivos, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória-descritiva. Obteve-se dissonâncias entre os entendimentos dos termos, porém, após a explicação dos conceitos adotados para este estudo, todos os participantes descreveram os adolescentes como autônomos e independentes e não existiram discrepâncias quanto às percepções das vivências dos mesmos. Contudo, considera-se necessário a realização de mais pesquisas nesta área, visto a relevância da conceituação dos termos autonomia e independência para a Terapia Ocupacional e a escassez de publicações encontrada. |
id |
USP-43_2484e13382f9191bc580b7971b9d7376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/104407 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadoresTerapia OcupacionalPessoa com deficiência visualAdolescentesAutonomia Pessoal.A deficiência visual constitui-se como fator limitante para a aquisição de funções e habilidades essenciais em todas as fases de desenvolvimento. Considerando que a adolescência se constitui como fase de vida marcada por transições, pela construção de identidade própria e conquista de autonomia e independência, para o adolescente com deficiência visual, esta etapa de vida pode ser marcada por maiores dificuldades na aquisição destas habilidades, destacando, ainda, que a família possui papel central neste contexto. Buscou-se com este estudo analisar se há diferenças entre as percepções de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores quanto às vivências e experiências de autonomia e independência desses indivíduos. Para tanto, foi necessário identificar a compreensão dos participantes quanto aos termos autonomia e independência. A fim de atingirem-se os objetivos, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória-descritiva. Obteve-se dissonâncias entre os entendimentos dos termos, porém, após a explicação dos conceitos adotados para este estudo, todos os participantes descreveram os adolescentes como autônomos e independentes e não existiram discrepâncias quanto às percepções das vivências dos mesmos. Contudo, considera-se necessário a realização de mais pesquisas nesta área, visto a relevância da conceituação dos termos autonomia e independência para a Terapia Ocupacional e a escassez de publicações encontrada.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/10440710.11606/issn.2238-6149.v27i1p21-28Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 21-28Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 21-28Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 21-282238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104407/114556Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa doBurnagui, Jhenifer GeisaRosa, Mariana Peres da2016-07-08T15:42:26Zoai:revistas.usp.br:article/104407Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-07-08T15:42:26Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
title |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
spellingShingle |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores Nascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa do Terapia Ocupacional Pessoa com deficiência visual Adolescentes Autonomia Pessoal. |
title_short |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
title_full |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
title_fullStr |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
title_full_unstemmed |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
title_sort |
Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores |
author |
Nascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa do |
author_facet |
Nascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa do Burnagui, Jhenifer Geisa Rosa, Mariana Peres da |
author_role |
author |
author2 |
Burnagui, Jhenifer Geisa Rosa, Mariana Peres da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Gabriela Cordeiro Corrêa do Burnagui, Jhenifer Geisa Rosa, Mariana Peres da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional Pessoa com deficiência visual Adolescentes Autonomia Pessoal. |
topic |
Terapia Ocupacional Pessoa com deficiência visual Adolescentes Autonomia Pessoal. |
description |
A deficiência visual constitui-se como fator limitante para a aquisição de funções e habilidades essenciais em todas as fases de desenvolvimento. Considerando que a adolescência se constitui como fase de vida marcada por transições, pela construção de identidade própria e conquista de autonomia e independência, para o adolescente com deficiência visual, esta etapa de vida pode ser marcada por maiores dificuldades na aquisição destas habilidades, destacando, ainda, que a família possui papel central neste contexto. Buscou-se com este estudo analisar se há diferenças entre as percepções de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores quanto às vivências e experiências de autonomia e independência desses indivíduos. Para tanto, foi necessário identificar a compreensão dos participantes quanto aos termos autonomia e independência. A fim de atingirem-se os objetivos, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória-descritiva. Obteve-se dissonâncias entre os entendimentos dos termos, porém, após a explicação dos conceitos adotados para este estudo, todos os participantes descreveram os adolescentes como autônomos e independentes e não existiram discrepâncias quanto às percepções das vivências dos mesmos. Contudo, considera-se necessário a realização de mais pesquisas nesta área, visto a relevância da conceituação dos termos autonomia e independência para a Terapia Ocupacional e a escassez de publicações encontrada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104407 10.11606/issn.2238-6149.v27i1p21-28 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104407 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v27i1p21-28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104407/114556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 Núm. 1 (2016); 21-28 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 27 No. 1 (2016); 21-28 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 27 n. 1 (2016); 21-28 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042670662156288 |