As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/194969 |
Resumo: | Na peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, personagens se reúnem em uma mesma casa de província, mas experimentam cada um a seu modo temporalidades distintas. Temporalidades relacionadas ao tédio, à memória, à melancolia, aos desejos, à recusa e aos sonhos se encontram e se chocam por meio de diálogos disfuncionais que parecem mais isolar que aproximar. Neste artigo, demonstro como a progressão dramática desta peça se baseia num tipo de ironia estrutural, que desestabiliza a forma do drama tradicional e revela a complexidade da experiência temporal da província russa em uma época de crise. |
id |
USP-59_159a377e23d15d5548814c2c4db4ea38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/194969 |
network_acronym_str |
USP-59 |
network_name_str |
RUS (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramáticaChekhov's Three Sisters: time conflict and dramatic ironyAnton ChekhovThree sistersTimeTemporalityDramatic ironyAnton TchékhovAs três irmãsTempoTemporalidadeIronia dramáticaNa peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, personagens se reúnem em uma mesma casa de província, mas experimentam cada um a seu modo temporalidades distintas. Temporalidades relacionadas ao tédio, à memória, à melancolia, aos desejos, à recusa e aos sonhos se encontram e se chocam por meio de diálogos disfuncionais que parecem mais isolar que aproximar. Neste artigo, demonstro como a progressão dramática desta peça se baseia num tipo de ironia estrutural, que desestabiliza a forma do drama tradicional e revela a complexidade da experiência temporal da província russa em uma época de crise.In Anton Chekhov's play Three Sisters, the characters gather in the same provincial house, but each experience expresses in its way different temporalities. Temporalities related to boredom, memory, melancholy, desire, refusal, and dream meet and clash through dysfunctional dialogues that seem to isolate rather than bring together. In this paper, I show how the dramatic progression of this play is based on a kind of structural irony, which destabilizes the form of traditional drama and reveals the complexity of the temporal experience of the Russian provinces in a period of crisis.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2022-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/19496910.11606/issn.2317-4765.rus.2022.194969RUS (São Paulo); v. 13 n. 21 (2022): Teatro russo.RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 21 (2022): Teatro russo.РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 21 (2022): Teatro russo.2317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/194969/181362Copyright (c) 2022 Rodrigo Alves do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rodrigo Alves do2022-05-08T14:25:02Zoai:revistas.usp.br:article/194969Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2022-05-08T14:25:02RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática Chekhov's Three Sisters: time conflict and dramatic irony |
title |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática |
spellingShingle |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática Nascimento, Rodrigo Alves do Anton Chekhov Three sisters Time Temporality Dramatic irony Anton Tchékhov As três irmãs Tempo Temporalidade Ironia dramática |
title_short |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática |
title_full |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática |
title_fullStr |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática |
title_full_unstemmed |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática |
title_sort |
As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática |
author |
Nascimento, Rodrigo Alves do |
author_facet |
Nascimento, Rodrigo Alves do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Rodrigo Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anton Chekhov Three sisters Time Temporality Dramatic irony Anton Tchékhov As três irmãs Tempo Temporalidade Ironia dramática |
topic |
Anton Chekhov Three sisters Time Temporality Dramatic irony Anton Tchékhov As três irmãs Tempo Temporalidade Ironia dramática |
description |
Na peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, personagens se reúnem em uma mesma casa de província, mas experimentam cada um a seu modo temporalidades distintas. Temporalidades relacionadas ao tédio, à memória, à melancolia, aos desejos, à recusa e aos sonhos se encontram e se chocam por meio de diálogos disfuncionais que parecem mais isolar que aproximar. Neste artigo, demonstro como a progressão dramática desta peça se baseia num tipo de ironia estrutural, que desestabiliza a forma do drama tradicional e revela a complexidade da experiência temporal da província russa em uma época de crise. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/194969 10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.194969 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/194969 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.194969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/194969/181362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rodrigo Alves do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rodrigo Alves do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUS (São Paulo); v. 13 n. 21 (2022): Teatro russo. RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 21 (2022): Teatro russo. РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 21 (2022): Teatro russo. 2317-4765 reponame:RUS (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
RUS (São Paulo) |
collection |
RUS (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com|| |
_version_ |
1809280377802457088 |