Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performance
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/184660 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relacionar teorias filosóficas sobre os “enunciados performativos” às obras Leap into the void, de Yves Klein, e Action Pants: Genital Panic, de VALIE EXPORT, para analisar formas distintas com que são acionados os acontecimentos na performance. De acordo com as teorias sobre enunciados performativos de John Austin e Jacques Derrida, é possível estabelecer o poder que tem o artista para definir o real por meio de seus discursos visuais e ialéticos, quando a ação se estrutura a partir de uma documentação previamente criada, tida como real e legítima pela instituição de arte. Tal como fica claro nas obras de Klein e EXPORT a partir do trânsito difuso de uma performance simulada e de uma performance realizada em um “agora”. |
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Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performanceThe Performative Acts and the Construction of Events in PerformanceLos actos performativos y la construcción de los acontecimientos en la performanceActionEventPerformative UtterancesPerformanceSimulationAcciónAcontecimientoEnunciados performativosPerformanceSimulaciónAçãoAcontecimentoEnunciados performativosPerformanceSimulaçãoO objetivo deste artigo é relacionar teorias filosóficas sobre os “enunciados performativos” às obras Leap into the void, de Yves Klein, e Action Pants: Genital Panic, de VALIE EXPORT, para analisar formas distintas com que são acionados os acontecimentos na performance. De acordo com as teorias sobre enunciados performativos de John Austin e Jacques Derrida, é possível estabelecer o poder que tem o artista para definir o real por meio de seus discursos visuais e ialéticos, quando a ação se estrutura a partir de uma documentação previamente criada, tida como real e legítima pela instituição de arte. Tal como fica claro nas obras de Klein e EXPORT a partir do trânsito difuso de uma performance simulada e de uma performance realizada em um “agora”.El objetivo de este artículo es vincular teorías filosóficas sobre “los enunciados performativos” a las obras de arte Leap into the Void de Yves Klein y Action Pants: Genital Panic de VALIE EXPORT, para analizar formas divergentes en que son accionados los acontecimientos en la performance. De acuerdo con las teorías sobre los enunciados performativos propuestas por John Austin y Jacques Derrida, es posible establecer el poder que tiene el artista para definir lo real por medio de sus discursos visuales y dialécticos, cuando la acción se estructura a partir de una documentación previamente construida, que consigue ser real y legítima ante la institución del arte. Tal y como se evidencia en las obras de Klein y EXPORT a través del difuso tránsito de una performance simulada y una performance realizada en un “agora”.The objective of this article is to study philosophical theories about “performative statements” and the artworks Leap into the void by Yves Klein and Action Pants: Genital Panic by VALIE EXPORT, analyzing distinct forms by which the events are triggered in the performance. According to the theories about performative utterances proposed by John Austin and Jacques Derrida, the artist has the power to define the real through his visual and dialectical discourses, in which the action is structured from a previously constructed documentation, understood as real and legitimate by the institution of art. Just like it is evidenced in the artworks of Klein and EXPORT through the diffuse transit of a simulated performance and a performance held in an "agora".Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18466010.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184660ARS (São Paulo); v. 19 n. 42 (2021): Histórias da arte sem lugar; 1087-1119ARS; Vol. 19 Núm. 42 (2021): Historias del arte sin lugar; 1087-1119ARS; Vol. 19 No. 42 (2021): Homeless Art Histories; 1087-11192178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/184660/176649Copyright (c) 2021 Andrés Felipe Restrepo Suárezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRestrepo Suárez, Andrés FelipeSuárez, Andrés Felipe Restrepo 2023-08-17T13:44:42Zoai:revistas.usp.br:article/184660Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-08-17T13:44:42ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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