Entre crises e dilemas persistentes: uma análise dos programas de permanência estudantil nas universidades federais brasileiras
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/192974 |
Resumo: | Nos últimos anos, o ensino superior brasileiro tem enfrentado inúmeros problemas referentes aos processos de turbulência econômica, ciclos de recessão e redução de custos para a manutenção das instituições, horizonte agravado pelos efeitos da pandemia da COVID-19. Este cenário reacendeu a discussão sobre a importância da ampliação e os impasses para a manutenção dos programas de permanência estudantil universitária. Este trabalho se propõe a analisar, a partir de revisão da literatura e a discussão de dados secundários, a construção das políticas públicas de assistência e permanência estudantil no país a partir da implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), debatendo seus efeitos nas trajetórias discentes e abordando os problemas atualmente enfrentados visando a permanência, a conclusão dos cursos e a equidade no interior do sistema. |
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Entre crises e dilemas persistentes: uma análise dos programas de permanência estudantil nas universidades federais brasileirasBetween persistent crises and dilemmas: an analysis of student permanence programs in Brazilian federal universitiesEnsino superiorPermanência estudantilPolíticas públicasDesigualdade socialEvasão estudantilHigher EducationStudent PermanencePublic PoliciesSocial InequalitiesDrop-outNos últimos anos, o ensino superior brasileiro tem enfrentado inúmeros problemas referentes aos processos de turbulência econômica, ciclos de recessão e redução de custos para a manutenção das instituições, horizonte agravado pelos efeitos da pandemia da COVID-19. Este cenário reacendeu a discussão sobre a importância da ampliação e os impasses para a manutenção dos programas de permanência estudantil universitária. Este trabalho se propõe a analisar, a partir de revisão da literatura e a discussão de dados secundários, a construção das políticas públicas de assistência e permanência estudantil no país a partir da implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), debatendo seus efeitos nas trajetórias discentes e abordando os problemas atualmente enfrentados visando a permanência, a conclusão dos cursos e a equidade no interior do sistema.In recent years, Brazilian higher education has faced numerous problems related to the processes of economic turbulence, recession cycles and cost reduction for the maintenance of institutions, a horizon aggravated by the eff ects of the COVID-19 pandemic. This scenario rekindled the discussion about the importance of expansion and impasses for the maintenance of university student permanence programs. This paper aims to analyze, from a literature review and analysis of secondary data, the construction of public policies of assistance and student permanence in the country, by discussing its effects on student trajectories and addressing the problems currently faced aiming at permanence, completion of courses and equity within the system.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/19297410.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.192974Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 60-79Plural; Vol. 29 Núm. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 60-79Plural; Vol. 29 No. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 60-792176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/192974/183623https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/192974/187865Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Borges, Eduardo Henrique NarcisoGouvea, Adriane PereiraBarbosa, Maria Ligia de Oliveira2022-12-27T15:12:52Zoai:revistas.usp.br:article/192974Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-12-27T15:12:52Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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