Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria Alice de Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841
Resumo: Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.
id USP-63_0004447c69d1d71bb920eb009c672322
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/175841
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcasCosas móviles: potencial de movilidad y lo nuevo rol social de los objetos en la publicidad de marcaMobile stuff: mobility potential and the new role of objects in brand advertisingTrecos móveisPotencial de movimentoPublicidade das marcasCosas móvilesPotencial de movilidadPublicidad de marcaMobile stuffMobility PotentialBrand advertisingUma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.A new social condition that evidence the propensity to mobility also gives rise to the “mobile stuff” or objects that offer, facilitate, or give access to the mobility potential that individuals need to cope with life on the move. This article aims to reflect on the emergence of this new social role of objects and to discuss the way in which this phenomenon is mediatized in brand advertising. For such purpose, authors such as Jonh Urry, Daniel Miller, and Arjun Appadurai are put in dialogue to analyze some examples of campaigns that relate to the discourse of mobility with different categories of objects.Una nueva condición social que pone en evidencia la propensión a ser móvil también da lugar a las “cosas móviles” que ofrecen, facilitan o dan acceso al potencial de movilidad que las personas necesitan para vivir la vida en movimiento. El propósito de este artículo es reflexionar sobre el surgimiento de este nuevo rol social de los objetos, así como discutir la forma en que este fenómeno se mediatiza en la publicidad de marca. Para esto, ponemos en diálogo autores como Jonh Urry, Daniel Miller y Arjun Appadurai, además de presentar algunos ejemplos de campañas que relacionan el discurso de la movilidad con distintas categorías de objetos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17584110.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 72-811984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/173769https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/180591Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Maria Alice de Faria2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/175841Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
Cosas móviles: potencial de movilidad y lo nuevo rol social de los objetos en la publicidad de marca
Mobile stuff: mobility potential and the new role of objects in brand advertising
title Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
spellingShingle Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
Nogueira, Maria Alice de Faria
Trecos móveis
Potencial de movimento
Publicidade das marcas
Cosas móviles
Potencial de movilidad
Publicidad de marca
Mobile stuff
Mobility Potential
Brand advertising
title_short Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
title_full Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
title_fullStr Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
title_full_unstemmed Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
title_sort Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
author Nogueira, Maria Alice de Faria
author_facet Nogueira, Maria Alice de Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Maria Alice de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Trecos móveis
Potencial de movimento
Publicidade das marcas
Cosas móviles
Potencial de movilidad
Publicidad de marca
Mobile stuff
Mobility Potential
Brand advertising
topic Trecos móveis
Potencial de movimento
Publicidade das marcas
Cosas móviles
Potencial de movilidad
Publicidad de marca
Mobile stuff
Mobility Potential
Brand advertising
description Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/173769
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/180591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 72-81
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856429117440