Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841 |
Resumo: | Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos. |
id |
USP-63_0004447c69d1d71bb920eb009c672322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/175841 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcasCosas móviles: potencial de movilidad y lo nuevo rol social de los objetos en la publicidad de marcaMobile stuff: mobility potential and the new role of objects in brand advertisingTrecos móveisPotencial de movimentoPublicidade das marcasCosas móvilesPotencial de movilidadPublicidad de marcaMobile stuffMobility PotentialBrand advertisingUma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.A new social condition that evidence the propensity to mobility also gives rise to the “mobile stuff” or objects that offer, facilitate, or give access to the mobility potential that individuals need to cope with life on the move. This article aims to reflect on the emergence of this new social role of objects and to discuss the way in which this phenomenon is mediatized in brand advertising. For such purpose, authors such as Jonh Urry, Daniel Miller, and Arjun Appadurai are put in dialogue to analyze some examples of campaigns that relate to the discourse of mobility with different categories of objects.Una nueva condición social que pone en evidencia la propensión a ser móvil también da lugar a las “cosas móviles” que ofrecen, facilitan o dan acceso al potencial de movilidad que las personas necesitan para vivir la vida en movimiento. El propósito de este artículo es reflexionar sobre el surgimiento de este nuevo rol social de los objetos, así como discutir la forma en que este fenómeno se mediatiza en la publicidad de marca. Para esto, ponemos en diálogo autores como Jonh Urry, Daniel Miller y Arjun Appadurai, además de presentar algunos ejemplos de campañas que relacionan el discurso de la movilidad con distintas categorías de objetos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17584110.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 72-811984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/173769https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/180591Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Maria Alice de Faria2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/175841Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas Cosas móviles: potencial de movilidad y lo nuevo rol social de los objetos en la publicidad de marca Mobile stuff: mobility potential and the new role of objects in brand advertising |
title |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas |
spellingShingle |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas Nogueira, Maria Alice de Faria Trecos móveis Potencial de movimento Publicidade das marcas Cosas móviles Potencial de movilidad Publicidad de marca Mobile stuff Mobility Potential Brand advertising |
title_short |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas |
title_full |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas |
title_fullStr |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas |
title_full_unstemmed |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas |
title_sort |
Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas |
author |
Nogueira, Maria Alice de Faria |
author_facet |
Nogueira, Maria Alice de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Maria Alice de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trecos móveis Potencial de movimento Publicidade das marcas Cosas móviles Potencial de movilidad Publicidad de marca Mobile stuff Mobility Potential Brand advertising |
topic |
Trecos móveis Potencial de movimento Publicidade das marcas Cosas móviles Potencial de movilidad Publicidad de marca Mobile stuff Mobility Potential Brand advertising |
description |
Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/173769 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841/180591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 72-81 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856429117440 |