Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda Peçanha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caracol (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173
Resumo: Problematizamos neste artigo dois conjuntos de discursividades: os sistemas de enunciabilidade tanto da possibilidade quanto da (in)viabilidade do ensino-aprendizado de espanhol. Nosso corpus está constituído pela textualidade da Lei nº 11.161/2005,  Resolução nº 2.742/2015, Lei nº 13.415/2017 e por dizeres de professores de espanhol. Sob o paradigma discursivo-psicanalítico, a partir do viés interpretativista, acionamos a vertente francesa da Análise do Discurso com atravessamento da psicanálise e em diálogo com as Ciências Sociais (Pêcheux, 2008; Foucault, 2003, 2013). Desse modo, depreendemos os efeitos de sentido das discursividades das leis e as representações dos dizeres dos sujeitos-professores acerca desses dispositivos. Concluímos que a enunciabilidade da possibilidade ressignificou os conflitos decorrentes do processo de textualização da Lei do Espanhol. E que os dizeres da (in)viabilidade agravam assimetrias, reproduzem e legitimam desigualdades sociais, reduzindo as perspectivas de uma educação linguística plural nas escolas brasileiras.
id USP-62_80c3079365a2d8346c0b3a59ae721a31
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/158173
network_acronym_str USP-62
network_name_str Caracol (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metadePossibilities and (in)viabilities of Spanish teaching in primary education: the partial lawsLíngua espanholaPolíticas linguísticasAcontecimento discursivoLei 13.415/2017Análise do discursoSpanish languageLinguistic policyDiscursive happeningLaw 13.415/2017Discourse analysisProblematizamos neste artigo dois conjuntos de discursividades: os sistemas de enunciabilidade tanto da possibilidade quanto da (in)viabilidade do ensino-aprendizado de espanhol. Nosso corpus está constituído pela textualidade da Lei nº 11.161/2005,  Resolução nº 2.742/2015, Lei nº 13.415/2017 e por dizeres de professores de espanhol. Sob o paradigma discursivo-psicanalítico, a partir do viés interpretativista, acionamos a vertente francesa da Análise do Discurso com atravessamento da psicanálise e em diálogo com as Ciências Sociais (Pêcheux, 2008; Foucault, 2003, 2013). Desse modo, depreendemos os efeitos de sentido das discursividades das leis e as representações dos dizeres dos sujeitos-professores acerca desses dispositivos. Concluímos que a enunciabilidade da possibilidade ressignificou os conflitos decorrentes do processo de textualização da Lei do Espanhol. E que os dizeres da (in)viabilidade agravam assimetrias, reproduzem e legitimam desigualdades sociais, reduzindo as perspectivas de uma educação linguística plural nas escolas brasileiras.In this article, we discuss two sets of discourses: the system of enunciability of the possibility and the system of enunciability of the (in)viability of Spanish teaching and learning. Our corpus is established by the textuality of Law 11.161/2005, Resolution 2.742/2015, Law 13.415/2017, and reports of Spanish teachers. Based on the discursive-psychoanalytic paradigm, from an interpretative perspective, we count on the theoretical contribution of French Discourse Analysis with the intersection of psychoanalysis and in connection with Social Sciences (Pêcheux, 2008; Foucault, 2003, 2013). Therefore, we examine the meaning effects of the laws and the representations in teachers’ reports about these devices. Our analysis allowed us to conclude that the enunciability of possibility re-signified the conflicts arising from the textualization process of the Spanish Law. Also, the words of (in)viability worsen asymmetries, reproduce and legitimize social inequalities, thus reducing the perspectives of pluralistic language education in Brazilian schools.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/15817310.11606/issn.2317-9651.v0i19p676-703Caracol; Núm. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 676-703Caracol; n. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 676-7032317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173/161485https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173/184813Copyright (c) 2020 Fernanda Peçanha Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Fernanda Peçanha2020-07-01T21:05:54Zoai:revistas.usp.br:article/158173Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T21:05:54Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
Possibilities and (in)viabilities of Spanish teaching in primary education: the partial laws
title Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
spellingShingle Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
Carvalho, Fernanda Peçanha
Língua espanhola
Políticas linguísticas
Acontecimento discursivo
Lei 13.415/2017
Análise do discurso
Spanish language
Linguistic policy
Discursive happening
Law 13.415/2017
Discourse analysis
title_short Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
title_full Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
title_fullStr Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
title_full_unstemmed Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
title_sort Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade
author Carvalho, Fernanda Peçanha
author_facet Carvalho, Fernanda Peçanha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda Peçanha
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Políticas linguísticas
Acontecimento discursivo
Lei 13.415/2017
Análise do discurso
Spanish language
Linguistic policy
Discursive happening
Law 13.415/2017
Discourse analysis
topic Língua espanhola
Políticas linguísticas
Acontecimento discursivo
Lei 13.415/2017
Análise do discurso
Spanish language
Linguistic policy
Discursive happening
Law 13.415/2017
Discourse analysis
description Problematizamos neste artigo dois conjuntos de discursividades: os sistemas de enunciabilidade tanto da possibilidade quanto da (in)viabilidade do ensino-aprendizado de espanhol. Nosso corpus está constituído pela textualidade da Lei nº 11.161/2005,  Resolução nº 2.742/2015, Lei nº 13.415/2017 e por dizeres de professores de espanhol. Sob o paradigma discursivo-psicanalítico, a partir do viés interpretativista, acionamos a vertente francesa da Análise do Discurso com atravessamento da psicanálise e em diálogo com as Ciências Sociais (Pêcheux, 2008; Foucault, 2003, 2013). Desse modo, depreendemos os efeitos de sentido das discursividades das leis e as representações dos dizeres dos sujeitos-professores acerca desses dispositivos. Concluímos que a enunciabilidade da possibilidade ressignificou os conflitos decorrentes do processo de textualização da Lei do Espanhol. E que os dizeres da (in)viabilidade agravam assimetrias, reproduzem e legitimam desigualdades sociais, reduzindo as perspectivas de uma educação linguística plural nas escolas brasileiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173
10.11606/issn.2317-9651.v0i19p676-703
url https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-9651.v0i19p676-703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173/161485
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173/184813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Peçanha Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Peçanha Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Caracol; Núm. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 676-703
Caracol; n. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 676-703
2317-9651
2178-1702
reponame:Caracol (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Caracol (São Paulo. Online)
collection Caracol (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.caracol@usp.br||
_version_ 1797231606267641856