Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pugliese, Vera
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972
Resumo: Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.
id USP-45_e38c23946447c5a045fd5c5066629559
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/125972
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.Between two Barges: comments about the regime of visuality and the discourses on the history of art.Robert RauschenbergThéodore Géricaultflatbedmesa de montagemGeorges Didi-HubermanEste texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.From the contrast between Robert Rauschenberg’s Barge and Théodore Géricault’s Le Radeau de la Méduse, this article discusses the context in which they were introduced, the development of their critical reception and their mixing with different historiographical meanings, taking into account the need for setting up critical returns and conceptual dislocations. By evoking authors that propose interpretative models approaching contemporary art, this article contributes to the hypothesis that argues for a homology between different forms of discourse, being the plastic and the theoretical ones under the logic of montage table. This article received a grant from CNPq.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12597210.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 25-54ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 25-54ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 25-542178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/136723https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/139257Copyright (c) 2017 Vera Puglieseinfo:eu-repo/semantics/openAccessPugliese, Vera2018-04-05T16:23:20Zoai:revistas.usp.br:article/125972Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-04-05T16:23:20ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
Between two Barges: comments about the regime of visuality and the discourses on the history of art.
title Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
spellingShingle Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
Pugliese, Vera
Robert Rauschenberg
Théodore Géricault
flatbed
mesa de montagem
Georges Didi-Huberman
title_short Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
title_full Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
title_fullStr Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
title_full_unstemmed Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
title_sort Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
author Pugliese, Vera
author_facet Pugliese, Vera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pugliese, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Robert Rauschenberg
Théodore Géricault
flatbed
mesa de montagem
Georges Didi-Huberman
topic Robert Rauschenberg
Théodore Géricault
flatbed
mesa de montagem
Georges Didi-Huberman
description Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/136723
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/139257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Vera Pugliese
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Vera Pugliese
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 25-54
ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 25-54
ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 25-54
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292630593536