Parangolé-Botticelli: pensamento da montagem e razão prática da história da arte. Forma transicional e geometria do carnaval
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138471 |
Resumo: | O autor estende a noção de objeto teórico de Louis Marin a fim de promover a interposição de elementos anacrônicos entre si, a saber, a obra de Sandro Botticelli e os Parangolés criados por Hélio Oiticica. Tal associação permite ao autor traçar certas similitudes, hipótese que denomina Parangolé-Botticelli e que pretende, antes de tudo, tecer uma reflexão sobre a arqueologia das ilusões modernas. Sendo assim, se de um lado as imagens de Botticelli comunicam uma Antiguidade para além da própria Antiguidade, os Parangolés de Oiticica falam de uma arte para além da modernidade neoconcreta com a qual o artista fora envolvido. |
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Parangolé-Botticelli: pensamento da montagem e razão prática da história da arte. Forma transicional e geometria do carnavalParangolé-Botticelli: installation thinking and practical reason of the art history. Transitional form and carnival geometryHélio OiticicaParangolésAby Warburgforma transicionalHélio OiticicaParangolésAby Warburgtransitional formO autor estende a noção de objeto teórico de Louis Marin a fim de promover a interposição de elementos anacrônicos entre si, a saber, a obra de Sandro Botticelli e os Parangolés criados por Hélio Oiticica. Tal associação permite ao autor traçar certas similitudes, hipótese que denomina Parangolé-Botticelli e que pretende, antes de tudo, tecer uma reflexão sobre a arqueologia das ilusões modernas. Sendo assim, se de um lado as imagens de Botticelli comunicam uma Antiguidade para além da própria Antiguidade, os Parangolés de Oiticica falam de uma arte para além da modernidade neoconcreta com a qual o artista fora envolvido.The author extends the notion of theoretical object by Louis Marin to promote the interposition of anachronic elements among themselves, namely the work by Sandro Botticelli and the Parangolés created by Hélio Oiticica. Such association allows the author to establish certain similarities, a hypothesis called Parangolé-Botticelli and that intends, above all, to reflect upon the archeology of modern illusions. Thus, if the images by Botticelli communicate an Antiquity beyond Antiquity itself, the Parangolés by Oiticica talk about an art beyond the neoconcrete modernity with which the artist was involvedUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/13847110.11606/issn.2178-0447.ars.2017.138471ARS (São Paulo); v. 15 n. 30 (2017); 233-254ARS; Vol. 15 Núm. 30 (2017); 233-254ARS; Vol. 15 No. 30 (2017); 233-2542178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138471/135031Copyright (c) 2017 Luis Pérez-Oramasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPérez-Oramas, Luis2017-10-30T09:54:16Zoai:revistas.usp.br:article/138471Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2017-10-30T09:54:16ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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