Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovai, Mauro Luiz
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072
Resumo: O texto objetiva discutir algumas características da filmografia de Leni Riefenstahl. Tomando como ponto de partida os trechos de abertura de cada uma das partes do filme Olympia -originalmente dividido em duas partes. Mais especificamente, o texto focará a predileção de Riefenstahl por certa concepção de "harmonia natural" cm intima associação com a ideia de "passado clássico", que, na sua visão, é a tradução ideal para caracterizar a "beleza". Como este texto pretende mostrar, tal ideário pode ser visto na maneira pela qual ela cuidadosamente filma, seleciona e monta os planos das ruínas gregas, dos movimentos ritmados dos corpos dos atletas e das imagens de pássaros, rio e floresta.
id USP-61_41f44d77fcf02f6c59e18aee4b6e584e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68072
network_acronym_str USP-61
network_name_str Plural (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Um ensaio sobre Olympia de Leni RiefenstahlfilmenazismojuventudebelezatempomovimentocorpoO texto objetiva discutir algumas características da filmografia de Leni Riefenstahl. Tomando como ponto de partida os trechos de abertura de cada uma das partes do filme Olympia -originalmente dividido em duas partes. Mais especificamente, o texto focará a predileção de Riefenstahl por certa concepção de "harmonia natural" cm intima associação com a ideia de "passado clássico", que, na sua visão, é a tradução ideal para caracterizar a "beleza". Como este texto pretende mostrar, tal ideário pode ser visto na maneira pela qual ela cuidadosamente filma, seleciona e monta os planos das ruínas gregas, dos movimentos ritmados dos corpos dos atletas e das imagens de pássaros, rio e floresta.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2003-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/6807210.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68072Plural; v. 10 (2003); 131-154Plural; Vol. 10 (2003); 131-154Plural; Vol. 10 (2003); 131-1542176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072/70641Rovai, Mauro Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:59:47Zoai:revistas.usp.br:article/68072Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:59:47Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
title Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
spellingShingle Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
Rovai, Mauro Luiz
filme
nazismo
juventude
beleza
tempo
movimento
corpo
title_short Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
title_full Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
title_fullStr Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
title_full_unstemmed Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
title_sort Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
author Rovai, Mauro Luiz
author_facet Rovai, Mauro Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rovai, Mauro Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv filme
nazismo
juventude
beleza
tempo
movimento
corpo
topic filme
nazismo
juventude
beleza
tempo
movimento
corpo
description O texto objetiva discutir algumas características da filmografia de Leni Riefenstahl. Tomando como ponto de partida os trechos de abertura de cada uma das partes do filme Olympia -originalmente dividido em duas partes. Mais especificamente, o texto focará a predileção de Riefenstahl por certa concepção de "harmonia natural" cm intima associação com a ideia de "passado clássico", que, na sua visão, é a tradução ideal para caracterizar a "beleza". Como este texto pretende mostrar, tal ideário pode ser visto na maneira pela qual ela cuidadosamente filma, seleciona e monta os planos das ruínas gregas, dos movimentos ritmados dos corpos dos atletas e das imagens de pássaros, rio e floresta.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Originais"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68072
url https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072/70641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Plural; v. 10 (2003); 131-154
Plural; Vol. 10 (2003); 131-154
Plural; Vol. 10 (2003); 131-154
2176-8099
0104-6721
reponame:Plural (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Plural (São Paulo. Online)
collection Plural (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv plural@usp.br||
_version_ 1797221633031667712